Meus caros, avaliei nesta terça-feira no Japão o novo Prius, versão reestilizada de leve da 3ª geração, que foi a escolhida para estrear no Brasil no 2º semestre de 2012. O híbrido deve se tornar o carro verde mais vendido do Brasil, o que não é uma tarefa difícil dada a falta de concorrentes e a ausência de incentivos para esse tipo de carro.
A Toyota ainda não fechou preço, mas diz que hoje, com 48% de IPI, o Prius custaria em torno de R$ 130 mil, um absurdo, claro, mas que se for eliminado até lá, pode fazer com que o Toyota custe cerca de R$ 90 mil, alto, mas bem mais realista.
A montadora japonesa disse também que já bateu o martelo e trará o Prius em qualquer circunstância. E precisa, afinal já são 93 países em que o carro é vendido e o Brasil, mesmo não “querendo” precisa ter carros verdes à venda. A Toyota até acha que pode vender mais de 100 carros por mês, sua meta. Mesmo que vendesse o dobro ainda não teremos nem perto de 1% das vendas globais do Prius, na casa das 2,5 milhões por ano.
E como enxerguei o Prius? Depois de andar nas duas vedetes mais recentes entre os ecológicos (Leaf e Volt), dá para dizer que o Toyota é o mais pragmático dos três. Não se chama de elétrico, não tem problema de autonomia nem de bateria cara e é bem econômico além de possuir um volume de veículos vendidos que já garante um pós-venda mais tranquilo.
Para ser assim ele usa baterias de hidróxido de níquel, menos capazes que as íon de lítio de seus rivais, mas mais estáveis e baratas. Também usa o motor a gasolina com mais frequencia, mas compensa por outro lado por ter um espaço interno quase todo voltado para os ocupantes. O Volt, por exemplo, matou o quinto passageiro e porta-malas.
Ele perde por não poder passar o dia sem acionar o motor a combustão já que sua bateria não dá conta de levar o carro sozinha por muito tempo. A Toyota já enxergou o problema e lancará o Prius Plug-in em dezembro, mas aí ele brigará de frente com os dois citados acima.
Continuará muito caro ter um híbrido no Brasil, mas quem sabe a iniciativa da Toyota não anime GM, Nissan, Renault e outras a lançarem seus modelos verdes em breve e assim fazer o governo enxergar essa realidade. Se para subir o IPI elas foram eficientes poderiam usar essa “lábia” em favor do meio ambiente.
Esta aí uma boa oportunidade das montadoras "nacionais" usarem seu poder de conhecimento junto ao Sr Mantega para retirar o imposto desses carros,que são amigáveis ao meio ambiente e não tem similar nacional.
Poderia ter isencao de IPI para carros com esta tecnologia! Acorda Dilma!!!!!!!!!!!!!!
Cento e trinta mil, ficaria no mesmo preço do Fusion Hybrid. Posicionamento de mercado, rs?
Mas o fusion hybrid por 90k seria muito bem vindo.
Discordo. Nada de isenção de IPI para carros hibridos/elétricos. Já temos nosso combustível "verde", o etanol, que é o que deve ser incentivado. E é estranho dizer que, com 48% de impostos ele deveria custar 130.000 e sem, 90.000. Se o preco dele é de USD 30.000 no Japão, com os impostos ele chegaria aqui por algo como R$ 84.000 (dolar a 1,90) O resto é gordura (leia-se, ganancia).
Lembrem-se que o preco do Japao (ta no G1) já é o de venda ao consumidor, com o lucro da concessionária/fabricante.
"Amigável" coisa nenhuma! Nunca um carrinho assim, com esse preço, será "ecológico".
O Brasil está é precisando de um "upgrade" de capacidade intelectual dos governantes.
Enquanto isso, a Argentina segue recebendo fabricas de veículos modernos, com muito mais valor agregado e tecnologia, e também novas fábricas de elétricos, híbridos e também de baterias!!!!
Nossos governantes realmente são estúpidos.
130 mil num prius isso eh uma piada muito de mau gosto
Cara 130mil é um absurdo realmente, se custasse na faixa de 90 pelo custo beneficio que ele traria na economia de combustível ate poderia valer aqui no Brasil, mais 130…… tomara que nao consigam emplacar nenhuma unidade.
Falando nisto gostei deste painel, a parte superior é meio honda civic rsrsrs
É impressionante como no Brasil as montadoras são vítimas. Nosso país é o único que cobra imposto sobre os automóveis. Sempre é a mesma desculpa, impostos. Concordo que 48% de IPI é um assalto, mas 90 mil reais sem o IPI, também o é.
A cada dia que passa tenho menos esperança das coisas mudarem, principalmente pelo fato dos discursos.
Eu queria que o governo tomasse vergonha na cara e decidisse cobrar, por um ano que seja, a mesma carga tributária do EUA nos automóveis e ver quanto as montadoras iriam ter a cara de pau de cobrar por uma carroça que é vendida aqui.
90 Mil ainda é difícil de engolir, o dinheiro só terá retorno em muitos anos de rodagem…
Sera em anos para quem nao roda muito, depende do perfil da pessoa, eu tenho gerente de vendas que roda 6 mil km por mês. depende, pode ser ano ou meses. para ter o retorno….
Esse painel é ridículo. Não da pra entender o que passa na cabeça do cara pra botar o painel no meio do para-brisa. Painel tem que ficar atras da direção e ponto. Deixo de comprar um carro por causa de um painel assim. Sem falar que é digital (eca) velocímetro tem que ter ponteiro e pronto.
Tínhamos que fazer um fórum gigante do porque temos que pagar o dobro do preço dos carros do mundo inteiro, porque?
O brasileiro já se acostumou com isso, tanto que já somos o 6°. mercado mundial de automóveis. É uma festa. Temos que entender que se esse dinheirinho suado que pagamos mensalmente, fosse a metade, sobraria dinheiro pra família, ou pra outros investimentos. Mas não! Passamos 60, 72 e até 80 meses comprando um GM Celta que custa a vista R$30.000,00, quase o dobro do valor vendido na argentina com o nome de Sun. Só que você não tem os R$30.000,00. Daí você financia em 60 meses. Resultado. Você paga 3 carros: O seu, o do Governo e o da Financeira. Moral da estória. "Celtamente", todo mundo vai andar de Celta.
@Marcelo Costa, quase sempre não é o dobro. Se colocar na ponta do lápis os equipamentos e qualidade dos veículos, verá que pagamos, não raramente, quatro ou cinco vezes o valor lá de fora. E se colocar na balança o valor dos salários dos brasileiros, e também os juros daqui, a conta vai chegar a vinte vezes o valor lá de fora…
Alguém tem que acordar esses dois zumbis no governo: Dilma e Mantega.
É na media de 40%, para os importados 40% + IPI.
Traseira mto feia!
Pessoal, eu recebi um e-mail, a princípio pensei se tratar de spam. Mas é sobre uma campanha para não comprar carro zero aogra no final de 2011 até meados de 2012. a proposta tem como objetivo a queda nas vendas de automóveis, para que montadoras e governo sintam na pele, o quanto de bobos e idiotas que somos, e reduzam as alícotas de IPI, e o preço dos carros produzidos aqui no Brasil. Não há vitória sem sacrifícios. Países como E.U.A. Canadá, e o velho continente, já fizeram isso no passado, e hoje estão num patamar bem acima da gente. Por exemplo: O Brasil é o único país que fabrica carros:
– Sem ar condicionado;
– Com rodas aro 14;
– Sem ABS, e sem Air- bags como itens de série;
– com câmbio automático dos mais caros do mundo;
– E que paga-se o preço mais caro do mundo, ficando pra trás até mesmo a índia.
Vamos divulgar na internet, nas redes sociais, twiter, comente com a sua família, amigos, vizinho, o quanto de absurdo pagamos num carro. Isso sim, vai fazer a diferença, acredite!
Pessoal, eu recebi um e-mail, a princípio pensei se tratar de spam. Mas é sobre uma campanha para não comprar carro zero aogra no final de 2011 até meados de 2012. a proposta tem como objetivo a queda nas vendas de automóveis, para que montadoras e governo sintam na pele, o quanto de bobos e idiotas que somos, e reduzam as alíquotas de IPI, e o preço dos carros produzidos aqui no Brasil. Não há vitória sem sacrifícios. Países como E.U.A. Canadá, e o velho continente, já fizeram isso no passado, e hoje estão num patamar bem acima da gente. Por exemplo: O Brasil é o único país que fabrica carros:
– Sem ar condicionado;
– Com rodas aro 14;
– Sem ABS, e sem Air- bags como itens de série;
– com câmbio automático dos mais caros do mundo;
– E que paga-se o preço mais caro do mundo, ficando pra trás até mesmo a índia.
Vamos divulgar na internet, nas redes sociais, twiter, comente com a sua família, amigos, vizinho, o quanto de absurdo pagamos num carro. Isso sim, vai fazer a diferença, acredite!
Tem pessoas no Blog que são da idade da pedra, velocímetro tem que ser de ponteiro não aceito tecnologia, vou comprar o carro dos Flintstone. haaaaaaaa.
Vamos aguardar. Se vier mesmo a 130 paus, até ambientalista de carteirinha vai pensar duas vezes antes de comprar. Eu prefiro uma Hilux SRV automática a diesel.