O Procon de Minas Gerais tomou uma atitude inusitada a respeito das suspeitas que o Toyota Corolla nacional apresentaria problemas semelhantes aos que foram relatados nos Estados Unidos, sobre o tapete que desliza e prende o acelerador. O órgão, vinculado ao Ministério Público proibiu a venda do sedã a partir desta quinta-feira em todo o Estado.
A medida ficará em vigor até que a Toyota substitua os tapetes dos modelos novos e usados por modelos que não apresentem esse risco. A própria montadora teria reconhecido o problema, por falta de fixação por parte dos clientes, mas o Procon achou o aviso no manual muito discreto.
Certamente, se reconhecer o defeito e tiver de convocar um recall, a Toyota estenderá o chamado para todo o país, mas confirmará que também no Brasil a empresa parece alheia aos problemas que atingem seus carros. Poderia ter aproveitado a época das denúncias nos Estados Unidos para promover a substituição por respeito ao consumidor. Teria tranquilizado sua clientela e mostrado iniciativa antes que algum possível defeito surgisse, mas na época optou por explicar que os carros brasileiros não sofriam do problema por terem outros componentes em seus projetos.
Espero que a atitude do PROCON de Minas Gerais seja imitada nos demais congêneres do Brasil. Basta de abusos contra o consumidor brasileiro!
Depois dizem que os produtos japoneses são melhores sem duvidas sou Gm que controi os melhores carros nacionais.
O PROCON MG ESTÁ DE PARABÉNS,BELA INICIATIVA A FAVOR DO CONSUMIDOR!
Muito bom – é um alívio perceber que existe preocupação real com os direitos do consumidor. E a Prado, que está em recall global – vai chegar aqui também, ou segundo a Toyota os consumidores brasileiros são de outra categoria?
De qualquer forma, o recall do tapete é muito suspeito – alguém da própria Toyota citou que o tapete não seria causa dos problemas. Mesmo porque muitos carros, mesmo das outras montadoras, estariam sujeitos ao problema, mas somente os da Toyota geraram tantos acidentes. A causa mais provável é eletrônica. Outro problema é que carros que experimentaram aceleração total e sem controle não pararam mesmo com procedimentos de emergência – incluindo o caso famoso de um policial e sua família que morreram nos Eua em um Lexus. Duvido muito que um experiente policial rodoviário não tenha tentado salvar sua própria vida e dos seus. Segundo documentos internos da própria Toyota, revelados no mês passado, a empresa conhece os problemas de aceleração desde 2002, pelo menos.
Na Europa a Toyota alterou os pneus da Hilux, para evitar capotamentos, mas aqui nada – continuamos com veículos de freio a tambor, sem ESP e até mesmo sem EBD: Hilux e Sw4. Consumidores reclamam que a Sw4 empena o freio, e a Toyota responde para usar "freio-motor" em carros com câmbio automático…
Motorista de 78 anos "decola" com seu Camry em estacionamento:
http://www.lohud.com/article/20100421/NEWS02/4210…
Nasa investiga aceleração súbita:
http://business.timesonline.co.uk/tol/business/in…
Aceleração repentina Toyota: o desenrolar da estória:
http://thesafetyrecord.safetyresearch.net/2010/04…
Hilux falha teste do alce – Toyota substitui rodas de 16" por 15" na Europa (o Trabant passou no tal teste, como se já não fosse suficientemente ridículo uma picape desse tamanho com rodas de 15"):
http://www.teknikensvarld.se/tvtv/071031-toyota-h…
A Justiça deveria obrigar os fabricantes de utilitários a equipar seus veículos com ESP.
Acabei de comprar um outro carro e estava a fim de comprar um toyota para não ficar com dois Citroen na garagem. Depois que fui a Toyota e fiz o drive descobrir entre a lista de opcionais que nem o altis possui controle de tração ou o ESP como item de série e nem os airbags de cortina. Achei um absurdo isto e decidi comprar outro C4 pallas exclusive que tem estes dois itens de ´serie neste versão e ainda custa 10 mil amenos. apenas o interior que não tem outras opções de cores além do preto que eu não achei legal. A toyota precisa saber que o brasileiro está acordando e está começando a se preocupar com itens de segurança como estes. Eu recomendo a todos que procurem saber a importancia vital que pode ter um item como ESP e airbags laterias para depois decidirem qual Sedan comprar. além do mais a toyota está atolada de recalls e mais recall para fazer em seus carros. Esta é a resposta da toyota frente ao volume de vendas que tem. Total descaso com o Brasileiro.