Lançado em meados de 1996, o Fiat Palio chega a sua quinta geração, totalmente reformulado, desde o design à plataforma. O hatch da empresa italiana foi apresentado em um evento na Grécia na semanapassada à concessionários, para que imagens do modelo não chegassem ao Brasil. Porém, a estratégia da Fiat não foi muito bem sucedida e imagens do Novo Palio 2012 caíram na rede, como mostra uma publicação do site MotorClube.
Já antecipado por diversos flagras e projeções, o Novo Fiat Palio 2012 ostenta um visual bem parecido com modelos maiores e até menores da marca. Na dianteira, o automóvel remete ao hatch premium Punto e ao compacto Uno, pelos faróis arredondados e tomada de ar inferior, respectivamente. Até o 500 entrou na dança. O hatch mexicano “emprestou” ao Palio o bigodinho cromado que abriga o logotipo da Fiat.
Na lateral, o modelo ganhou uma linhas mais marcantes, no entanto, com vincos discretos e janelas arredondadas. A traseira nada tem a ver com as antigas gerações do Palio. As lanternas ovais elevadas, a tampa do porta-malas e o para-choque com uma peça preta com defletores e suporte de placa lembram o Novo Uno.
Já no interior, mais novidades. O painel dividido em três partes, também lembra o do irmão Uno. O volante ganhou formas circulares e agora integra os comandos do sistema de som. No console central, há uma peça com acabamento em preto “piano”, que abriga as saídas de ar circulares e o sistema de som. O desenho interno das portas é semelhante ao do Punto.
Além das versões convencionais, haverá a variante Sporting que, como o próprio nome sugere, terá apelo esportivo. No quesito visual, o Palio Sporting terá spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais, moldura preta na caixa de roda, adesivo na extremidade das maçanetas, aerofólio na cor preta, faróis e lanternas com máscara negra, ponteira dupla cromada e uma “entrada de ar” próximo aos adesivos, como na Chevrolet Captiva.
O interior do Sporting há exagerados tecidos em vermelho nas portas e volante, assim como nas maçanetas. O banco recebeu costura na mesma tonalidade dos demais tecidos. O grafismo do painel de instrumentos também é diferenciado.
O espaço interno também cresceu. Segundo o site Autos Segredos, o Fiat ganhou 5 centímetros no entre-eixos, 3 cm no comprimento, 6 cm na altura e 3 cm na largura, ficando com 2,42 metros, 3,88 m, 1,51 m e 1,67 m, respectivamente. O porta-malas terá 280 litros, mas com o encosto do banco traseiro reclinado, a capacidade salta para 290 l, como no Novo Uno.
No quesito versões, o Novo Fiat Palio terá a de entrada Attractive 1.0 e 1.4, a Essence 1.6 16V, intermediária e a Sporting 1.6 16V, topo de linha. Os motores 1.4 EVO e o 1.6 E.torQ terão a opção de transmissão automatizada Dualogic, na qual a Fiat ironicamente nomeia de automática.
O preço sugerido para o modelo deverá ser na casa de R$ 30 mil para a versão Attractive básica, R$ 35 mil para a Essence sem opcionais e estimados R$ 45 mil para a Sporting. O Fiat Palio 2012 deverá chegar às concessionárias no início de novembro.