O grupo Renault/Nissan prepara a chegada de dois novos modelos ao mercado brasileiro entre os dias 16 e 18 de março. São eles o sedã compacto Symbol e a minivan Livina, respectivamente. Enquanto o Renault já é fabricado na Argentina, o Nissan teve sua produção iniciada há pouco tempo no Paraná.
Ambos, no entanto, têm algo em comum, a dura tarefa de brigar em segmentos concorridos e com produtos superiores. A Livina, por exemplo, terá de enfrentar ninguém menos que o Fit, da Honda, sem contar Idea e Meriva. Seu design é mais antigo, mas o modelo contará com uma versão de 7 lugares mais para a frente. O motor 1.8 Flex também será um bom argumento da minivan, que deve custar a partir de R$ 50 000.
Já o Symbol tentará brigar com as versões mais equipadas dos sedãs compactos como o Voyage, Siena e 207 Passion, além do Polo Sedan. Para isso virá até com ar-condicionado digital, entre outros. Mas seu design certamente deixará a desejar: quem viu o carro ao vivo diz que é um Clio Sedan melhorado com peças do Logan e Sandero.
O preço deverá partir de R$ 42 000 com motor 1.6 16V bicombustível. O primeiro a chegar, na terça, será ele e, no dia seguinte, o Livina.
Esses feios que me desculpem, mas beleza é fundamental. Espero que pelo menos tenham qualidade.
não passam de carrinhos para o 3o mundo…detestáveis. Portanto, acho que venderão bem no Brasil…
já disseram tudo: dois carros feios, dois projetos pro terceiro mundo. e a Nissan segue fabricando carros esquisitos…
A frente do Symbol e a traseira da Livina são horríveis! Além disto, o Symbol não passa do antigo Clio Sedan "remaqueado" e a Livina é a minivan do Logan (construída na mesma base), apesar de não ostentar a marca Renault.
Mais dois modelos "destinados à países emergentes", que além de defazados (ouro de tolo), são cobrados como ouro!!!
naum o Voyage eo 207 q sao carro de 1º mundo entao naum tem carro mais feios que os da volks e Peugeot e vcs vai falar merda dos carros da Renault ….vcs naum tem é bom gosto . vcs devem ter na garagem um celta basico e branco pra falar desses carros …..fala mau pq naum tem dinheiro pra compra !!!
Qualidade é fundamental. Coisa que, aliás, falta em boa parte dos carros fabricados no Brasil. Anote, o livina vai concorrer com que os seguintes carros: meriva (da quase falida GM),idea (da fiat) e como o honda fit. Portanto, só este último, quanto a qualidade, comncorrerá diretamente com o livina. Agora, certamente, pelo que foi anunciado, o grande obstáculo da nissan/renault, no que se refere a venda o livina no brasil, será quanto o preço cobrado por ele: R$ 50.000,00 nesta crise, ainda é muito caro.
Não sei por quê o autor da notícia fala em design antigo e produto inferior, principalmente quanto ao modelo da Nissan.
Ora, à exceção do Fit, os concorrentes diretos – Meriva e Idea – têm design mais atualizado e são produtos superiores ao Livina? Duvido. Sei que gosto não se discute, mas o design do Livina é bem mais atualizado. Quanto à qualidade do produto, acho difícil a Nissan fabricar um modelo de qualidade inferior à GM e Fiat do Brasil, já acostumado a utilizar materiais espartanos em seus veículos.
O comentário que diz que a Livina é a minivan do Logan só porque compartilham a mesma base de produção, é afirmação de quem não entende como funcionam as fábricas.
Opiniões subjetivas não são uma boa prática a jornalistas. Acabam sendo parciais. Deixem os comentários para nós, leitores.
Espero que a minivan da Nissan venha com um preço competitivo. Só assim poderá ser competitiva no mercado brasileiro.
Francisco Gomes, por favor, explique-nos como funciona uma fábrica de automóveis para desqualificar a minha "opinião" da Livina ser uma "minivan do Logan!
Um carro que compartilha base, motores e componentes de outro não pode ser chamado de derivado deste?
livina na base do logan não pode… audi na base do polo .. isso pode.
Livina com plataforma do Sandero/Logan…….. realmente tem gente que fala bobagem sem nenhum embasamento técnico.
Quando tiver a oportunidade de ver um Livina ao vivo analise as duas plataformas que vai entender que não tem nada a ver uma com a outra
Livina faz parte da nova plataforma NISSAN que não é a mesma que a do Logan.
Olhe especificações de entre-eixos e mais outros dados que você certamente irá entender.
O Livina é sim uma "minivan do Logan", não que eu ache que isso seja desqualificante ao carro, afinal a Idea é uma "minivan do Palio" e a Meriva do corsa, a C3 Picasso será obviamente uma "minivan do C3" e assim por diante. O fato é que o disign não me parece interessante, apesar de gosto ser extremamente pessoal, e o preço não é atraente, ou seja, mesmo com qualidade – que realmente acho que será superior as minivans da Fiat e GM – não acho que emplacará por aqui.
Para melhorar seu embasamento técnico, basta digitar no google "Livina usa plataforma do" e você terá =/- 10800 posts com esta informação. Bom para melhorar o embasamento técnico de qualquer um não?
________________________________________
Só para melhorar mais um pouquinho, a Nissan é da Renault desde 1995, quando a primeira foi adquirida pela segunda por US$5,4 bilhões. A Nissan estava quebrada e o "Brasileiro" Carlos Ghosn, por tê-la recuperado se tornou herói no Japão e hoje é presidente mundial da Renault-Nissan.
MINHA GENTE CARRO BONITO PARA ESSAS PESSOAS QUE DIZEM QUE O SYMBOL E O LIVINIA SÃO FEIO E COM TECNOLOGIA ULTRAPASSADA, É O UNO ,CELTA ,PALIO ,CLASSIC O KA E OUTROS , NÃO SE IMPORTA COM ELES POIS ELES AINDA ESTÃO COMPRANDO CARROS DO ANOS NOVENTA COM MÁSCARA OU COM NOME , ISSO QUE É SAUDOSISMO ,COMO POR EXEMPLO O SIENA.
SERGIO
LIVINA NÃO USA A MESMA PLATAFORMA DO LOGAN/SANDERO/SYMBOL/MEGANE/RENAULT 19……RENAULT!!!!
PLATAFORMA É NISSAN E PRONTO….. SEU BURRO!
E OLHA QUE EU SOU JACÚ DO MATO
NISSAN É NISSAN…….
RENAULT É RENAULT!!!
PARA INFO: A NISSAN USA A MÃO DE OBRA RENAULT PARA MONTAGEM DOS VEICULOS. A ENGENHERIA/QUALIDADE SÃO GENUINAS NISSAN!!!!!
Jacu: O logan usa a plataforma do Clio 3 , e esa mesma e a platforma do Tiida. Tudas as marcas usam a mesmas plataformas para diferentes carros. VW: Golf V = Audi A3= Seat Leon= Skoda.
Jacú, se vc procurar no google a frase… "O livina usa a plataforma do", vc vai encontrar =/- 10900 posts com a informação do Livina com plataforma do Logan. Além desta, usa motores, cambios etc… (…,…)!
Para sua informação, a Nissan é uma empresa "da Renault" desde 1995, quando esta estava falida.
O brasileiro Carlos Ghosn é considerado um herói no Japão por tê-la recuperado e hoje é presidente da Renault Nissan.
Revista carro 17/03:
"Além do Brasil, o Livina também é produzido e comercializado na China, Indonésia, Vietnã, Taiwan, África do Sul, Malásia e Filipinas."
" A plataforma do Livina é a B0, mesma do Renault Logan, o que significa…".
Quatro Rodas 17/03:
"O trem de força oriundo do Tiida (no caso o 1.8) caiu adequadamente no monovolume (a base dele, porém, é do Logan)".
Ter uma ferramenta chamada internet nas mãos e não saber usá-las e o pior, chingar os outros que sabem, é burrice, não?
Onde disse Qutro Rodas, considerem Auto Esporte.
A porcaria está aumentando em velocidade alarmante. A Renault está detonando com a Nissan, já avisei faz tempo. Carros horríveis, plataformas baratas (vejam o resultado do Logan e Sandero no EuroNCAP), nomes pavorosos – e agora também vão acabar com os motores Nissan em troca das bugigangas da Renault.
rr09, parabéns pela paciência em tentar explicar para os desavisados de plantão – é com atitudes nobres como essa que nosso mercado irá mudar, com consumidores mais informados. Mas ainda assim é impressionante como há pessoas que são enganadas com facilidade ou se deixam levar pela ignorância.
Valeu John. Vale ressaltar que:
“Além do Brasil, o Livina também é produzido e comercializado na China, Indonésia, Vietnã, Taiwan, África do Sul, Malásia e Filipinas.”
Será que ví Japão, Europa, América do Norte em seu Curriculum? Não!!! Só tem "filé" no Curriculum dele! Faltou a Romênia!
Pessoal….. A plataforma do Livina (X11J) não faz parte de nenhuma plataforma Renault, como a do Logan (B0) surgiu um boato que infelizmente foi difundido sem nenhum embasamento técnico!
Revistas
Internet
Bla bla bla
Por favor ….. só confiem em fontes fidedignas…..
Nissan é da Renault desde 1995?? hahaha que piada boa!! A aliança (ninguem comprou ninguem) acontenceu muito depois de 1995…..
Só para sua informação, o único pais em que a Renault vende mais que Nissan (onde as duas empresas disputam mercado) por enquanto é o Brasil, em todos os outros países a Renault é muito menor….
Por favor……. acreditem em fontes fidedignas… na dúvida perguntem para alguem que realmente conheça!
jacu en Argentina Reanult vende mais que Nissan.
X11J não é uma plataforma. É o projeto de nacionalização do Tiida Mexicano:
"Por ora, a fábrica da Nissan em São José dos Pinhais tem outra prioridade: o Projeto X11J do qual nascerá a linha Tiida produzida no Brasil. Além do hatch que já conhecemos (hoje importado do México), haverá um sedã e uma minivan de sete lugares (atualmente feita na China, com o nome Geniss (Geniss = Livina)). Estes lançamentos, que começarão a ocorrer em meados do ano que vem, usam a plataforma B do grupo Renault/Nissan, compartilhando elementos mecânicos com o Logan."
zap.com.br/carros/dicas-materias-veiculos/ultimas-noticias/default.aspx?mat=3835
___________________________________
Não pedirei favor a ninguém para acreditar em mim e/ou em minhas fontes fidedignas. Minhas fontes são o google e a wikipedia, que busco consultar antes de escrever algo, para não ficar dando palpites errados.
Não ganho nenhum centavo com as vendas da Renault, Nissan, Gm etc…
Apenas amo carros, autos, coches!!!
_______________________________________
Hernan. ¿Husted vive en Argentina, o Brasil?
¿Sabes el blog Argentina Auto blog?
argentinaautoblog.blogspot.com
Admiro la manera en que lucha por sus derechos y la forma de boicot a las empresas que no respetan!
Mis respetos…
Hernan, não existe fábrica da Nissan na Argentina.
Na França também a Renault vende muito mais que a Nissan.(só existe a fábrica da Renault)
Só no Brasil a Renault vende mais que a Nissan (paises em que existe os dois fabricantes)
Muitas respostas estúpidas e tempo perdido num post de um carrinho feio, sem nenhuma inovação, fadado ao insucesso, etc.
Fico só me questionando de onde saem as fontes "fidedignas" desse idiota que esta sendo rebatido a todo comentário, talvez monte portas em São José dos Pinhais?! Talvez… diga-nos suas fontes.
rr09: sim sou da Argentina y "posteo" en Argentina Auto Blog. Aqui temos os mesmos problemas que voces, e muita gente conformista.
"Posteo" (kkk), ok Hernan!
Estoy intentando aprender español. Es una bella lingua. Abraços
Não tenho fontes….. apenas palpites
inclusive acho que a plataforma do Logan foi usada tambem no 370Z e no GTR
inclusive acho que a NISSAN vai usar a plataforma do logan para a Frontier…… aguardem
Afinal….. como sou idiota (comentario do Sergio)
quem souber me explicar o que é uma plataforma e do que ela é composta ganha um premio!!
O desing do Livina não chega nem aos pés do desing do New Fit. Parece um carro de desing ja ultrapassado, essas lanternas traseiras estão muito simplórias. Vamos ver se a Toyota lançará um carro a altura do Fit para termos mais alguma opção além do Fit. Brasileiro não deve engolir esses carros produzidos unicamente para países emergentes como o Livina, devemos exigir carros com tecnologia/desing de carro feito para país de primeiro mundo, como o Honda Fit.
As questões que estão por trás destas confusões com plataformas e modelos são:
1 – A globalização dos carros – entendida como fazer o mesmo carro no mundo todo – foi pro espaço. Os primeiros carros mundiais eram – de fato – iguais. Mais tarde os engenheiros se deram conta de que o custo ficaria muito alto, pois um carro vendido no méxico (muito quente) teria diversos componentes de calefação absolutamente desnecessários (deixando o carro mais pesado e caro).
2 – Neste momento estamos num segundo estágio da globalização dos automóveis. O "mesmo carro" será fabricado no mundo todo, mas o mesmo só terá uma casca igual, plataformas, componentes internos, motores, etc serão diferentes e terão características regionais levadas em conta (diminuindo custos e melhorando benefícios, mas isto só será notado daqui alguns anos). É por isso que existe tanta mistura de plataformas e tantas parcerias sendo feitas.
3 – Para os paises em "desenvolvimento", ainda teremos alguns atrasos.
As leis ainda são mais rigorosas na europa/eua/japan, aqui no Brasil, nas américas central e do sul, assim como India, China, as leis são mais brandas e os carros ainda vem ser air-bag, abs, etc. Dentro de ~5 anos a tendência é as leis se igualaram, daí, os automóveis passaram a ter níveis de qualidade mais parecidos.
Com a queda nos juros reais, teremos queda na relação divida/pib e consequente queda nos impostos (e só aguardar!).
4 – A crise internacional complicou as coisas para diversas montadoras,
GM, FORD estão quebradas; devem se recuperar mas nunca mais serão o que foram. Seus carros hoje são um lixo. Em 5 anos as % de cada empresa vão mudar drasticamente, com aumento das asiáticas como Kia, e da FIAT, e queda da GM, Ford, Peugeot, Renault.
A Fiat vai aumentar sua % porque se deu conta de que as pessoas querem carros com mais design, mais conforto e acabamento e menos motor (mas o mesmo deve ser economico). Também o porta malas tem perdido importância, pois, para grandes viagens as pessoas estão indo de avião!
Carrões grandes, pesados, e com motores beberrões custam uma fortuna e em poucos anos não conseguem sequer serem revendidos.
5 – Tanto o Tida quando o Livina vão na linha de motor potente com consumo baixo, bom espaço interno e acabamento. Também apresentam boa relação custo/benefício, mas que esta faltando design, isto esta!
Falam mal por que não tem grana para comprar um carro desses, no minimo ainda estão "gol bolinha" ou " Chevetera"…bando de villa…