Isso mesmo. Flagrei esse Prius em frente a uma funilaria na região da Chácara Santo Antônio, na zona sul de São Paulo. Trata-se de um modelo da segunda geração do carro híbrido mais famoso do mundo, fabricado entre 2004 e 2009. Já tinha visto alguns exemplares na fábrica de peças da Toyota em São Bernardo, mas nunca imaginei que eles fossem para as ruas, até por que não são homologados para tal.
A segunda geração do Prius unia o motor 1.5 a gasolina a outro elétrico para obter médias de consumo de combustível de até 25 km/l. O veículo também vinha equipado com câmbio CVT e freios com sistema regenerativo para ajudar na recarga das baterias de íon lítio responsáveis pela força do propulsor movido a eletricidade.
Atualizado às 10h49 do dia 21/12 – O editor do blog Autos Segredos, Marlos Vidal, nos mandou um e-mail explicando a razão de vermos alguns modelos como o Prius emplacados no país, apesar da marca não vendê-lo aqui. “De acordo com o que apurei junto a Fiat uma vez por conta de unidades do 500 Abarth emplacadas rodando por aqui. A marca pode emplacar seis modelos por ano sem homologação“, explica o jornalista. Pena que o Prius da foto estava sem placas para sabermos sua origem. Quem sabe não o encontramos em breve já recuperado.