Dito e feito: os problemas com falta de componentes vindos do Japão já afeta as vendas da Honda no Brasil. A marca, que já chegou a ser a 5ª mais vendida do país em 2009 (só atrás das quatro tradicionais), caiu para 10º no ranking de maio – e por pouco não foi ultrapassada pela Kia.
A Honda já tinha sido superada pela Hyundai em abril e agora ficou para trás da Peugeot, Citroën e Toyota. Se a expectativa se confirmar, a montadora japonesa vai perder ainda mais espaço em 2011. No acumulado do ano, ela ainda está em 6º, mas com a Hyundai na cola.
Uma das vítimas do problema, o Civic, já enxerga a sombra do Jetta. Ultrapassado pelo Cerato – que aliás emplacou 3.000 unidades mês passado, um recorde -, o Honda teve apenas 2.162 unidades vendidas enquanto o Volkswagen chegou a 1.745 carros, número que pode aumentar.
Por outro lado, a Toyota não acusou problemas como sua conterrânea. Suas vendas até subiram no mês passado, mas a tendência é que ela perca fôlego se não conseguir voltar a receber peças do Japão.