Lançado em meados de 1996, o Fiat Palio chega a sua quinta geração, totalmente reformulado, desde o design à plataforma. O hatch da empresa italiana foi apresentado em um evento na Grécia na semanapassada à concessionários, para que imagens do modelo não chegassem ao Brasil. Porém, a estratégia da Fiat não foi muito bem sucedida e imagens do Novo Palio 2012 caíram na rede, como mostra uma publicação do site MotorClube.
Já antecipado por diversos flagras e projeções, o Novo Fiat Palio 2012 ostenta um visual bem parecido com modelos maiores e até menores da marca. Na dianteira, o automóvel remete ao hatch premium Punto e ao compacto Uno, pelos faróis arredondados e tomada de ar inferior, respectivamente. Até o 500 entrou na dança. O hatch mexicano “emprestou” ao Palio o bigodinho cromado que abriga o logotipo da Fiat.
Na lateral, o modelo ganhou uma linhas mais marcantes, no entanto, com vincos discretos e janelas arredondadas. A traseira nada tem a ver com as antigas gerações do Palio. As lanternas ovais elevadas, a tampa do porta-malas e o para-choque com uma peça preta com defletores e suporte de placa lembram o Novo Uno.
Já no interior, mais novidades. O painel dividido em três partes, também lembra o do irmão Uno. O volante ganhou formas circulares e agora integra os comandos do sistema de som. No console central, há uma peça com acabamento em preto “piano”, que abriga as saídas de ar circulares e o sistema de som. O desenho interno das portas é semelhante ao do Punto.
Além das versões convencionais, haverá a variante Sporting que, como o próprio nome sugere, terá apelo esportivo. No quesito visual, o Palio Sporting terá spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais, moldura preta na caixa de roda, adesivo na extremidade das maçanetas, aerofólio na cor preta, faróis e lanternas com máscara negra, ponteira dupla cromada e uma “entrada de ar” próximo aos adesivos, como na Chevrolet Captiva.
O interior do Sporting há exagerados tecidos em vermelho nas portas e volante, assim como nas maçanetas. O banco recebeu costura na mesma tonalidade dos demais tecidos. O grafismo do painel de instrumentos também é diferenciado.
O espaço interno também cresceu. Segundo o site Autos Segredos, o Fiat ganhou 5 centímetros no entre-eixos, 3 cm no comprimento, 6 cm na altura e 3 cm na largura, ficando com 2,42 metros, 3,88 m, 1,51 m e 1,67 m, respectivamente. O porta-malas terá 280 litros, mas com o encosto do banco traseiro reclinado, a capacidade salta para 290 l, como no Novo Uno.
No quesito versões, o Novo Fiat Palio terá a de entrada Attractive 1.0 e 1.4, a Essence 1.6 16V, intermediária e a Sporting 1.6 16V, topo de linha. Os motores 1.4 EVO e o 1.6 E.torQ terão a opção de transmissão automatizada Dualogic, na qual a Fiat ironicamente nomeia de automática.
O preço sugerido para o modelo deverá ser na casa de R$ 30 mil para a versão Attractive básica, R$ 35 mil para a Essence sem opcionais e estimados R$ 45 mil para a Sporting. O Fiat Palio 2012 deverá chegar às concessionárias no início de novembro.
Não é 5ª geração, é a segunda! As outras foram apenas reestilizações da 1ª, lançada em 1996.
Pra mim é a 4a geração. Do G1 pro G2, houve uma considerável diferença, assim como da G2 para a "g3", repetida com facelift na "g4". Portanto, pra mim, este Novo Palio é o G4.
G1 – meio ruinzinho
G2 – bem ágil
G3 (g3, g4) – molengão
G4 – Puntinho
Palio : R$45.000,00 — Sem comentários
gostei bastante do design, remete aos bons projetos da Fiat em seus carros compactos e baratos (ok, no Brasil nem tanto). Só acho que a engenharia está muito "adventurizada". Olhem o tamanho do vã-livre da versão Essence; tem jipe por aí que é mais baixo que isso…
O CARRO FICOU MUITO BONITO, COM DETALHES BEM MARCANTES, O INTERIOR BEM DIFERENTE A ACABADO…..O PREÇO NÃO SERÁ 45.000 MIL….PODE SER SOMENTE NA VERSÃO SPORTING….
ESSE CARRO VAI SAIR BEM NO MERCADO…..COM E ETOR-Q 1.6 DE 117 CV, ELE DEVE SER BEM LEGAL DE DIRIGIR….DETALHE, A FRENTE DO PALIO FICOU BEM PARECIDA COM O BRAVO E NÃO DO PUNTO…
@Leandro Pi,
…"Olhem o tamanho do vã-livre da versão Essence; tem jipe por aí que é mais baixo que isso…"
Eu não havia reparado nesse detalhe, parece realmente um pouco alto. Vamos aguardar as medidas fornecidas pelo fabricante para comparações.
Aceita trocar no meu play 2….hum não?
melhor que o gol… mas os preços forem assim… CRUZES….
Quanto ao carro, achei realmente uma evolução… Embora ainda ache que o espaço interno deixa bastante a desejar frente à concorrência (palavra de quem já teve Palio). Eu apostava em um projeto com entre-eixos e altura maior pra fazer frente aos compactos familiares (Fox, Sandero e Agile, respectivamente), mas ao que parece isso não deve ser prioridade para a Fiat.
A porção central superior do painel me remeteu ao Agile e, nesse aspecto, ficou positivo.
Agora, esses incrementos da versão Sporting… Qualquer loja de som de bairro faria algo mais decente… Xuning de 5ª categoria!
O consumidor brasileiro deveria fazer como nos outros países: somente considerar um veículo após ter conhecimento de suas características – a mais importante, em carros básicos, é a segurança. O desenho está atual e interessante, mas com esses preços, quais os equipamentos incluidos? Compartilha plataforma com quais outros modelos? Somente considerem esses carrinhos após termos acesso aos testes do LaNCAP. Em minha opinião, se quiserem que mudar esse mercado hipócrita, deixem de comprar das montadoras da anfavea.
@Comanche.
Essa é minha suspeita. O Bravo tb sofreu com isso. Vc pega uma foto do belo carro italiano e ele é de um jeito. No Brasil, nem com rodas aro 17 ele fica com a caixa da roda preenchida pelo jogo roda+pneu. O Palio Sporting das fotos não tem esse problema por causa das rodas 16´, suspensão rebaixada (aparentemente) e arco das caixas com moldura preta. E com o Punto tb é assim! Quando eu paro o meu T-JET ao lado de um ELX ou um Sporting mesmo, fica evidente o trbalho de "adventurização" na suspensão das versões convencionais…
@Brc/VnaC; seu argumento é válido, mas no momento a única coisa que podemos analisar é o design do carro, que na minha opinião mudou da água do vinhdo, indo do compacto mais desengonçado para o mais elegante da categoria. Podemos especular que um Palio com o eTorq 1.6 vai andar bem e que o 1.4 vai continuar a mesma porcaria. Mas além disso, o resto é mal-humor mesmo….
@Leandro Pi, você está correto, e eu tenho consciência de passar pelo sujeito mais chato do planeta – eu também gostei do desenho novo.
Mas minha preocupação é que as montadoras ludibriam os brasileiros com imagens – porém, o conteúdo é sempre pobre, e muitas vezes perigoso. Nós que temos o discernimento temos que mudar a concepção do consumidor brasileiro que compra sonhos, paga muito caro e leva ilusões – como carros com nomes de modelos europeus e muitas vezes usando plataformas obsoletas adaptadas. Não que seja o caso, mas é importante desde já cobrar os testes do LaNCAP para todos os lançamentos. Se nesse discurso repetitivo eu conseguir conscientizar um consumidor e salvar uma vida, já me dou por satisfeito. Saudações.
parece o irmão punto, mais ficou bacana a Fiat com carros populares vai bem….
Corrige o titulo aí que tá errado! O Palio chega à segunda geração, G2, na verdade. Gerações são consideradas quando há desenvolvimento de nova plataforma e todos os modelos anteriores não passaram de reestyling do original de 1996 – a plataforma e a forma básica da carroceria sempre foram as mesmas, apenas mudaram os estampos externos.
Realmente o carro ficou bonito.
Sim, isso é a 2º geração. Bom painel, bonito de frente e de trás. De lado não me parece grande coisa, mas com certeza terá boas vendas. Faltou originalidade, pois é muito semelhante ao Punto. Que tal o Panda europeu por aqui?
– Melhorou bastante…. e fica cada vez melhor que o GOL….
pena ja nao vir com AIRBAG E ABS de SERIE.
Nao ligo de pagar caro…. mas sem segurança nao dá!
Ficou mto bom!!! Pena eh o preco! Ain da pagamos mto caro por carros q deveriam ser melhores, ou entao prec os mais justos como em outros paises!!
Belo carro, será muito bem aceito no mercado como todos lançamentos da FIAT a exemplo do Novo Uno muito criticado mas que desbancou o Gol e hoje se encontra em 1º lugar no ranking nacional. Será um sucesso de vendas!
Que coisa horrível, sem mais comentário…
Podem falar que quiserem,comprei o meu ontem,um Sporting(branco) paguei 42.500 e estou muito satisfeito,prazo de entrega é que tá foda + – 60 dias,mas tô feliz!