Depois da aparição oficial do Honda Brio ontem, hoje foi a vez da Toyota apresentar o Etios, compacto mundial para países em desenvolvimento e que será produzido no Brasil na nova fábrica de Sorocaba. O Etios foi lançado na Índia onde chega por 496.000 rupias, o equivalente a R$ 18.700.
Por enquanto, apenas a versão sedã estará à venda – o hatch, batizado de Etios Liva, chega ao país em abril de 2011. E há algumas boas surpresas no modelo. A primeira é o motor 1.5 16V com duplo comando de válvulas capaz de gerar 90 cv de potência e 13,46 kgfm de torque. Não é uma potência específica alta comparado a dos motores produzidos aqui, mas parece adequado ao carro. O câmbio é manual de cinco marchas, a suspensão segue a regra de McPherson/barra de torção, os freios são ventilados na frente e a tambor atrás e o porta-malas comporta impressionantes 595 litros.
Os pneus das versões de entrada são aro 14 175/65 e aro 15 185/60 nas versões mais equipadas – o Etios é um carro extremamente leve: apenas 900 kg na versão básica.
Segundo a Toyota, o Etios faz média de 17,6 km com um litro de gasolina. A direção é elétrica, o piso traseiro é quase plano e o sedã poderá vir equipado com airbags e freios ABS com EBD.
Como era previsível, a Toyota tentou manter um ar de cuidado com o Etios para justificar o uso da sua logomarca. É m carro que parece prático e espaçoso para famílias com renda baixa e muitos integrantes, a mesma receita da Renault com o Logan. Só faltou, como essa, pensar no design. Se os indianos acham bonito até o Tata Nano, os brasileiros estão acostumados com projetos mais atraentes sem falar que o que virou coqueluche em outros emergentes – o compacto básico – aqui já não é mais novidade há tempos.
[nggallery id=7]