Polêmica à vista: a Ford aproveitou um levantamento da consultoria IHS Automotive para apontar o Focus como o carro mais vendido do mundo em 2012 até o momento. Mas a Toyota, cujo Corolla era o dono do título, protestou e diz que ele continua à frente já que o IHS não contou modelos considerados parentes próximos do Corolla como o Matrix, Verso e Auris.
Segundo o IHS, foram vendidos no 1º semestre 489.616 unidades no mundo inteiro enquanto o Corolla emplacou 462.187 carros nesse mesmo período. A Toyota, no entanto, argumenta que os modelos em questão somariam 140 mil unidades a esse total, o que deixaria o Corolla com um volume muito superior.
Veja também: Novo Ford Focus estará no Salão do Automóvel
O assunto, dado ao potencial de marketing que gera, é complicado. Como muitas marcas acabam rebatizando seus modelos dependendo do mercado, a situação gera mais dúvidas que certezas. A grosso modo, seria mais lógico considerar um modelo apenas pelo seu nome. No caso do Corolla, o problema é que esses três modelos citados pela marca japonesa são versões bem diferentes e não o mesmo sedã com um nome diferente.
E vocês, leitores, dão razão a quem?
FORD tem razão!!! Concordo que para contabilizar só se fosse o mesmo sedan com mesmo modelo e apenas noome diferente, seria a mesma coisa da ford contabilizar o ford KA europeu com o brasileiro! Ou o figo(indiano) + fiesta(brasileiro)!
claro que e o corolla e so pesqiisar…