O Toyota Etios, originalmente concebido como sedã, já tem versão no estilo hatchback no mercado indiano, onde a opção três volumes também já é oferecida desde dezembro de 2010. O veículo é a grande aposta da marca japonesa para os países considerados emergentes, como é o caso da própria Índia, Rússia e, claro, o Brasil, que puxa o pelotão. A novidade no país asiático custa o equivalente a R$ 14.200, mas pode bater nos R$ 21.300 na opção mais equipada. Barato, não?
Bem mais curto que o Etios sedã, o Liva, segundo a marca, mede 3,77 metros de comprimento, 1,69 m de largura e possui 2,46 m de distância entre-eixos, o que permite acomodar até 5 ocupantes no interior e mais 251 litros de volume de bagagem no porta-malas. Os únicos mimos de série do hatch indiano são o ar-condicionado e os para-choques pintados na cor da carroceria. Opcionalmente, o veículo ainda pode ser equipado com direção hidráulica, freios ABS, airbag duplo frontal e rádio CD-Player.
Por ser um carro de caráter global, a Toyota o venderá em diferentes parte do mundo e o Brasil, embora a empresa ainda não confirme, está na lista dos países onde o carro será comercializado. Por aqui, a novidade pode chegar já em 2012 e com produção nacional – no ano que vem a montadora concluirá sua nova fábrica em Sorocaba (SP), erguida justamente para produzir o Etios.
[nggallery id=65]
Fico imaginando se a moda pega, daqui uns anos teremos uma série de carrinhos feios, com acabamento pior que os atuais, quase sem porta-malas algum e ainda assim bem caros pelo que oferecem.
Putz…feio demais..
Piada este carro, de mau gosto ainda por cima…
O que é isso?
Uma cruza de Daihatsu Charade com Renault/Dacia Logan?
Vou falar, o que esses designers tem na cabeça? Criatividade 0
oba! mais um super low-cost horrivel pro Brasil. E depois tem gente que diz que brasileiro entendene e gosta de carro.
querendo ou não HJ no Brasil.. pelo preço que se paga em carro.. queremos SIM ALGO BONITO AOS OLHOS, pois pelo preço elevado queremos status.
Tem que mandar japones e chines arregalar as frestas dos olhos porque estão muito abaixo do esperado em termos de design.
Bonito ele não é, porem, se tiver qualidade e preço os consumidores podem relevar o fator estético. As vezes me pego divagando: Será que é tão dificil fazer um carro de baixo custo com desgin bonito, com linhas atuais? Pelas propostas da REnault, Honda e Toyota, preço e beleza são incompátives.