Mais um capítulo da crise de imagem da Toyota. Um tradicional teste feito pela conceituada revista Consumer Reports, nos EUA, apontou um risco preocupante de capotamento do modelo GX 460, da Lexus.
Não arrisque escolhas equivocadas ao comprar seu próximo carro! Nossa Consultoria Automotiva irá garantir que você adquira o veículo perfeito para suas necessidades e desejos, proporcionando segurança, conforto e satisfação. Não espere mais para fazer a escolha certa, Clique aqui agora mesmo!
O utilitário esportivo participou da última avaliação da publicação e preocupou seus analistas. Segundo eles, numa manobra de desvio rápido, o SUV corre sério risco de perder a traseira mesmo com a presença de um sistema de controle de estabilidade.
No teste executado pela revista, o ESP devolveu o veículo para sua trajetória normal, mas com grande atraso. Nas mãos de motoristas menos experientes isso talvez não ocorresse.
A Toyota, de imediato, decidiu suspender as vendas do modelo até obter uma resposta da sua área técnica. O GX 460 não é dos mais populares produtos da Lexus nos EUA – até hoje apenas 5 mil unidades foram vendidas.
Que bicho feio…
Fico curioso em saber sobre testes deste tipo para a SW4 comercializada aqui… Não deve ficar muito longe destes da Lexus…
Idem para a Hilux e cia que podem andar a mais de 180km/h (e andam mesmo!)!
@rr09
rr09, veja – a Hilux na Europa foi reprovada no teste do alce, tradicionalmente feito por uma revista especializada há cinquenta anos. A mesma que reprovou o MB classe A, que veio a ter a produção suspensa e teve o ESP incorporado de série. Na Europa a Hilux teve redução no diâmetro do conjunto rodante, o que não aconteceu aqui. A Sw4 está em situação pior, e em praticamente toda a Europa não é comercializada, adivinhe porquê. Esses modelos Toy, Hilux e Sw4, são de concepção antiga, não aceitam receber ESP ou mesmo EBD, e possuem antiquados freios traseiros à tambor, inadequados principalmente na caso da Sw4, que mais pesada, acarreta empenamento dos discos dianteiros, devido ao uso do ABS.
Ea Vw que tem a cara dura de vender aqui um Fox criminoso, enquanto manda para a Europa um modelo seguro, e vende lá lucrando menos?
Uma vergonha total recebermos aqui esse refugo, não só da Toy mas de praticamente todas as montadoras, veículos que custam múltiplos de similares vendidos lá fora, mas que lá são mais bem equipados, mais modernos e seguros. Pensar que não temos um programa sério de segurança no trânsito é desanimador, pois a população não toma conhecimento desses engôdos que são empurrados para o mercado.
Procure no google por "teste do alce hilux".
http://www.youtube.com/watch?v=0KBIBCK-veA
http://www.youtube.com/watch?v=OI41ePfgx2c&fe…
Cuidado com os testes que essa revista especializada faz há cinquenta anos, porque ela já mentiu e manipulou resultados em um passado recente:
http://www.youtube.com/watch?v=F6_1o_FxsNs – 1/6
http://www.youtube.com/watch?v=R0Xq4kH8gNM – 2/6
http://www.youtube.com/watch?v=ui9oAeXniqg – 3/6
http://www.youtube.com/watch?v=wFGKSv_kSCE – 4/6
http://www.youtube.com/watch?v=0lahZdF4xlg – 5/6
http://www.youtube.com/watch?v=28naW1ANrTM – 6/6
@mtbf
Meu caro, você está mal informado. Os vídeos do caso Samurai são sobre a "Consumers Union", que sequer é uma revista especializada – se trata de uma entidade, a principio sem fins lucrativos – e americana.
Os testes do alce que reprovaram o Classe A e a Hilux foram feitos pela conceituada publicação sueca Teknikens Värld, em 30/10/2007, e receberam atenção mundial, não só do público, mas das próprias montadoras, que interviram em suas linhas de montagens. A publicação existe desde 1948.
Se informe melhor antes de escrever bobagens.
A ação entre a Suzuki e a Consumers Union foi um dos eventos que levou à obrigatoriedade do ESP em veículos utilitários nos EUA – por isso lá não existe HILUX ou SW4.
Sobre o Samurai, a história não é bem essa dos vídeos: "However, although Consumer Reports was eventually forced to compromise, there is little doubt that there were serious safety compromises on the Suzuki SJ. Suzuki’s own internal documents prove the company knew of the Samurai’s rollover problem, but marketed the car anyway. A Suzuki memorandum dated July 14, 1985 stated: ‘It is imperative that we develop a crisis plan that will primarily deal with the ‘roll’ factor. Because of the narrow wheel base, similar to the Jeep, the car is bound to turn over.'"
http://en.wikipedia.org/wiki/Suzuki_Jimny#Consume…
Teknikens Värld:
http://sv.wikipedia.org/wiki/Teknikens_v%C3%A4rld http://www.teknikensvarld.se/tvtv/071031-toyota-h… http://www.teknikensvarld.se/number/1997/nummer_2…
Moose test:
http://en.wikipedia.org/wiki/Moose_test
"This test has been used in Sweden for decades. In 1997 the journalist Robert Collin from the motor magazine Teknikens Värld overturned the new Mercedes-Benz A-Class in the moose test, while a Trabant — a much older, and widely mocked car from the former German Democratic Republic — managed it perfectly. The Dacia Logan appeared initially to fail the test, but a later investigation concluded that excessive testing had worn the car's tires to failure."
Consumers Union:
http://www.consumersunion.org/products/pittle402…. http://en.wikipedia.org/wiki/Consumers_Union http://www.consumersunion.org/ http://en.wikipedia.org/wiki/Consumers_Internatio…
John, estava me referindo ao teste do Lexus GX 460 feito pela Consumer Reports, revista essa que é sim publicada pela Consumers Union. Não disse que a Consumers Union em si era uma revista. De resto, apenas um equívoco com a publicação sueca, que se esclarece facilmente ao se ver os vídeos que postei em resposta à matéria do blog. Pense melhor antes de escrever bobagens.
@mtbf
Voccê usou minhas palavras, estava se referindo obviamente ao que eu disse, e não ao post. Leia acima e se informe dos fatos.
John, foi você quem não entendeu. Não estava comentando os testes do Classe A ou da Hilux e sim traçando um paralelo entre o caso do GX 460 e o do Samurai, ambos apontados como instáveis no mesmo tipo de teste pela Consumer Reports, revista publicada pela Consumers Union. Em outras palavras, uma ilustração de como esse tipo de avaliação deve ser recebida com cuidado, sobretudo em face de todas as irregularidades e manipulações de resultados que ocorreram no caso do Samurai.
Você não entendeu uma coisa tão simples e veio tentar me avisar de que "os vídeos eram da Consumers Union" – tentou me corrigir explicando o óbvio, algo que eu já sabia, pois postei exatamente com o intuito mencionado acima, e ainda por cima deixou passar o fato de que a Consumer Reports pertence à Consumers Union quando disse que "sequer é uma revista especializada e sim uma entidade sem fins lucrativos".
O único erro na minha mensagem foi ter atribuído os cinquenta anos de existência à Consumer Reports (por acaso ela é até mais antiga do que a revista sueca, existe desde 1936) e isso devido a uma mera distração de minha parte: li sua mensagem bem por alto e pensei que se referia à CR quando citou a idade. Se você tivesse entendido o que eu escrevi, teria apenas me avisado sobre esse detalhe: "olha… note que os cinquenta anos são da Teknikens Värld e não da Consumer Reports…". E se, como demonstrou, não entendeu uma mensagem tão simples como a minha (mesmo tendo assistido aos vídeos), com que moral vem me avisar para "pesquisar antes de escrever bobagens"?
Pense antes de escrever mais bobagens.
@mtbf
A Consumers Union é uma entidade americana sem fins lucrativos, não é uma revista especializada, tampouco sua publicação Consumers Report.
Não se preocupe, entendi sua explicação. Está tudo detalhado acima – com certeza será leitura interessante para quem quer saber sobre esses veículos.
John, ok, mas a Consumers Report é uma revista especializada – não exclusivamente em carros, mas sim em análises de serviços e produtos diversos (inclusive veículos), guias gerais de compras e coisas do tipo.
A Consumers Union, por sua vez, mantém os laboratórios e equipes de pesquisa que fornecem todo esse material para a revista. Há muito dinheiro circulando ali; assinaturas, doações etc. Apesar disso, o que a organização declara oficialmente é que não possui fins lucrativos.
Veja que aqueles antigos testes do Samurai foram claramente manipulados e tendenciosos: o veículo foi submetido a uma manobra mais agressiva e em traçado mais fechado do que os demais analisados. Situação irregular e altamente criticável, pois os testes deveriam ter sido rigorosamente os mesmos para todos e em igual número de vezes, o que também não ocorreu. Se o Samurai tinha de fato um problema de estabilidade, essa é uma outra parte da história. O importante é que mesmo hoje não se deve confiar cegamente nesse tipo de matéria e que a referida instabilidade do GX 460 talvez não seja exatamente o que se fez parecer na revista. Eis aí a leitura correta da minha mensagem original.
Curioso ver a CR divulgar esses resultados bem no meio da crise por que passa a Toyota. Talvez tenha sido só coincidência… ou estaria a CR sendo sensacionalista para se promover? Sendo que ela já agiu dessa maneira no passado. Há algo mais ali além das questões puramente técnicas? Dos 95 SUVs testados, apenas o GX 460 demonstrou risco de capotamento, o que é estranho em se tratando dessa categoria de veículo, normalmente menos estável em razão do centro de gravidade elevado.
Leitura interessante acima sim, mas que deve ser feita com espírito crítico, sempre levando em conta que a mídia costuma esconder suas verdadeiras intenções, suas necessidades de autopromoção, de lucro, seus acordos secretos com empresas concorrentes das que estão sendo avaliadas etc.
O texto que citei, em inglês, diz o seguinte: "…Há pouca dúvida de que há sérios compromissos de segurança no Suzuki SJ. Documentos internos da própria Suzuki indicam que a fabricante sabia do problema de capotamento do Samurai, mas o colocou no mercado mesmo assim. Um memorando da Suzuki datado de 14 de Julho de 1985 dizia: 'É imperativo que tenhamos elaborado um plano de crise para lidar principalmente com o fator de "rolagem". Por conta da curta distância entreeixos, similar ao Jeep, o carro tem tendência de capotar.' ".
Déjà vu? A Toyota errou feio com vários veículos, e não fiquei admirado com essa revelação sobre o Gx. Olhando os vídeos, fica clara a diferença de comportamento do Gx460 para os demais veículos, evidenciando que há um defeito com o ESP.
A confirmação de que o problema é real veio da própria Toyota, que acabou de anunciar recall de todos os 9400 Gx vendidos nos Eua até hoje, para resolver a falha do ESP.
Você devia confiar mais na CR do que na Toyota.
Mesmo com os problemas de estabilidade do Samurai, a CR foi desonesta ao afirmar que ele capotava muito facilmente (rolls over too easily) e ao classificá-lo como não aceitável (not acceptable), acusações imprecisas o bastante para que a própria NHTSA se recusasse a ordenar um recall.
Tempos depois, a Consumers Union declarou, no acordo que pôs fim ao processo judicial movido pela Suzuki e que já se arrastava por oito anos, que nunca quis afirmar ou insinuar que o Samurai capotaria facilmente durante condições rotineiras de condução – "never intended to state or imply that the Samurai easily rolls over in routine driving conditions". Ou seja, algo bem diferente do sensacionalismo de antes.
E se, como foi dito de início, ele capotava muito facilmente e apresentava instabilidade inaceitável, por que continou a ser vendido pelo mundo sem quaisquer problemas? Nem mesmo na Europa, nada que comprovasse o parecer inicial da CR. Portanto, conclui-se que o caso não era grave como tinha sido caracterizado e que os índices de acidentes registrados com o Samurai estavam dentro da média de outros utilitários do tipo. Aliás, isso também faz parte daquela declaração da CU – "Studies performed by the U.S. government have shown that the Samurai's real world rollover accident performance was within a range with other utility vehicles." Do mesmo modo, os problemas com o GX 460 podem ser reais mas não tão graves como diz a CR.
Na verdade, você não deveria confiar em nenhum dos dois lados. Fábricas costumam esconder problemas nos seus produtos, enquanto a mídia costuma torná-los bem maiores do que realmente são. Ou bem menores, dependendo do quanto esteja lucrando com isso…
@mtbf
O problema de estabilidade do Samurai é real – o fato dele ter desempenho compatível com outros utilitários como o Jeep é um problema, pois a proposta do Samurai é muito mais urbana e é um veículo muito mais barato. Toda essa "desonestidade" da CR, caso tenha salvo uma vida, já valeu à pena.
A intenção da CR com todo aquele sensacionalismo era evidenciar isso. Esses veículos necessitavam desde sempre possuir ESP, e a Suzuki sabia desse problema.
Caso diferente da Toyota, que se afunda em uma crise sem precedentes, de credibilidade, por conta de ganância e incompetência.
O problema com o Gx é grave, pois em situações reais de risco, a falha do ESP pode ser fatal. Algo inadmissível em um veículo dessa categoria, e que manchou a imagem da Lexus. Isso, lá nos Eua, porque aqui no Brasil os utilitários da Toyota sequer podem receber ESP ou mesmo EBD.
@John
Caso diferente da Toyota, que se afunda em uma crise sem precedentes, de credibilidade, por conta de ganância e incompetência.
John, faz favor de trocar o "Toyota" daí da frase por "General(Government) Motors, Ford e Chrysler". Essa pecha não combina nem um pouco com a Toyota. Nem Suzuki.
@John
Concordo com o pessoal, essa pecha não combina com a Suzuki, nem com a Toyota …
Realmente o senso crítico falta e muito às pessoas … como mtbf comentou, empresas escondem o jogo sobre muitas coisas, e empresas sensacionalistas aumentam demais a verdade dos fatos conforme seus interesses, e acredita aquele despreparado para interpretar o que lhe é passado, e que consequentemente compra as informações como verdadeiras.
@gb
Você não precisa dizer isso para mim, mas para os consumidores da marca e imprensa em todo o mundo – por exemplo, o The New York Times:
“Toyota adicionou outro modelo à sua longa lista de recalls, apenas horas após aceitar pagar a maior multa já aplicada pelo governo à uma montadora.
A Toyota disse que fará o recall do Lexus Gx460 e do Land Cruiser Prado, que é vendido globalmente, para consertar o problema de estabilidade descoberto pela revista Consumer Reports. O recall atinge 34000 veículos no mundo todo, incluindo 9400 unidades nos Eua, afirmou a Toyota apartir de sua matriz no Japão.
É uma fração do número de veículos que a Toyota chamou com defeitos nos pedais, mas é mais uma marca negra para uma reputação que tem perdido considerável brilho nos últimos meses.”
Nenhuma das marcas que você citou tem atualmente problemas de produção e gerência de marca e produtos sequer parecidos com os da Toyota. De qual planeta você veio?
A Toyota e Suzuki (as citadas anteriormente) são fábricas de automóveis respeitáveis. Fazem carros atrativos e mantém vendas satisfatórias em seus mercados.
As três grandes, com excessão da Ford por um triz, são empresas-zumbis. Estão ainda abertas por um milagre dos céus. (os “contribuintes” americanos devem saber melhor desse assunto do que eu.)
Por falar nisso, muito interessante para as fábricas-zumbis que sua mais forte concorrente esteja sendo alvo de tantas denúncias, tanto alarmismo.
Odeio firmemente qualquer teoria de conspiração, mas nesse caso há de convir comigo que ela não ficou assim tão absurda.
Num sistema capitalista decente, a GM e Chrysler deveriam fazer parte do passado. Se continuam funcionando, tão pior para seus cidadãos. Vergonhoso!
Voltando ao mundo econômico que interessa (e não nos envergonha), a Toyota irá sanar seus problemas, não tenho dúvidas. Seus engenheiros são extremamente capazes, possui produtos interessantes e uma gerência eficiente.
Apostaria algumas boas fichas nesse cenário de recuperação. Veremos.
Também desejo a recuperação da marca – não somente em vendas, mas principalmente de postura e ética.
Ou os engenheiros da Toyota são extremamente incompetentes, ou são corruptos, porque nada explica tantos problemas. Quem, hoje em dia, fala bem da Toyota ou é vendedor (que não sabe nada) ou é torcedor fanático. Esquecem que os problemas que levaram ao recall MUNDIAL DE 10 MILHÕES DE VEÍCULOS foi devido à falhas, desconhecidas e até ocultadas pela montadora DURANTE ANOS, que ocasionaram MUITAS MORTES DE PROPRIETÁRIOS E SUAS FAMÍLIAS.
Enquanto aqui no Brasil a Toyota comercializa Hilux e SW4, fabricadas na Argentina, pelo DOBRO DO PREÇO que são vendidas no país vizinho. Veículos de concepção antiga, que NÂO ACEITAM ESP OU EBD, e cujos problemas a montadora descaradamente ignora, assim como as reclamações dos proprietários.
Sempre gostei dos veículos da Toyota e ainda tem muitas qualidades, mas durante esses últimos anos o que se viu foi exatamente o que o Sr. Toyoda descreveu, uma montadora distante dos clientes. Aqui no Brasil é mais uma montadora que chama o consumidor brasileiro de trouxa, com veículos muito acima do preço justo, mal equipados e sem dispositivos de segurança – ainda muito distantes dos mesmos modelos comercializados no resto do mundo.
Enquanto que no ano de 2009, as vendas de Toyota, Vw e Gm praticamente empataram em 6 milhões de veículos, em Fevereiro a Toyota apresentou queda de 20%.
Até agora a Toyota não chamou os proprietários da Prado aqui no Brasil para o recall. Estou aguardando, duvido que o façam. Irão alegar, como sempre, que em todo o mundo estão fazendo recall, mas que o modelo "brasileiro" não foi afetado…
Só faltou o violino hahahahah