Parece que a Toyota e a Honda combinaram. Enquanto a primeira mostrará a versão definitiva do Etios na Índia no dia 1º de dezembro a segunda apresentará a versão de produção do New Small Concept, chamado por alguns de Brio, um dia antes, no Salão da Tailândia.
Apesar da distância, são notícias que nos interessam demais, como vocês sabem. A Toyota, por exemplo, diz que o Etios nacional, feito em Sorocaba, será diferente do indiano, mas registrou a patente desse projeto no INPI. Aliás, nem mesmo o nome está confirmado, embora a marca já pertença a Toyota desde janeiro de 2009.
A Honda admite que um compacto nacional seria natural no Brasil, mas esconde o jogo. O que se sabe é que a planta de Sumaré poderá ser ampliada para assumir a linha de montagem do carro aproveitando que a fábrica Argentina começará a funcionar nas próximas semanas. Mais atraente, o New Small Concept pode ser uma ótima opção no Brasil, que valoriza veículos com design bonito.
Seja como for, as duas não podem dar moleza para o azar. As chinesas estão chegando em peso e as coreanas já são realidade. A Hyundai, por exemplo, toca o projeto HB a todo o vapor, apesar de a fábrica de Piracicaba estar atrasada por problemas com os benefícios fiscais concedidos há anos para a Asia Motors construir uma unidade no páis, imbróglio que vive atormentando o grupo, herdeiro da montadora.