E a Toyota deixará de ser uma marca “premium” em nosso mercado. A japonesa, que comercializava veículos com preços acima dos R$ 60 mil, agora terá um produto voltado para os consumidores da Classe C. Trata-se do Etios, que já está sendo divulgado pela marca em seu website nacional, tanto na carroceria hatch como na sedã. O modelo tem chegada prevista apenas para setembro deste ano, sendo a principal atração da Toyota no Salão de São Paulo. Seu preço será na casa dos R$ 40 mil.
No menu, a Toyota destaca o espaço, autonomia, performance, design e segurança do compacto. Neste último quesito a empresa revela que o Etios contará de série com airbag duplo, desde a versão mais básica. O ABS, por sua vez, estará reservado apenas para os modelos mais caros. “Sua forte identidade pode ser conferida no interior, com destaque para o painel de instrumentos”, diz a montadora. O painel do carro será localizado no centro do painel principal, o que poderá desagradar à maioria dos brasileiros, não acostumados a veículos com essa característica.
No quesito motorização, o Toyota Etios estará disponível com propulsores 1.3 e 1.5 litro (ambos poderão rodar tanto com álcool como gasolina), provavelmente só com transmissão manual. Na tampa do porta-malas do modelo exibido no portal, indica a versão XLS, supostamente a mais cara da gama.