Dito e feito: os problemas com falta de componentes vindos do Japão já afeta as vendas da Honda no Brasil. A marca, que já chegou a ser a 5ª mais vendida do país em 2009 (só atrás das quatro tradicionais), caiu para 10º no ranking de maio – e por pouco não foi ultrapassada pela Kia.
A Honda já tinha sido superada pela Hyundai em abril e agora ficou para trás da Peugeot, Citroën e Toyota. Se a expectativa se confirmar, a montadora japonesa vai perder ainda mais espaço em 2011. No acumulado do ano, ela ainda está em 6º, mas com a Hyundai na cola.
Uma das vítimas do problema, o Civic, já enxerga a sombra do Jetta. Ultrapassado pelo Cerato – que aliás emplacou 3.000 unidades mês passado, um recorde -, o Honda teve apenas 2.162 unidades vendidas enquanto o Volkswagen chegou a 1.745 carros, número que pode aumentar.
Por outro lado, a Toyota não acusou problemas como sua conterrânea. Suas vendas até subiram no mês passado, mas a tendência é que ela perca fôlego se não conseguir voltar a receber peças do Japão.
tá certo que esse problema não tem nada a ver com a percepção dos consumidores com relação ao preços abusivos da Honda, MAS BEM FEITO!
Espero que depois de normalizada a produção as vendas não sejam retomadas e a empresa se veja obrigada a equipar melhor seus carros e a baixar seus preços
Sem hipocrisia e falsos sentimentalismos:
O que move a economia do Japão são as exportações, preponderantemente para os EUA.
Devem estar fazendo "das tripas coração" para atender a todo custo o mercado ianque, mesmo que isso custe alguns empregos num país subdesenvolvido chamado Brasil, cujo povo "acha" que sabe de carro, mas paga caríssimo por carros defasados, pelados e inseguros.
A Honda sabe que o que produzir aqui vende, quando quiser, como quiser e o pior: pelo preço que quiser. Acho que ela não está muito preocupada com a queda no ranking não…
Indignado tem razão,o foco das japonesas é o mercado americano.
Um colega meu que trabalhou na área de importação da Honda, logo na época que eles abriram a fábrica no Brasil, me disse que os carros são quase montados em regime de CKD, de tanta dependência que eles têm da da matriz no Japão… Talvez essa seja uma explicação para os preços tão altos, pois eles pagam imposto de importação até pra parafuso de roda, se bobear.
Não vou dizer BEM FEITO porque uma desgraça natural como aquela causou bem mais que prejuízos financeiros, mas os japoneses da Honda terão que abrir os olhos daqui pra frente…
Alguém sabe dizer se esse "bloqueio" de peças só afetou o Brasil ou outros mercados também? Sabe dizer se quem já possui um Honda aqui pode ser afetado por falta de peças de reposição?
Curioso que Toyota e Suzuki também são conterrâneas e não foram tão afetadas assim pois estão vendendo a doidado.
honda merece sair deste lugar!!!
se bem q o new new new new civic nao tem nada de novo a nao ser o mal gosto das mudancas!