Depois da aparição oficial do Honda Brio ontem, hoje foi a vez da Toyota apresentar o Etios, compacto mundial para países em desenvolvimento e que será produzido no Brasil na nova fábrica de Sorocaba. O Etios foi lançado na Índia onde chega por 496.000 rupias, o equivalente a R$ 18.700.
Por enquanto, apenas a versão sedã estará à venda – o hatch, batizado de Etios Liva, chega ao país em abril de 2011. E há algumas boas surpresas no modelo. A primeira é o motor 1.5 16V com duplo comando de válvulas capaz de gerar 90 cv de potência e 13,46 kgfm de torque. Não é uma potência específica alta comparado a dos motores produzidos aqui, mas parece adequado ao carro. O câmbio é manual de cinco marchas, a suspensão segue a regra de McPherson/barra de torção, os freios são ventilados na frente e a tambor atrás e o porta-malas comporta impressionantes 595 litros.
Os pneus das versões de entrada são aro 14 175/65 e aro 15 185/60 nas versões mais equipadas – o Etios é um carro extremamente leve: apenas 900 kg na versão básica.
Segundo a Toyota, o Etios faz média de 17,6 km com um litro de gasolina. A direção é elétrica, o piso traseiro é quase plano e o sedã poderá vir equipado com airbags e freios ABS com EBD.
Como era previsível, a Toyota tentou manter um ar de cuidado com o Etios para justificar o uso da sua logomarca. É m carro que parece prático e espaçoso para famílias com renda baixa e muitos integrantes, a mesma receita da Renault com o Logan. Só faltou, como essa, pensar no design. Se os indianos acham bonito até o Tata Nano, os brasileiros estão acostumados com projetos mais atraentes sem falar que o que virou coqueluche em outros emergentes – o compacto básico – aqui já não é mais novidade há tempos.
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gostei do interior simplesão da Toyota! Tem algum design, ao contrário do exterior.
Definitivamente a Toyota vai ter que mexer em farois e lanternas se quiser lançar o carro por aqui. Ao menos as laterais são equilibradas, então há alguma salvação.
Se eu pudesse, mudaria algumas coisas no Etios:
Mudaria o cluster de instrumentos de lugar, instalando-o diante do motorista. Depois, modificaria aquelas duas saídas de ar circulares centrais que, creio, ficariam melhores na horizontal, posicionadas no lugar em que estão atualmente os mostradores do veículo. Mais uma coisa, o volante, que deveria ser perfeitamente redondo e não um pouco achatado na base. De resto, o interior simples está legal e também gostei, combina com a proposta do carro.
Já o exterior precisaria de um bom redesenho, algo que mudasse esse aspecto de "Logan derretendo", como disse o Rodrigo neste post:
http://www.blogauto.com.br/assim-e-o-toyota-etios…
Algo mais para o estilo do Tercel já estaria muito bom:
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Vga_DSC00886_re…
Esse carro vem com torcicolo de série. Quem sabe a Toy esteja lançando uma nova moda: depois dos modelos que "puxam o tapete", dos que aceleram ou freiam quando querem, automaticamente, agora vem a geração dos carros "derretendo"!
O Voyage perto disso aí é quase uma Ferrari…