Já é meio lugar-comum dizer que 2011 será o ano dos sedãs médios. São tantas novidades que alguém em sã consciência nem deveria trocar de carro agora – só lá para dezembro. Com tantos rivais, o que a líder Toyota pode fazer? Além de dar um tapa no visual do Corolla a montadora japonesa requisitou um reforço de peso, o Capitão Nascimento.
Bom, para ser sincero, há uma certeza e um palpite no texto acima. A certeza: a Toyota contratou o ator Wagner Moura para estrelar os comerciais da marca (além dele também Selton Mello). Já o palpite deste blogueiro é que ele fará a campanha do Corolla. Posso estar errado, mas se acertar será uma bela virada de estratégia para um veículo que já teve Brad Pitt, o “Benjamin Button”, como estrela em 2002. Afinal, ao contrário do personagem do ator americano, o Corolla, a cada ano que passa, fica mais com cara de carro velho.
Uma reportagem do jornal Automotive News, nos Estados Unidos, relata justamente essa impressão. Que o Corolla está ficando ultrapassado perante os novos concorrentes, como Cruze, Focus e Elantra. Segundo um analista ouvido, “as pessoas estão descobrindo que não precisam se contentar com carros básicos no segmento compacto (NB: para eles)”. Os novos sedãs lá têm se preocupado em oferecer mais conteúdo para quebrar a tradição dos japoneses, fenômeno que ocorre em vários mercados, inclusive o Brasil.