Se a moda pega, vai ser uma situação curiosa daqui para frente. Assim como a Fiat, a Toyota também negou o problema com o tapete do Corolla nacional que provocou a proibição da venda do sedã em Minas Gerais pelo Ministério Público do Estado. Em nota divulgada ontem à noite, a montadora japonesa diz respeitar a decisão do órgão, mas que irá contestá-la já que, segundo ela, os problemas citados não estão ligados a defeitos no carro.
“A decisão do Ministério Público de Minas Gerais é baseada em alguns casos de aceleração involuntária reportados por clientes. Após análise desses casos, a Toyota identificou que o retorno do pedal do acelerador foi afetado pelo mau posicionamento ou instalação incorreta do tapete do motorista, assim como pelo uso de tapetes não genuínos, incompatíveis com o projeto do veículo”, diz o comunicado da marca.
De acordo com ela, os tapetes originais desenhados para o modelo não comprometem a segurança do veículo. O problema ao nosso ver, é parecido com o do Fox e o mecanismo de rebatimento dos bancos. Ambos funcionam, há informações sobre como usar, mas dão margem para erros dos clientes. E aí não precisa de mais nada. Se a chance de o consumidor errar no manuseio é suficiente para causar algum problema, cabe a montadora evitar isso.
É como fumar no banheiro do avião. A tripulação avisa que é proibido, os materiais da cabine são anti-chamas, mas, caso algum passageiro distraído ou mal-intencionado resolva fumar assim mesmo, existe um extintor como precaução.
Como dissemos ontem, seria de bom tom que a Toyota tivesse tomado a iniciativa de aperfeiçoar a fixação do tapete ou criar algum anteparo que evite que qualquer outro tapete deslize até o pedal. Custaria, claro, mas menos do que o desgaste por uma ação de emergência como a Volks e a Fiat tiveram de fazer quando foram obrigadas.
Se o tapete é tão perigoso assim, por que a Toyota não o colocou como equipamento de série????
Hélio, vc não poderia ter resumido melhor o assunto.
Abs,
Ricardo
Acho um absurdo a descisão do MPMG, pois a montadora que culpa tem se a responsável pela instalação, orientação e explicação do uso correto do tapetes é do concessionário, sendo que no próprio manual do proprietário alerta sobre acidentes em caso de má instalação do tapete!!!??? Ora amigos, tenho um corolla e sempre tive, e nunca tive nenhum problema, é abominável essa descisão por 3 fatos acontecidos no estado sendo que nem provas conclusivas foram evidenciadas. Abraço a todos
As montadoras brasileiras deveriam ter a "responsabilidade" como equipamento de série nos veículos produzidos também no Brasil – e não apenas no exterior!
Quem puxou o tapete foi a própria Toyota – levou o maior tombo. Estão arranjando briga aonde não deveriam. O questionamento irá sair muito mais caro para o fabricante, pois chamará muito mais atenção do público. A Toyota está muito mal gerida, e aqui no Brasil vendem modelos caros e antiquados, sem equipamentos de segurança.
Contestador, os clientes quando vão à uma loja da Toyota comprar um carro, esperam levar um produto de quem? Da Toyota.
Nunca ví um Corolla nome de Concessionária. E mesmo se viesse, a Toyota tem Co-responsabilidade nos produtos que todas elas vendem.
Nos EUA ocorreu algo semelhante e qual foi a ação da empresa? Promoveu um Recall de 3,8 milhões de veículos e promoveu a interrupção de produção e vendas de 08 modelos de veículos com suspeitas de ocorrer este problema sem reclamar, sem minimizar a questão etc…
http://carplace.virgula.uol.com.br/recall-toyota-…
Ocorre que o Brasileiro não dá valor ao seu dinheiro, à sua vida, aos seus direitos.
São poucos que colocam air bags em seus carros mas muitos põem rodinhas, neon, xenon etc…
Mas se algum parente, conhecido teu, sofrer um acidente por causa do maldito do tapete, tenho certeza que sua opinião mudará.
rr09, entendo sua colocação, e concordo que um defeito apresentado por um problema mecanico, ou elétrico ou o que quer que seja referente ao produto em questão seja de responsabilidade da toyota, mas a apartir do momento que o aparente defeito foi constatado se refere ao mal uso do tapete ou até mesmo um uso de um tapete não original, e que essa contra indicação tem no manual do proprietário, não acredito que a TOYOTA teria sua parcela de culpa a tal ponto para uma descisão nessa proporção que no meu ponto de vista foi precipitada, mas respeito seu comentário, e quero deixar claro que o que houve nos EUA é totalmente diferente do que houve aqui no brasil.@rr09