A Toyota anunciou nesta sexta-feira, 27, as linhas dos utilitários Hilux e SW4 equipados com motorização a diesel. Os modelos agora vêm equipados com o novo motor D-4D 3.0L 16V com Intercooler, TGV (turbo de geometria variável), common rail e injeção direta, que gera potência máxima de 171 cv a 3.600 rpm e um torque máximo de 36,7 kgfm entre 1.400 e 3.200 rpm, com a transmissão automática.
O novo propulsor da linha Hilux e SW4 a diesel atende às exigências do Proconve L6 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), criado pelo conselho Nacional de Meio Ambiente para veículos leves de até 3,5 toneladas.
Além disso, o novo motor dos Toyota conta com um sistema de controle de emissões com funcionamento cíclico fechado que ajusta a injeção de combustível eletronicamente, favorecendo a redução das emissões de poluentes, por meio da queima completa do combustível antes da sua liberação no escapamento. O sistema ajusta automaticamente a quantidade e o momento da injeção do combustível na câmara de combustão.
Cada injetor de combustível é equipado com um sensor que comunica a pressão do combustível injetado para o computador que gerencia o motor.
Além do novo motor, as novas Hilux e SW4 a diesel oferece agora uma nova transmissão automática de cinco velocidades, dotada de Sistema de Inteligência Artificial. Este mecanismo gerencia o funcionamento da transmissão, selecionando a marcha mais adequada de acordo com o estilo de direção do condutor. A atuação do Sistema de Inteligência Artificial leva em consideração a posição do acelerador, a velocidade do veículo, a rotação do motor e a atuação dos freios e também avalia o percurso por onde o veículo está trafegando (subidas, retas ou decidas).
A lista de equipamentos da Hilux e da SW4 também receberam novidades. Agora há um sistema de navegação GPS incorporado na central multimídia, que conta com tela de 6,1 polegadas touchscreen e câmera de ré e conexão Bluetooth com microfone localizado no console do teto.
A novidade da linha Hilux 2012 a diesel é a adição da versão cabine dupla SR 4X4 com transmissão automática, que completa as versões intermediárias, antes oferecidas somente com transmissão manual de cinco velocidades.
Na gama de versões, a novidade é a introdução da versão diesel SR 4X4 automática no catálogo da Hilux, fazendo com que a picape esteja a disposição do consumidor em nove configurações com motor a diesel.
Outra novidade na linha Hilux é que o motor diesel 2.5L D4D de 102 cv foi descontinuado, o que significa que as versões Standard da Hilux passam a ser equipadas também com o novo motor diesel 3.0L D4D turbo intercooler de 171 cv.
A linha da SW4 também ganhou uma nova versão, a SR 4X4 diesel 3.0L D-4D com transmissão automática para 5 passageiros.