A Toyota revelou o novo Prius pela primeira vez globalmente, com modelos híbrido (HEV) e modelos Plug-in Hybrid (PHEV). Com o slogan “Bem a tempo para o século 21”, o Prius foi lançado pela primeira vez em 1997 como o primeiro carro híbrido produzido em massa no mundo.
A segunda geração do modelo apresentou pela primeira vez a distinta silhueta monoforme do Prius e proporcionou uma eficiência de combustível ainda melhor com a inclusão de um Sistema Híbrido Paralelo de Série (THSII) evoluído.
A terceira geração do Prius, que temos atualmente no Brasil, introduziu um motor de 1.8 litro de maior capacidade e um sistema híbrido mais eficiente para não apenas aumentar a eficiência de combustível, mas também o desempenho de direção.
Com a quarta geração, o Prius usou a plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA) pela primeira vez para oferecer melhor desempenho ambiental e uma experiência de direção evoluída.
Significando “ir antes” em latim, o Prius liderou a expansão dos HEVs ao longo dos 25 anos desde que foi lançado pela primeira vez como um carro ecológico de nova geração com excelente eficiência de combustível. As vendas acumuladas totais do Prius em todo o mundo atingiram cerca de 5,05 milhões de unidades, representando uma redução equivalente a pelo menos cerca de 82 milhões de toneladas de emissões de CO2.
Embora o Prius tenha desempenhado um papel de liderança no uso de híbridos, a atual disseminação de HEVs por meio de uma ampla gama de modelos significa que ele atingiu um ponto de virada.
A equipe de desenvolvimento decidiu começar do zero e ver o que o Prius precisa para permanecer popular pelos próximos 25 anos. Com base no desejo de renovar o próprio Prius e comunicar o apelo dos carros híbridos a um público ainda mais amplo, foi criado o conceito Hybrid Reborn.
A indústria automotiva está passando por uma transformação única no século, com uma gama de novas opções de powertrain de próxima geração sendo desenvolvidas. Para o Prius HEV continuar como o veículo de escolha para a próxima geração, o novo Prius precisava de mais do que sua força principal como um carro ecológico.
Depois do Japão, o novo Prius será lançado na América do Norte, Europa e outros países ao redor do mundo.
Sistema híbrido plug-in de 2.0 litros
O novo Prius vem com o primeiro sistema híbrido plug-in de 2.0 litros da Toyota para oferecer aceleração e silêncio que são drasticamente aprimorados em relação ao modelo anterior. A combinação de um Dynamic Force Engine de alta eficiência e baterias de íon-lítio para acionamento de alta potência atinge a potência máxima do sistema até 223 cv, mantendo o mesmo nível de eficiência de combustível do modelo anterior. Esta versão apresenta um desempenho dinâmico excepcional com a poderosa aceleração de um PHEV, atingindo 0-100 km/h em 6,7 segundos.
A autonomia de condução EV é cerca de 50% superior à do modelo anterior. Isso significa que, com desempenho aprimorado da bateria, o novo Prius pode operar apenas no modo EV na maioria das viagens diárias. Ele também vem com um “Modo My Room” que permite aos usuários desfrutar de ar-condicionado e sistemas de áudio da fonte de alimentação externa ligando o interruptor durante o carregamento, tornando o espaço interno ainda mais confortável.
Com o PHEV, a bateria está localizada sob o banco traseiro em vez de na área de carga, dando ao novo Prius um centro de gravidade mais baixo e maior capacidade de carga. Juntos, esses recursos oferecem um equilíbrio entre desempenho de direção esportiva e maior facilidade de uso.
A versão HEV do novo Prius emprega o mais recente Sistema Híbrido. Ele oferece aceleração satisfatória e direção responsiva em um carro que reage conforme o esperado, mantendo o mesmo nível de eficiência de combustível do modelo anterior. A potência máxima do sistema é de 196 cv para a versão de 2.0 litros, que é 1,6 vezes maior do que o modelo anterior.
Plataforma TNGA de segunda geração
A plataforma TNGA de segunda geração foi desenvolvida como uma melhoria contínua da plataforma TNGA amadurecida para alcançar o estilo estimulante e o desempenho de direção do novo Prius, permitindo um centro de gravidade mais baixo e pneus de grande diâmetro.
O Toyota Safety Sense, o mais recente pacote de segurança ativa com funções avançadas e aprimoradas, é padrão em todas as novas versões do Prius. A gama de objetos detectáveis foi ampliada ainda mais.
O novo Prius vem com Advanced Park (com função remota). Ele permite fácil estacionamento automático e saída de vagas em diversas situações de estacionamento e, com operação fora do carro por meio de um aplicativo de smartphone dedicado, o carro também pode entrar e sair de vagas de estacionamento remotamente.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
O novo Prius está equipado com uma câmera monocular Toyota Safety Sense na frente, uma câmera traseira para o Digital Inner Mirror e um gravador de direção no veículo. Os dados são armazenados na ECU para evitar corrupção de dados e outros problemas associados a cartões SD e gerenciar adequadamente dados importantes da câmera.
O novo Prius também vem com um teto solar panorâmico que pode ser totalmente aberto para criar uma sensação de liberdade dentro da cabine. Os modelos PHEV estão equipados com um sistema de carregamento solar de segunda geração que consegue uma conversão mais eficiente de energia solar em eletricidade. Isso gera energia equivalente a dirigir até 1.250 km por ano. A energia elétrica gerada durante o estacionamento é usada para carregar a bateria de tração, com o sistema não apenas fornecendo eletricidade para a direção, mas também para o ar-condicionado e outras funções.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.