Favorito entre os taxistas, o sistema Tetrafuel poderá equipar alguns modelos da Fiat nos Estados Unidos, segundo Sergio Marchinne, presidente dos grupos Fiat e Chrysler. “Temos caixa suficiente para investir nas tecnologias que serão necessárias para reduzir emissões no futuro. E também já temos muitas dessas tecnologias desenvolvidas, como o sistema Tetrafuel que você conhece melhor do que eu no Brasil”, disse o executivo em entrevista ao site Automotive Business.
Ainda exclusivo do sedã Siena, o Tetrafuel pode rodar com quatro combustíveis diferentes (gasolina pura, gasolina brasileira (E22), etanol (E100) e gás natural (GNV)). De acordo com Marchionne, o sistema iria passar por devidas atualizações, para cumprir as apertadas metas de economia de combustível e emissões exigidas nos EUA. Por lá, são poucos automóveis que rodam com o E85, combustível composto por 85% de etanol e 15% de gasolina, solução adotada para evitar o tanque de partida a frio.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu reforçar o desenvolvimento de motores a gás no país. Até 2025, a meta de consumo médio para cada montadora é de 23,4 km/h. “Se não pudermos cumprir objetivos mais de uma década adiante será melhor fecharmos as portas e fazer outras coisas”, brincou Marchionne. Para ele, o futuro será de múltiplas escolhas: “Minha melhor leitura do futuro é que as respostas para bater as metas de 2025 envolvem o uso de múltiplas tecnologias”.