Já é meio lugar-comum dizer que 2011 será o ano dos sedãs médios. São tantas novidades que alguém em sã consciência nem deveria trocar de carro agora – só lá para dezembro. Com tantos rivais, o que a líder Toyota pode fazer? Além de dar um tapa no visual do Corolla a montadora japonesa requisitou um reforço de peso, o Capitão Nascimento.
Bom, para ser sincero, há uma certeza e um palpite no texto acima. A certeza: a Toyota contratou o ator Wagner Moura para estrelar os comerciais da marca (além dele também Selton Mello). Já o palpite deste blogueiro é que ele fará a campanha do Corolla. Posso estar errado, mas se acertar será uma bela virada de estratégia para um veículo que já teve Brad Pitt, o “Benjamin Button”, como estrela em 2002. Afinal, ao contrário do personagem do ator americano, o Corolla, a cada ano que passa, fica mais com cara de carro velho.
Uma reportagem do jornal Automotive News, nos Estados Unidos, relata justamente essa impressão. Que o Corolla está ficando ultrapassado perante os novos concorrentes, como Cruze, Focus e Elantra. Segundo um analista ouvido, “as pessoas estão descobrindo que não precisam se contentar com carros básicos no segmento compacto (NB: para eles)”. Os novos sedãs lá têm se preocupado em oferecer mais conteúdo para quebrar a tradição dos japoneses, fenômeno que ocorre em vários mercados, inclusive o Brasil.
Definitivamente o Toyota corolla nã terá vida fácil no segmentos dos sedãs médios,e está com o visual datado cada ano que passa,só aparentando ser mais moderno que o triste e quase falecido vectra.Pede prá sair corolla!
O Corolla está ficando velho por fora e por dentro, porque mecanicamente nunca foi grande coisa – câmbio e suspensão são da época da vovozinha. E em termos de equipamentos sempre ficou devendo.
A Toyota começou relativamente bem no Brasil, mas em pouco tempo se tornou tão hipócrita quanto as outras montadoras, com modelos mal equipados, atrasados e preços absurdos. O agravante é que todos os modelos Toyota sulamericanos estão nesse nível: Corolla, Hilux e SW4 – projetos prá lá de antiquados, sem esp, sem ebd e sem multiplos airbags. Corolla com eixo rígido atrás. Os freios subdimensionados da SW4 são bem conhecidos, e a Toyota na cara de pau nunca deu ouvidos aos proprietários – um veículo caro que ainda usa freios a tambor atrás!
quem dera se os brasileiros tivessem a mesma impressão:
"as pessoas estão descobrindo que não precisam se contentar com carros básicos no segmento compacto"
@John
Nossa, estou pasmo com a tecnolgia da vovozinha da toyota!!!!!! é impressionante que o cara paga carissimo num corolla e ele vem com freio a tambor atras!! será que o altis 2.0 de 90 mil tbm é tambor atrás?!……..o elantra está chegando e num futuro breve, os chineses quando melhorarem o design e a tecnologia tbm vão incomodar e muito essa corja de safados que são os fabricantes nacionais, pis eles fatalmente vão perder mercado!
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fernando meier :
@John
…será que o altis 2.0 de 90 mil tbm é tambor atrás?!
No Altis 2.0, freios a disco não ventilado e eixo rígido, em um carro praticamente o mesmo preço do Fusion V6 AWD. Falta de vergonha total da Toyota.
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fernando meier :
@John
Nossa, estou pasmo com a tecnolgia da vovozinha da toyota!!!!!! é impressionante que o cara paga carissimo num corolla e ele vem com freio a tambor atras!! será que o altis 2.0 de 90 mil tbm é tambor atrás?!……..o elantra está chegando e num futuro breve, os chineses quando melhorarem o design e a tecnologia tbm vão incomodar e muito essa corja de safados que são os fabricantes nacionais, pis eles fatalmente vão perder mercado!
Se eu não me engano, todas as versões atuais do Corolla vendidas no Brasil trazem freios a disco nas quatro rodas. Já o SW4 não, esse realmente tem freios a tambor nas rodas traseiras.
Gosto do Corolla mesmo sabendo que seu visual não é modernão. Gosto do carro, acho ele gostoso de dirigir, estável, confortável, com um bom motor na versão 1.8, e que dá pouca manutenção (e quando dá é barato). Enfim, sei que o New Civic tem um visual mais esportivo, porém o mesmo é menos confortável, e menos equipado que o Corolla.
Seeu fosse comprar um Sedan Medio atualmente, ficaria muito balançado pelo Fluence, e o Corolla.
Talvez esperasse pelo Cruze ou pelo "New-New Civic", não pelo Elantra (que apesar de ser bonito, bem equipado, moderno, é um Hyundai caro de manter, e representado pela CAOA). Ou seja, fora de cogitação.
Enfim, apesar de preferir sedans, acho que os Hatches médios estão melhores servidos.
@John
O Corolla nacional nuca teve tambor atrás e os motores 1.8 e 2.0 da Toyota est~so entre os mais modernos da categoria, com bloco de alumino, comando de valvulas variavel (duplo no 2.0 e este anos será duplo no 1.8) e mais um monte de coisas que eu não lembro. Meu pai já teve um Corolla (modelo antigo) e segundo ele, foi um dos melhores carros que ele já teve, fazi 11 km/l na cidade e 16 km/l na estrada e não deu defeito nenhum durante os 200.000 km que ele rodou com o carro
Garanto que muitos fabricantes gostariam de ter 50% da eficiência (consumo x desempenho), 20% da confiabilidade da mecânica e 50% do custo de propriedade da vovozinha do Corolla.
Quem tem ou já teve um Corolla e já teve outros carros, sabe do que falo. Com relação á Hilux então nem se fala. Não há comparação.
A Hyundai ainda vai ter que ter maior seriedade e sinceridade aqui.
Pelo jeito, muitos acreditam nas propagandas da Hyundai. Basta consultar o CONAR e a justiça de SP para ver.
Eu ja tive Corolla,
E carro com pouco design, poucos opcionais para o preco… Caro. E porque acho o carro otimo?? Porque nunca fui tratado como palhaco em nenhuma concessionaria, preco justo, atendimento tecnico claro e eficiente. nunca houve empurrometro. Cuidado com este coreanos… Um dia eles vao ficar bom mas por enquanto nao bata ou quebre se tiver um porque vai ter que esperar alguns meses para receber alguma peca importada do outro lado do mundo….
@Eduardo Cl
Se você ler o que escrevi verá que não disse que o Corolla tem freio a tambor, quem tem freio a tambor é a SW4 e Hilux. O Corolla tem barra de torção atrás, um recurso que era encontrado no Uno Mille antigamente… mas de acordo com a paupérrima lista de equipamentos do modelo.
O que não dá para concordar é a Toy querer vender o Corolla sem equipamentos, um modelo que em qualquer mercado civilizado é "de entrada" (nos Eua é carro de estudante, como o Civic), por preço de médios de qualidade. A Toy aqui vende pose e fantasia, está na hora do nosso consumidor acordar p/ realidade.
@Marcio
Caro Marcio, entendo seu ponto de vista e concordo, mas há outros fatores a considerar. Não justifica a Toy querer vender um reles Corolla por preço de Porsche (é o que você paga aqui) apenas porque eles fazem o mínimo que é ter as peças disponíveis. Infelizmente não são todas as marcas que agem assim, mas considero isso uma falha das demais, pois o respeito ao consumidor e à Lei é o mínimo que deve haver.
A Toy ainda deve muitas explicações ao mercado – diante de tudo o que houve, que não foi pouco, se depender de mim na atual geração e na próxima não haverá Toyota na família.
@John
Todos carro vendidos aqui são caros, TODOS. Pra mudar isso, só com uma reforma tributaria e concientizando o povo, ou seja nunca
@John
A Toyota esta fazendo outro recall mundial atualmente e ainda é a maior montadora do mundo. Fatos:1) Qualquer carro no Brasil é caríssimo, vide comentário do Eduardo CI, 3) um Porsche Cayenne custa a partir de R$116.000,00 aqui na Europa. 2) As montadoras ganham rios de dinheiro do Brasil, assim como o Governo (quem paga eh o povo).
Meu ponto é o seguinte: 1) Estou falando de qualidade e transparência e isto a Toyota tem. 2) Pode ate ser que a tecnologia/equipamentos que ela emprega no Brasil não seja a de ultima geração comparando com os coreanos (KIA e Hyndai) mas se depender de mim propaganda enganosa nunca vai entrar na minha garagem.
@Marcio
Se você tem Toyota já entrou. Protelaram até aonde puderam os recall, ocultaram os problemas e as provas, e estão sendo processados. Em vários países. Aqui, mandam o proprietário de SW4 usar o "freio-motor" para evitar empenamento – detalhe é que os veículos são automáticos. Isso é o que você chama de transparência?
@Eduardo Cl
O que você prefere, pelo mesmo preço (data de lançamento): Corolla 2.0 com barra de torção ou Fusion V6 AWD? Para mim isso é ludibriar o consumidor. Todos são caros, alguns são verdadeiras mentiras sobre rodas.
@John
Prefiro um Corolla Gli 1.8 , o Altis foi feito para não vender