Com jeitão de Smart, o mini-carro da Mercedes, a Tata apresentou hoje em Genebra o Nano Europa, uma versão mais bem acabada e equipada do modelo tido como o mais barato do mundo. As diferenças são evidentes. Faróis, rodas, frisos e equipamentos como ABS mostram que o carro indiano também pode servir para clientes mais exigentes.
Mas a maior mudança no carro não está muito visível. É a distância entre-eixos maior, para deixá-lo mais estável, confortável e seguro. Foram nada menos que 19 cm de acréscimo, ainda assim o monovolume possui apenas 2,28 m de entre-eixos, 8 cm a menos que o Uno Mille.
E tem mais: o Nano Europa tem espelho retrovisor direito, rodas de liga aro 14, direção elétrica e até faróis de leds. E como Ratan Tata quer provar, o Nano é seguro e por isso possui controle de estabilidade. Ah, sim, com tanta coisa o preço na Europa ficará longe dos US$ 2 500 do modelo indiano. Falam em US$ 6 350 pela versão de entrada, ou cerca de R$ 15 000 sem impostos de importação.
Ratan voltou a falar na venda do Nano no Brasil garantindo que as conversas com a Fiat estão adiantadas. Pode ser que ele seja feito aqui ou na Argentina mas a pergunta que não quer calar é:
Teremos o Nano indiano ou o Europa?