Com o objetivo de ampliar as vendas do “utilitário lameiro” Stark no mercado nacional, a TAC Motors (Tecnologia Automotiva Catarinense) anunciou nesta quarta-feira (22) a transferência da linha de montagem do jipe de Joinville (SC) para Sobral, no Ceará. O acordo do governo cearense com a marca foi afirmado no último dia 15 de fevereiro, mas a TAC só anunciou hoje.
De acordo com a TAC, serão investidos R$ 200 milhões nos próximos três anos para as suas novas instalações, que começaram a ser operadas em um galpão e contará com 60 mil metros quadrados de área e 100 mil metros quadrados de pátio.
As primeiras unidades, contudo, saíram da linha cearense já em junho deste ano. Com essa nova fábrica, a TAC pretende vender 60 unidades ao mês do jipe, volume quatro vezes maior que o atual. Posteriormente, a fábrica terá capacidade para produzir 3 mil veículos por ano.
Segundo Neimar Braga, presidente executivo da TAC Motors, serão 500 empregos diretos e 700 indiretos, que serão gerados pela empresa “cearense” nos próximos anos. Além do jipe Stark 2.3, a TAC Motors também fabricará por lá a versão IRV, que nada mais é do que um Stark militar para ser utilizado como veículo especial de inteligência.