Tudo para conter o ímpeto da Honda com o novo Civic, dizem. A Toyota irá adotar o leve facelift introduzido no Corolla americano e europeu e, segundo a revista Quatro Rodas, lançará a linha 2012 em março, mais tardar, abril. A receita? Para-choques mais refinados, leves mudanças nos faróis e lanternas (que ganham leds) além de algumas novidades técnicas.
Entre elas, estão viva-voz Bluetooth, entrada USB, e novo câmbio automático de seis marchas, mais que apropriado, no lugar do atual de 4 velocidades. Comenta-se que o motor 1.8, das versões XLi e GLi, ganhará comando variável tanto nas válvulas de admissão e de escape, o chamado “Dual VVTi”.
Não sei o que vocês pensam, mas, a despeito dessa briga tradicional toda entre Corolla e Civic, acredito que o público de ambos seja diferente hoje em dia. Que há uma pequena sobreposição, não há dúvida, mas, com a mudança de perfil do Honda, fica difícil imaginar alguém que gosta de uma suspensão mais firme e de respostas rápidas da direção, por exemplo, migrar para o Toyota. Ou o inverso: quem busca conforto e um carro mais asséptico, mudar para o rival.