Pelo terceiro mês consecutivo, o Corolla vendeu mais que o Civic, o sedã líder do segmento dos médios. Os dois carros protagonizam uma disputa há anos, mas ultimamente o Honda manteve a frente com boa margem. Coincidência ou não, bastou o City ser lançado para que o Corolla passasse a fechar as vendas mensais à frente do Civic.
Em julho, foram 4 555 contra 4 273 unidades, em agosto, 3 668 contra 3 386, e em setembro, 5 402 contra 4 295 carros. Só nestes últimos três meses, o Corolla reduzir a diferença em 1 671 unidades. Mas no acumulado do ano, o Civic ainda mantém uma certa vantagem – são 2 300 carros até setembro.
Para dar mais gás ao Corolla, a Toyota lançou há algumas semanas a versão GLi, intermediária entre a XLi e a XEi. Os preços são semelhantes ao do Civic LXS, o mais vendido da Honda.
[poll id=”10″]
Isso se deve possivelmente a 2 fatores:
– A produção do Civic foi reduzida para dar espaço a produção do City
– O City está tirando as vendas do Civic
@Ricardo Júnior
Acho que a segunda alternativa teve mais efeitos (negativos) para o Civic que a primeira. Proponho ainda uma terceira:
– o Civi já perdeu o impacto visual de novidade, então a única vantagem frente ao Corolla está se perdendo
E a Toyota lançou uma versão intermediária do Corola…
Atenção consumidores do Brasil: "O Honda City não é a evolução do Honda Civic!!!".
É um modelo de categoria inferior!
Quem comprou, se estrepou.
Pra comprar um City, compro um Kia Cerato (que se fosse flex venderia horrores!). O Civic está numa categoria superior. Mas no Brasil onde as pessoas preferem pagar proporcionalmente mais para ter um carro menor, certamente a Honda deu um tiro no pé ao lançar o City, pois seus concorrentes (por causa do preço!) estão em casa, são o próprio Civic e Fit, logo a Honda investiu alto pra lançar um carro que não deve aumentar muito sua fatia de mercado uma vez que rouba compradores de seus próprios produtos.
O nome deste fato se chama preços altos e abusivos, os quais são praticados pela Honda. Como eu já disse antes, precisamos nos unir e fazer algo contra os altos impostos e abusos das montadoras.
Juntem-se agora!!! http://twitter.com/Partido_Net
O interessante dessa história é que quando lançaram o novo corolla ninguém acreditava que ele seria páreo para o new civic. Na verdade acho que essa virada que está acontecendo se deve a dois motivos. O primeiro seria a concorrência interna com o city, mas só isso isoladamente não explica. O segundo, talvez mais importante, seria a perda da sensação de novidade que o civic causou com sua nova versão. Essa versão é futurista, bonita, mas com o tempo também é enjoativa. Agora com outros lançamentos os defeitos do civic (suspensão dura, poucos mimos) que antes estavam escondidos pelo manto da novidade estão ficando mais evidentes e as qualidades do corolla também.