Com a chegada da linha reestilizada do trio HB20, HB20X e HB20S da Hyundai, e com a nova linha dos modelos Onix e Prisma da Chevrolet se aproximando, a Toyota resolveu mudar o Etios no mercado brasileiro. O visual do compacto, nas versões hatch, aventureira e sedã, segue sem grandes mudanças, mas há novidades importantes no conjunto mecânico e na lista de equipamentos.
O novo Toyota Etios 2017, apresentado pela marca nesta terça-feira (19), chega equipado com novos motores 1.3 e 1.5 litro Dual VVT-i, câmbio manual de seis velocidades e automático de quatro marchas e novo painel de instrumentos digital TFT com tela de 4,2 polegadas, batizado de Toyota Smart Screen. Há ainda melhorias no acabamento, direção elétrica e suspensão recalibradas e melhoria no isolamento acústico, além de novos equipamentos em todas as versões.
Na motorização, o Etios é o primeiro carro da Toyota a ser equipado com propulsores produzidos na nova planta de motores em Porto Feliz (SP). Os blocos trazem a ecnologia de duplo comando de válvulas variável Dual VVT-i da Toyota, que atua no gerenciamento dos sistemas de admissão e escape da câmara de combustão, otimizando a queima do combustível de maneira inteligente, refletindo em melhor desempenho e menor consumo.
O 1.3 litro Flexfuel Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas consegue gerar 98 cv, a 5.600 rpm, com etanol, e 88 cv, a 5.600 rpm, com gasolina, e torque de 12,8 (com etanol) e de 12,3 kgfm (com gasolina), sempre a 4.000 rpm. Isso representa um ganho de 9% no torque e 8 cv na potência em relação à versão anterior.
Já o 1.5 litro Flexfuel Dual VVT-i DOHC de 16 válvulas desenvolve 107 cv com etanol e 102 cv com gasolina, a 5.600 rpm, e torque de 14,4 kgfm e 14 kgfm, respectivamente, sempre a 4.000 rpm. Houve ganho de 11% no torque e 11 cv na potência em comparação com a unidade antiga.
Ambos os propulsores trazem bloco e cabeçote de alumínio e dispensam o uso do subtanque auxiliar de partida a frio, trazendo novos bicos injetores dotados de sistema de pré-aquecimento.
Além disso, os comandos do ar-condicionado são manuais e foram aprimorados, com a introdução de um compressor de software mais avançado. Com ele, após um período constante de uso do equipamento, o veículo é capaz de desligar o sistema por alguns segundos e religar automaticamente, a fim de não subtrair a potência do motor e auxiliando na economia de combustível.
A linha inclui ainda direção eletroassistida progressiva recalibrada, com raio de giro de 4,8 m no hatch e 4,9 m no sedã. A suspensão também recebeu novo ajuste, que segundo a Toyota tornou o Etios mais estável e confortável no uso diário.
Outra novidade importante da nova linha do compacto é a introdução do câmbio automático de quatro velocidades, que chega para atender o pedido dos consumidores. O desenvolvimento da caixa teve como foco a dirigibilidade, desempenho, conforto e baixo consumo de combustível.
A transmissão conta com i software de gerenciamento AI Shift Control (Inteligência Artificial de Controle de Trocas, na tradução livre) que é capaz de analisar a condição de uso do veículo (ladeiras, trânsito, etc.), a posição do pedal do acelerador e, assim, selecionar e manter a marcha mais adequada para cada situação de condução.
Há ainda um novo câmbio de seis marchas para todas as versões, com o IMT (Monitor Inteligente de Aceleração), que funciona como um auxiliar de arranque, evitando que o motor “apague” assim que o motorista tira o pé da embreagem para colocar o carro em movimento. Além disso, foi adotado o acionamento hidráulico da embreagem, adicionada a sexta marcha e aperfeiçoada a relação da transmissão, resultando em economia de combustível e maior conforto ao rodar em velocidade de cruzeiro.
Quanto aos equipamentos, o novo painel de instrumentos com display TFT de 4,2 polegadas, semelhante ao Prius e aos modelos da Lexus, deve melhorar a visibilidade das informações. Há dois círculos, sendo o direito com o conta-giros e o termômetro do motor, e o esquerdo com o velocímetro de o indicador de combustível. A tela mostra ainda informações sobre condução, em projeção tridimensional. Entre elas, a marcha que está sendo utilizada na transmissão automática.
O painel conta também com iluminação clear blue para os indicadores de velocidade e rotação do motor, sistema de áudio, relógio e ar-condicionado. A intensidade da luz pode ser regulada conforme a preferência do motorista, considerando as variáveis de faróis ligados ou desligados ou dias mais ou menos ensolarados.
Na segurança, o Toyota Etios 2017 agora oferece encosto de cabeça e cinto de três pontos para o passageiro central do banco traseiro e sistema de ancoragem de aceiras de crianças Isofix. Todas as versões saem de fábrica com airbag frontal duplo, freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD), que ganhou uma nova geração de software, assegurando o controle direcional em frenagens de emergência.
A versão X do Etios ganhou o painel de instrumentos digital, computador de bordo, antena externa do tipo short pole, descansa-braços no assento do motorista (somente na versão automática) e banco traseiro com encosto rebatível.
A lista inclui ainda direção eletroassistida progressiva (EPS); ar-condicionado; abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível; chave com comando de abertura e fechamento das quatro portas; console central com dois porta-copos dianteiros e um traseiro; para-sol com espelho de cortesia para motorista e passageiro; alarme de advertência para portas abertas, chave na ignição e cinto de segurança; vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, sendo o do motorista com função auto-down e travas elétricas.
O Etios XS inclui sistema de som com Bluetooth e USB, controle de velocidade de cruzeiro (versão automática); controle de áudio e do computador de bordo no volante; difusores do ar-condicionado e base da manopla da alavanca da transmissão cromados; abertura do porta-malas por meio de um botão; bancos com tecido em duas cores; alto-falantes e tweeters; além da função EcoWallet no computador de bordo, que permite ao motorista colocar o valor pago pelo litro do combustível, possibilitando o cálculo e o monitoramento do valor gasto com combustível durante uma viagem.
No XLS, há rodas de liga-leve de 15 polegadas com novo desenho (nas versões X e XS as rodas são de 14 polegadas e revestidas por calotas); sistema de áudio com tela touch screen, que permite espelhamento de smartphones; faróis de neblina; acabamento cromado na tampa do porta-malas; revestimento do volante em padrão couro; retrovisores externos com indicadores de seta integrados e acabamento dos bancos Comfort Drive (padrão couro).
A Cross, disponível apenas na carroceria hatchback, se diferencia da XLS pelo design das rodas de liga leve, costura exclusiva dos bancos, manopla do câmbio com acabamento em couro, jogo de tapetes com a inscrição Cross, além dos apliques na carroceria que identificam a proposta aventureira da versão.
Confira abaixo os preços do Etios 2017:
Etios hatchback
- X 1.3L 16V manual – R$ 43.990,00
- X 1.3L 16v automático – R$ 47.490,00
- XS 1.5L 16V manual – R$ 48.995,00
- XS 1.5L 16V automático – R$ 52.495,00
- XLS 1.5L 16V manual – R$ 53.895,00
- XLS 1.5L 16V automático – R$ 57.395,00
- Cross 1.5L 16V manual – R$ 57.395,00
- Cross 1.5L 16V automático – R$ 60.895,00
Etios sedã
- X 1.5L 16V manual – R$ 48.495,00
- X 1.5L 16v automático – R$ 51.995,00
- XS 1.5L 16V manual – R$ 51.695,00
- XS 1.5L 16V automático – R$ 55.195,00
- XLS 1.5L 16V manual – R$ 56.795,00
- XLS 1.5L 16V automático – R$ 60.295,00
O Etios traz duas novas cores (Prata Premium e Cinza Cosmopolita), complementando o portfólio já disponível anteriormente, com as tonalidades Azul Journey, Branco Bossa Nova, Branco Perolizado, Prata Lua Nova, Preto Infinito e Vermelho Fúria.