Como dissemos e alguns leitores concordaram no último post, estava mais do que claro que a Toyota acabaria obrigada a corrigir o problema do tapete do Corolla nacional mesmo não aceitando os argumentos do Ministério Público de Minas Gerais. O caso já vinha sendo analisado há semanas, mas a montadora talvez não imaginasse que pudesse ter esse desfecho.
Embora tivesse reconhecido que os acidentes analisados pelo órgão haviam sido causados pelo deslocamento do tapete, a Toyota justificou que nesses casos houve má fixação ou uso de produtos de terceiros não homologados pela empresa.
A montadora, no entanto, ignorou o fato que um simples tapete mal fixado ou fora do padrão não poderia provocar uma aceleração repentina como, de fato, ocorreu. O leitor Hélio resumiu perfeitamente a situação: “Se o tapete é tão perigoso assim, por que a Toyota não o colocou como equipamento de série?”, comentou no post anterior.
A montadora se reuniu esta tarde com o Ministério da Justiça, em Brasília, que determinou o recall do modelo. A Toyota aceitou o fato, mas o considerou uma imposição. Agora ela espera o levantamento dos modelos envolvidos para preparar o chamado e a solução para o problema.
É de se estranhar que três montadoras tão tradicionais como Volkswagen, Fiat e agora Toyota tenham buscado o pior caminho para resolver as suspeitas de defeito em seus carros. Todas acabaram gastando mais do que seria necessário para sanar os problemas e acumularam um desgaste desnecessário ao tentar contestar as decisões da justiça. Aparentemente, recall só vale se partir do próprio fabricante, caso contrário a regra é negar até o fim, mesmo promovendo o reparo. Triste.
Parece-me que não foi apenas o tapete o produto que deixou de ser homologado pela Toyota, por ser considerado mero acessório. O quesito segurança também foi….
Há alguns anos não esperaria essa atitude da Toyota. Hoje está claro o tipo de direção que a empresa tem no Brasil. O problema real da Toyota é interno – parece um poço sem fim. Problemas graves de segurança que ninguém sabe a causa. Recalls de milhões de veículos no mundo todo. Mortes e acidentes graves com consumidores.
A postura da Vw e da Fiat foi inominável – fabricantes de carros de quinta categoria, repletos de problemas, e com falhas de projeto que comprometem a segurança, ainda tem a arrogância de questionar a Justiça – demonstraram total desrespeito para com o cidadão brasileiro.
Será que é só o tapete que enrosca ou tem coisa mais séria acontecendo no mecanismo do pedal? Em alguns casos os motoristas relataram aceleração repentina a baixa velocidade. Em um deles a motorista chocou-se na parede dentro da garagem do prédio e o carro teve perda total: http://www.dzai.com.br//blogdoboris/blog/borisfel…
Eu penso que nessa situação ninguém fica pressionando o pedal do acelerador até o fundo criando a possibilidade que ele enrosque no tapete. No Brasil é sempre assim, jogam a culpa no consumidor e não assumem a cagada que fazem…
Sabe… Sem querer desviar o assunto demais do mundo automotivo, mas já desviando…
Isso é apenas um reflexo da total falta de valores que imperam no Brasil, onde cada vez mais se aposta na memória curta e na morosidade da Justiça. Nada mais nos surpreende, nada mais nos causa espanto. Se a grande mídia não fizer matérias toda semana com o intuito de criar o pânico, qualquer assunto passa despercebido. O que essas montadoras estão fazendo, negando problemas, aceitando na marra seus problemas é uma falta de respeito gigante. É um atestado que eles confiam que podem fazer o que quiserem porque nós somos um povo pacífico (para não dizer bundão) e somos incapazes de impor nossas vontade e convicções, se é que as temos.
Essas atitudes que causam nojo, é coisa de quem acha que o poder econômico pode se impor sobre tudo e todos.
Como uma empresa, reconhecida mundo a fora por seu profissionalismo, e respeito para com o consumidor, se transforma nas terras tupiniquins.
Isso é única e exclusivamente culpa do consumidor tupiniquim.
Aqui tudo é no bundalele, não esperava outra coisa.
O que estraga o pais é esse povinho estúpido, ignorante que não quer evoluir.
O que importa é que tem gostosas na TV, futebol e o mais importante a copa esta logo ai.
“Sou brasileirooooooooo commmmmmmmmmm muitoooooooooo orgulhooooooooooo”
Deus tenha misericórdia.