Esse aí acima é o painel do Toyota Etios 2014. Sim, há algo de diferente, mas ao mesmo tempo igual ao anterior… A Toyota lançou a linha 2014 e promoveu leves, porém, bem acertadas alterações no compacto, que começou sua carreira no Brasil há quase um ano massacrado pela crítica graças ao visual apagado e o interior pobre.
Sem poder realizar um facelift pesado tão cedo por respeito ao consumidor (imagine ver seu carro mudar tão rápido), a Toyota optou por melhorar coisas simples. A principal delas foi o apagado painel. O onipresente “Black Piano”, um revestimento laqueado na cor preta, foi aplicado ao painel para elevar a percepção de qualidade.
Já o velocímetro e o conta-giros, apelidados de “balança Filizola” (alguém se lembra delas?) ganharam uma iluminação indireta na cor azul. Em conjunto, os dois efeitos conseguiram tirar um pouco o estigma de carro indiano do Toyota Etios 2014, ao menos nas fotos.
A versão XLS, topo de linha, também tem volante com base achatada agora, mas como se vê na foto abaixo, retrovisores com acionamento manual. a Toyota também aplicou um revestimento prata nos puxadores das portas.
O Toyota Etios 2014 será diferenciado do 2013 pelos retrovisores externos com desenho diferente, a única novidade externa, além de alguns detalhes pintados na cor da carroceria.
A Toyota também melhorou a situação de algumas versões. A X, de entrada, agora tem vidros e travas com acionamento elétricos, e a XS, intermediária, passa a usar o motor 1.5 litro em vez do 1.3, o que ocorria apenas com o XLS – o sedã só usa 1.5 l.
O Toyota Etios, aos poucos, tem elevado seu volume de vendas. Se começou vendendo apenas 1,6 mil unidades por mês na versão hatch agora o modelo já chega a 3 mil carros. É pouco? Para uma Toyota, sem dúvida.
Veja também: Como trabalhar para uma fábrica de automóveis?
O lado bom da história é que a Toyota tem uma boa base nas mãos. O Toyota Etios 2014 tem mecânica e dirigibilidade apurada e já mostra que é um carro resistente e bem construído. Faltou o que sobrou no HB20, da Hyundai: estilo. E isso não é difícil de resolver, mas deveria ter sido feito antes de lançá-lo aqui. Agora é necessário esperar mais um pouco para mexer tão profundamente no carro. Até lá, o Etios viverá de perfumarias, laqueados e da imagem da marca.
Veja os preços do Toyota Etios 2014
- Etios Hatchback: R$ 29.990,00
- Etios Hatchback X: R$ 32.790,00
- Etios Hatchback X com ar: R$ 35.690,00
- Etios Hatchback XS: R$ 38.990,00
- Etios Hatchback XLS: R$ 42.490,00
- Etios Sedã X: R$ 36.590,00
- Etios Sedã X com ar: R$ 39.490,00
- Etios Sedã XS: R$ 41.490,00
- Etios Sedã XLS: R$ 44.990,00
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.
É, realmente. O autor deste artigo não entende nada de veículos. O ser humano que apenas observa o “estilo” merece realmente o carro que tem, e que com certeza deve ser o enfeitadinho HB20. Pelo comentário não há como negar. “Faltou o que sobrou no HB20, da Hyundai: estilo”
E sabe o que sobrou no Etios e faltou no HB20?
– ESTILO!
– ESPAÇO!
– MECÂNICA!
– PÓS VENDA!
– QUALIDADE!
– DESEMPENHO!
– 1 CILINDRO A MAIS (UI)
– DIREÇÃO ELÉTRICA!
– PREÇO!
– ECONOMIA! (SELO A DO INMETRO)
Então, boa sorte aos que preferem estilo. A imaturidade sobe à cabeça e desce nos pedais e no bolso.
Hã?!
Concordo Ana Paula Cruz…
Ana Paula Cruz falou e disse. O carro pode ser conservador ao extremo no que diz respeito as suas linhas gerais, principalmente na carroceria mas, se for para falarmos de carro, por favor, vamos deixar os brinquedos em suas respectivas prateleiras. Etios = Seguro, Econômico, Confiável, Durável, Valor de Manutenção Justa! Além disso tem Bom espaço interno, Suspensão bem ajustada, Excelenteeeee Porrrtaaaa Maaaaalaaaaasss (Fez eco de tanto espaço oferecido), direção elétrica assistida e um motorzinho 1.5 que vamos combinar… anda muito bem, gastando muito pouco! Para quem curtia o Jaspion e afins, corra para Hyundai pois o seu mangá futurista está a venda por lá (Família HB20). Rs… Brincadeiras a parte, se eu for comprar um CARRO, irei até uma boa concessionaria tipo uma Honda ou Toyota… se eu quiser um brinquedo… vou na Rihappy, Hyundai…
Tenho um e estou muito satisfeito. Carro ágil,seguro, econômico e confiável. Longe dos modismos, acredito que o publico está começando a ver as diferenças entre um Toyota e um coreano qualquer, todo rebuscado e que começa a cansar.Só falta a Toyota investir mais em publicidade que é o que não falta no HB20. Enfim, o único arrependimento do consumidor em relação ao ETIOS é não te-lo comprado antes.
Tenho um Etios e estou satisfeito pra caramba; Maravilhoso para dirigir. Muito satisfeito com o Etios e também com a concessionária. Nota 1000.
Sá falta o câmbio automático.
O Toyota Etios apesar de ser um carro conservador no design externo e interno é fabricado com a qualidade rigorosa em que é aplicado no Corolla e outros carros mais luxuosos da marca… Tenho certeza que o Etios vai conquistar um lugar de destaque no mercado brasileiro pois o carro têm qualidades de sobra pra isso, é só uma questão de tempo pra isso acontecer…Deixe um Toyota Etios surpreender você…faça um test-drive.
Olha pessoal, o carro é feio pra caramba. Não existe outro igual no mercado brasileiro. Até os chineses, que são horríveis, são mais bonitos. Tenham dó. Quem compra coisa feia e fica justificando que é produto bom é porque já percebeu que é feio mesmo. Um desgosto toda manhã quando chega na garagem e dá de cara com aquela coisa. Pior só se for verde também. Bom, meus pêsames para quem comprou esse veiculo indiano, vocês vão ver quando tiverem que vender essa marmota.
Comprei e gostei! Testei o HB20, FOX e Etios. O Etios é mais confortavél, principalmente para quem é alto, tem bastante espaço. Concordo que o estilo é bem conservador…
Minha opinião é de usuario final e não de vendedor.
se voce quer beleza se case com uma modelo mas se voce que economia e conforto ao dirigir e confiabilidade numa marca compre um toyota etios pois eu não compro carro pela beleza e sim pela marca pelo nome da fabrica do peso do seu nome do seu motor….da confiança que passa do no que tem no mercado…. eu cresci vendo os carros da toyota no brasil os velhos bandeirantes nunca quebravam…. manutenção zero,agora os bestas que vão atras de beleza vá la pra china comprar hiu….
O carro é muito bom. Quanto à beleza, beleza é uma coisa muito pessoal. Acho o Sedan 2014 muito bonito.
Muito macio, econômico, silencioso, e bastante confortável.
conprei um etios e estou muito satisfeito o carro e muito comfrotavel e muito economico e sem falar no espaco interno muito bom
Esses comentários que tentam depreciar esse carro ( o Etios) é coisa de quem não preza a qualidade.
A Toyota é tão boa quando a Honda.
O Etios é meu próximo carro, pois prezo a qualidade e o conforto.
Design? Isso é muito pessoal e eu acho o carro até agradável.
Discordo de você Toyota entre os japoneses é a melhor, pode não ser tão bonito mais em durabilidade é muito bom. Abraço.
Eu ainda não tenho carro más estou planejando num futuro comprar um toyota
Etios pelo rigoroso controle na linha de montagem e confiabilidada da marca toyota
Na internet está cheio de pessoas que nunca tiveram carro no amplo sentido, maldosas e que falam sem conhecer. Quem conhece carro, um pouco de mecânica e dirigiu um toyota etios, vai saber com certeza da qualidade, prazer e segurança. Compro carro para ser útil, econômico e seguro. Todos os outros atributos são efêmeros. Os designers lindos de hoje serão o mesmo feio e ridículo de amanhã. Se o etios já é feio novo, não tem o que temer com o passar dos anos. Quem não tem experiência de motorista há anos nem deveria se meter a fazer análise, pois não tem conheciemento para tal. Ou pelo menos deixar comentário maldoso guardado em casa. Tenho um Etios e estou muito satisfeito.
Fiz o teste drive dele e do march. optei pelo etios. Mas pra mim um problema serio que a toyota tem que resolver é colocar ajuste da altura do cinto/cadeira. Quase desisti da compra por esse quesito,
. Se ajustasse isso, conquistaria mais o publico feminino
Bom fui ver o toyota etios quarta feira, ele e a real definiçao do ditado: nao julgue um livro pela capa,
pelo que eu vi o etios nao tem mais versao sem ar, e ganhou regulagem de altura dos cintos e do volante, retrovisores eletricos em todas as versoes, e eliminaram as versoes sem ar do carro
Depois de comparar vários modelos optei pelo Etios.
Trabalhei no Japão em empresa fornecedora de peças para a Toyota. Eles são “chatos” ao extremo. A equipe de controle de qualidade da Toyota vinha quase todos os dias, às vezes mais no mesmo dia.
São rigorosíssimos no controle de qualidade, quesito que levou a Toyota como a marca mais confiável no mundo todo.
Então porque iria optar por modelos “bonitinhos”, mas sem a qualidade da marca japonesa?
O carro tem que ser ótimo e ter linhas sóbrias. Se quisesse aparecer compraria um “Batmóvel”.
Comprei um etios 2013 sedan 1.5 xls e estou super satisfeito. O espaço interno, o conforto, o torque do motor, a mala, são itens sem comentários.
Para ficar ainda melhor, a toyota deveria colocar, como itens de série: retrovisores elétricos, regulagem de volante, regulagem de altura dos bancos e ajuste dos cintos.
Ola, preciso de ajuda. Voces podem até rir, mas ainda estou em duvida quando a pegar um polo sedan 2.0 comfortliline ou o etios sedan xls ambos 2013, por favor me ajudem nesta questão obrigado.