Participar de um ‘Track Day‘ na Europa pode significar o acesso a alguns dos mais célebres circuitos da história do automobilismo mundial. E também pistas extremamente desafiadoras. Silverstone, Monza, Spa, Le Mans estão entre os autódromos onde não só é possível participar de um Track Day como também alugar um carro esportivo para ter uma experiência de piloto. Nenhum deles, no entanto, é tão marcante e especial quanto Nurbürgring, na Alemanha.
O chamado “Nordschleife” (algo como circuito norte em alemão) foi fechado para provas da F1 na década de 70, mas ainda é usado para algumas finalidades como testes de montadoras e também sedia vários ‘Track Day’ além de abrir quase todos os dias para que qualquer pessoa ande pelos seus mais de 20 km e 73 curvas.
O ‘rei do circuito’, no entanto, não é nenhum Porsche recordista ou bólido de Fórmula 1. Trata-se de um carro bem mais acessível e não por isso menos especial, o Swift Sport. O ‘hot hatch’ da Suzuki é utilizado por várias empresas de aluguel de corrida por sua pegada esportiva natural e também pela durabilidade acima da média.
Aprenda dicas de pilotagem com um ex-piloto de Fórmula 1
Como chegar
O circuito de Nurbürgring fica na pequena cidade de Nuerburg, na porção oeste da Alemanha, quase divisa com a Bélgica e Luxemburgo. São cerca de 160 km de carro saindo do aeroporto de Frankfurt, o mais próximo do autódromo com voos diretos do Brasil.
Apesar de pequena, a cidade possui uma rede hoteleira significativa que inclui o conhecido hotel Dorint, que fica na reta de chegada do circuito e tem diárias a partir de 110 euros.
Quando visitar
Como quase todos os autódromos europeus, Nurbürgring tem um período sem atividades no inverno. Ou seja, para visitá-lo é importante conferir os períodos em que ele está aberto para os Track Day, geralmente entre março e novembro. Normalmente, o circuito abre à tarde durante a semana e o dia inteiro em domingos e feriados quando não há nenhum evento marcado.
Além disso, há um calendário de Track Day, que vai de março até outubro, para diferentes tipos de carros e com valores de inscrição variando de 350 a 3 mil euros (veja no link no final do texto).
Segundo a Rent4ring, a época em que o circuito está mais acessível é entre maio e setembro, quando o clima é mais favorável, porém, em março e novembro há menos gente quando o tempo colabora.
O que você precisa ter
Para entrar no circuito, é preciso ser maior de 21 anos e habilitação há pelo menos dois anos. Os organizadores pedem que os visitantes cheguem com pelo menos uma hora de antecedência. Não é preciso levar nada exceto se você possui capacete e prefira usá-lo.
Quanto vou gastar para me divertir?
Vou de pacote ou pago apenas o aluguel básico?
Existe a opção de alugar apenas o carro e arcar com as outras despesas à parte como a taxa de acesso ao autódromo ou o combustível que é preciso ser reposto, mas ela é mais voltada para pessoas que já têm experiência no circuito e sabem como funciona todo o processo.
Para quem vai ao circuito pela primeira vez, o ideal é pagar pelo pacote fechado do Swift Sport que inclui gastos com combustível e as taxas de Nurbürgring. Ele custa a partir de 179 euros contra 139 euros do aluguel simples. Esses preços valem para uma volta no circuito. À medida que você ande mais voltas o valor unitário cai. Exemplo: duas voltas custam 249 euros (124,50 por volta), três voltas saem por 319 euros (106,30 por volta) e assim por diante.
É importante lembrar que os carros possuem uma franquia em caso de dano de até 5 mil euros. Por isso a Rent4ring oferece um seguro por 199 euros que reduz essa franquia pela metade.
Quantas pessoas podem andar no carro?
O Swift Sport é equipado com bancos de competição e uma gaiola de proteção, portanto, apenas duas pessoas podem andar no carro. O acompanhante pode ir como passageiro ou compartilhar o volante, mas será cobrado uma taxa extra de seguro de 99 euros caso decidam adquiri-lo.
E se o carro quebrar?
A Rent4ring escolheu o Swift Sport justamente pela sua resistência. Um dos veículos da sua frota, por exemplo, já rodou por quase 60 mil km sem problemas, mesmo sendo usado por 457 pilotos diferentes e no extremo.
A empresa sabe que a utilização num circuito como Nurbürgring requer um carro não só naturalmente veloz e divertido de dirigir, mas também de manutenção baixa e alta disponibilidade.
É claro que mesmo assim falhas podem ocorrer e por isso a Rent4ring possui ‘dataloggers’ que registram os dados do carro a fim de analisar se a falha foi do veículo ou do piloto. Nesse úiltimo caso, o custo de reparo será de quem o alugou.
Por que o Swift Sport é tão popular em Nurbürgring?
Com 142 cv de potência, o Suzuki “é o carro mais alugado no circuito por ser veloz e divertido de pilotar”, explica a Rent4ring. A empresa diz que mesmo pilotos mais experientes que andaram com carros mais potentes acabam retornando ao circuito e alugando o Swift Sport. O hatch também é usado por pilotos profissionais para 20 ou 30 voltas de reconhecimento da pista.
Track Days em alta no Brasil
Enquanto um passeio a toda velocidade na Europa não acontece, quem gosta de velocidade e quer correr num ambiente seguro e ao mesmo tempo instigante pode participar dos Track Days que tem ocorrido com cada vez mais frequência no Brasil.
Vídeo: ex-piloto de Fórmula 1, Luiz Razia ensina com melhorar sua performance nas pistas
Autódromos como Interlagos (SP), Nelson Piquet, em Brasília, Curitiba e também algumas pistas particulares como Capuava (Indaiatuba/SP) e Velo Città (Mogi Guaçu/SP) recebem eventos em várias datas durante o ano.
E, pela experiência dos alemães, o Suzuki Swift Sport pode ser uma boa pedida para quem quer um carro veloz, divertido e também econômico. Quem sabe, não vemos em breve um novo ‘rei de Interlagos’.
Serviço
Onde ficar
Ringhotel Blaue Ecke
Dorint Am Nürburgring
Onde alugar o Swift
Sobre Nurbürgring
Eventos
Calendário de treinamentos e experiências de pilotagem
Confira a página oficial do BlogAuto no Facebook e no Google+.