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Toyota Prius “brasileiro” custará R$ 130 mil sem apoio do governo ou até R$ 90 mil sem IPI

Toyota Prius 2012, o modelo que virá ao Brasil

Meus caros, avaliei nesta terça-feira no Japão o novo Prius, versão reestilizada de leve da 3ª geração, que foi a escolhida para estrear no Brasil no 2º semestre de 2012. O híbrido deve se tornar o carro verde mais vendido do Brasil, o que não é uma tarefa difícil dada a falta de concorrentes e a ausência de incentivos para esse tipo de carro.

A Toyota ainda não fechou preço, mas diz que hoje, com 48% de IPI, o Prius custaria em torno de R$ 130 mil, um absurdo, claro, mas que se for eliminado até lá, pode fazer com que o Toyota custe cerca de R$ 90 mil, alto, mas bem mais realista.

A montadora japonesa disse também que já bateu o martelo e trará o Prius em qualquer circunstância. E precisa, afinal já são 93 países em que o carro é vendido e o Brasil, mesmo não “querendo” precisa ter carros verdes à venda. A Toyota até acha que pode vender mais de 100 carros por mês, sua meta. Mesmo que vendesse o dobro ainda não teremos nem perto de 1% das vendas globais do Prius, na casa das 2,5 milhões por ano.

Toyota Prius 2012

E como enxerguei o Prius? Depois de andar nas duas vedetes mais recentes entre os ecológicos (Leaf e Volt), dá para dizer que o Toyota é o mais pragmático dos três. Não se chama de elétrico, não tem problema de autonomia nem de bateria cara e é bem econômico além de possuir um volume de veículos vendidos que já garante um pós-venda mais tranquilo.

Para ser assim ele usa baterias de hidróxido de níquel, menos capazes que as íon de lítio de seus rivais, mas mais estáveis e baratas. Também usa o motor a gasolina com mais frequencia, mas compensa por outro lado por ter um espaço interno quase todo voltado para os ocupantes. O Volt, por exemplo, matou o quinto passageiro e porta-malas.

Ele perde por não poder passar o dia sem acionar o motor a combustão já que sua bateria não dá conta de levar o carro sozinha por muito tempo. A Toyota já enxergou o problema e lancará o Prius Plug-in em dezembro, mas aí ele brigará de frente com os dois citados acima.

Continuará muito caro ter um híbrido no Brasil, mas quem sabe a iniciativa da Toyota não anime GM, Nissan, Renault e outras a lançarem seus modelos verdes em breve e assim fazer o governo enxergar essa realidade. Se para subir o IPI elas foram eficientes poderiam usar essa “lábia” em favor do meio ambiente.

Painel do Prius

Toyota Prius 2012

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