Esse aí acima é o painel do Toyota Etios 2014. Sim, há algo de diferente, mas ao mesmo tempo igual ao anterior… A Toyota lançou a linha 2014 e promoveu leves, porém, bem acertadas alterações no compacto, que começou sua carreira no Brasil há quase um ano massacrado pela crítica graças ao visual apagado e o interior pobre.
Sem poder realizar um facelift pesado tão cedo por respeito ao consumidor (imagine ver seu carro mudar tão rápido), a Toyota optou por melhorar coisas simples. A principal delas foi o apagado painel. O onipresente “Black Piano”, um revestimento laqueado na cor preta, foi aplicado ao painel para elevar a percepção de qualidade.
Já o velocímetro e o conta-giros, apelidados de “balança Filizola” (alguém se lembra delas?) ganharam uma iluminação indireta na cor azul. Em conjunto, os dois efeitos conseguiram tirar um pouco o estigma de carro indiano do Toyota Etios 2014, ao menos nas fotos.
A versão XLS, topo de linha, também tem volante com base achatada agora, mas como se vê na foto abaixo, retrovisores com acionamento manual. a Toyota também aplicou um revestimento prata nos puxadores das portas.
O Toyota Etios 2014 será diferenciado do 2013 pelos retrovisores externos com desenho diferente, a única novidade externa, além de alguns detalhes pintados na cor da carroceria.
A Toyota também melhorou a situação de algumas versões. A X, de entrada, agora tem vidros e travas com acionamento elétricos, e a XS, intermediária, passa a usar o motor 1.5 litro em vez do 1.3, o que ocorria apenas com o XLS – o sedã só usa 1.5 l.
O Toyota Etios, aos poucos, tem elevado seu volume de vendas. Se começou vendendo apenas 1,6 mil unidades por mês na versão hatch agora o modelo já chega a 3 mil carros. É pouco? Para uma Toyota, sem dúvida.
Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?
O lado bom da história é que a Toyota tem uma boa base nas mãos. O Toyota Etios 2014 tem mecânica e dirigibilidade apurada e já mostra que é um carro resistente e bem construído. Faltou o que sobrou no HB20, da Hyundai: estilo. E isso não é difícil de resolver, mas deveria ter sido feito antes de lançá-lo aqui. Agora é necessário esperar mais um pouco para mexer tão profundamente no carro. Até lá, o Etios viverá de perfumarias, laqueados e da imagem da marca.
Veja os preços do Toyota Etios 2014
- Etios Hatchback: R$ 29.990,00
- Etios Hatchback X: R$ 32.790,00
- Etios Hatchback X com ar: R$ 35.690,00
- Etios Hatchback XS: R$ 38.990,00
- Etios Hatchback XLS: R$ 42.490,00
- Etios Sedã X: R$ 36.590,00
- Etios Sedã X com ar: R$ 39.490,00
- Etios Sedã XS: R$ 41.490,00
- Etios Sedã XLS: R$ 44.990,00
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.