E o novo Grand Vitara V6 se foi de mansinho após uma curta carreira no mercado brasileiro de SUVs, que tem mais de 50 opções. Lançado em abril de 2009, o modelo com motor “seis canecos” não será mais oferecido por aqui por conta do fim da linha do bloco no Japão. As unidades restantes em estoques foram todas vendidas em novembro de 2010. Resta agora apenas o modelo com motor 2.0 quatro cilindros de 140 cv, disponível nas versões com câmbio manual ou automático com opção de tração 4×4 ou 4×2. O carro parte de R$ 75.900 (manual 4×2) e vai até R$ 87.000 (automático 4×4).
O Grand Vitara com motor 3.2 V6 gerava 232 cv e vinha somente na opção com câmbio automático de 4 marchas e sistema de tração 4×4. Seu preço era fixado em R$ 114.900, um valor até razoável para um produto de seu segmento. Porém, são muitas as opções de SUV com esse tipo de motor no mercado brasileiro. O Chevrolet Captiva V6, por exemplo, custa pouco mais de R$ 100.000 na versão 4×4 e anda muito mais que o Suzuki, ao menos na estrada asfaltada. Sem dúvidas, o Vitara V6 não vai deixar saudades, mas com certeza que comprou um não ficará nada satisfeito com a notícia.
Toda perda é uma opção a menos, mas fazer o que, assim é o mercado…
Tomara que, no lugar, a Suzuki traga o XL7. Esse sim brigaria em condição de superioridade com Santa Fé, Veracruz e até Pajero Full, se for o caso.
A Suzuki tem tradição. Tradição em deixar o consumidor na mão. Vai arrumar peça agora pra um 6cc da Suzuki… CHORA!
Essa noticia deixa o povo assustado pelo histórico dessa marca no país .Alguem deve saber do que estou falando .Se eu fosse da suzuki nao faria isso ,aumentaria o preço do carro para que fosse inviável a sua venda porem deixaria dispovível para nao assustar o consumidor brasileiro .
Razoável 115.000 num Suzukizinho Vitara??? O que vcs andaram bebendo?? O carro é bom, talvez, mas nunca poderia ser vendido por esse preço aqui, irreal para um carro deste tamanho e que não tem ainda, nesta geração, uma grande popularidade no Brasil. Nem vou começar com aquela história de que daria pra comprar este ou aquele carro com este valor, mas certamente veículos bem melhores poderão ser chegar na garagem de pessoas dispostas a gastar este montante.
É a típica situação da demora no lançamento. Quando lançado, seu desenho era um show a parte, porém foi ficando com suas linhas um tanto defasada, se tivesse chegado antes, teria se fixado no mercado. Demorou para lançar, o mercado respondeu, e o prejuízo para o nome da marca é grande. Talvez seja junto com a Dodge e Mazda, as que mais abandonam o mercado brasileiro e vivem retornando.
Falta política adequada para essas marcas. Gente decente e competente administrando elas, não os phds e mba da vida que tem enormes salários, muitos títulos e pouca prática ou competência.
BIZARRO!!! SUZUKI AUTOS = CREDITO ZERO
Nunca mais nem lembrarei que existe, a não ser fabriquem aqui com 80% de peças nacionais.
Que coisa, rapaz! Carro bonito pacas! Lamentável!!!!
O que decretou o fim do modelo foram dois fatos: 1 – O Vitara já está um pouco ultrapassado – é um bom suv, mas precisa urgente de uma revisão, por fora, por dentro, e de engenharia. 2 – A SR descobriu que pode vender o modelo 2.0 pelo preço que deveria custar o V6 e lucrar muito mais. Afinal, aqui é o paraíso dos trouxas.
A Suzuki pode fechar as portas por aqui.
Não fazem marketing, não tem uma boa rede, não tem preço e não souberam posicionar seus produtos. Quem vai pagar quase 80 mil num vitara 4 canecos? E o seis canecos então, que passavam dos 100 mil?
Tem coisa muito melhor no mercado, por menos.
Apesar de excessivamente caro, o V6 trazia algumas coisas que o 2.0 não tinha, como por exemplo ar digital e piloto automatico. Me interessei pelo 2.0, mas desisti pq queria contar com esses opcionais que so tinha no V6 de mais de 100 paus. Absolutamente irreal 115K num Zuki. Assim como surreal é pagar 87K pelo 2.0 e achar que o valor é "razoável". Precisamos mudar essa mentalidade e boicotar esses absurdos que só acontecem no Brasil. Um carro desses completo de tudo 2.0 não podia custar mais do que 60 paus. BOICOTE JÁ.
Bom, companheiros… Antes de "tacar pedra" pesquisem um pouco… O Gran Vitara V6 não deixou de ser importado para o Brasil porque o representante da marca assim o decidiu, mas pelo fato de ter sido DESCONTINUADO lá fora… Nem nos EUA – tradicional consumidor de veículos V6 – o modelo saiu de catálogo também.
http://suzukiauto.com/grand_vitara/specs/?r=left#…
As unidades V6 que restaram estão sendo vendidas, isso é natural…
Até pra quem tem um Daewoo, a Lei obriga a dar assistência técnica por no mínimo 10 anos (podem cobrar o que quiserem, mas mesmo assim tem).
Eu comprei um SX4 em Janeiro e estou super feliz com o carro. Se na hipótese da Suzuki ir embora do Brasil novamente, posso ir ao Uruguai e trazer peças por menos da metade do valor cobrado aqui, então tá fácil.
Aliás, pesquisem o valor de revenda de um Suzuki (se encontram pra comprar) e o de um Honda ou Toyota por exemplo, e vejam quem perde mais valor…
@DVC
Claro!
Aonde que com R$60 mil tu compra um carro com tração AWD inteligente (4×4), motor 2.0 VVT-i de alumínio, suspensão independente nas 4 rodas, ar digital, ABS com EBD, Air Bag, etc…? Sendo que um Crossfox completo custa R$62 mil, uma Eco(cô)sport R$68 mil, um Tucson por R$70 mil, um Sandero Stepway por R$55 mil… Todos esses carros, tirando o Ecosport, com tração 4×2… Ainda assim a Eco não tem 4×4 lock…
Agora, aonde tu tirou que a Suzuki não faz marketing? Pode não ser os factóides apelativos da Caoa / Hyundai, mas fazem. E, principalmente, foi por ter tido um Suzuki no passado que resolvemos ter outros…
Suzuki é isso! enganação e ilusão!
compre um! e seja feliz! feliz na desvalorização e no desmanche!
Pessoal, as coisas não são bem assim, vamos com calma.
Em primeiro lugar, o Grand Vitara/Escudo não foi descontinuado, apenas seu último motor V6 saiu de cena. E a razão disso foi o fim da parceria que havia entre a Suzuki e a General Motors:
http://www.blogauto.com.br/volkswagen-comprara-19…
Esse motor V6 do Grand Vitara (N32A) era o mesmo do Chevrolet Captiva V6, embora com um pouco menos de potência (232 cv contra 268 cv). Por motivos óbvios, não é mais fornecido à Suzuki e o que se comenta por aí é que será substituído em breve por um V6 de origem Volkswagen, possivelmente o mesmo que hoje equipa o Touareg V6 (280 cv).
Logo, o Grand Vitara V6 não teria sido descontinuado de fato e sim apenas estaria passando por um momento de transição, inclusive no exterior, como bem citou o Rodrigo. Veremos se esses boatos são verdadeiros daqui a algum tempo.
Uma observação: Grand Vitara V6 x Captiva V6. Apesar do motor um pouco mais fraco, o Grand Vitara V6 tem a seu favor o sistema de tração com reduzida, o que lhe dá uma boa vantagem em trilhas, muito maior do que os 36 cv a mais do Captiva V6.
Outra coisa a se comentar é que a Suzuki continua no Brasil e oferecendo suporte completo aos Grand Vitara V6 que por aqui foram vendidos, portanto não procedem as críticas acima, de que a marca teria deixado todo mundo na mão novamente, que teria crédito zero, manutenção impossível, que seria enganação etc. Isso é fato, essas críticas não procedem na atualidade.
Falando em Suzuki, está no ar o novo site da marca:
http://www.suzukiveiculos.com.br/
Rodrigo, parabéns pelo SX4, acho um carro excelente, você fez um ótimo negócio. Considerando as características do veículo e seu preço, acho que é das melhores opções que temos hoje no mercado, se não for a melhor.
Mais uma coisa: acho conveniente mencionar que não trabalho para a Suzuki e não trabalho para nenhuma empresa relacionada à Suzuki, seja no Brasil ou no exterior. Minha única relação com essa marca foi ter tido três carros produzidos por ela, sendo que minha experiência com eles sempre foi muito positiva. Recomendo.
Posso comentar com propriedade, comprei um V6 e um SX4 para minha esposa estou super satisfeito com ambos !!! Fico preocupado, mais espero ter uma opção a altura do Vitara V6 em 2012 quando for trocar o atual. Ele é muito completo e responde rapido (o meu ainda é blindado), só bebe muito, mais para um V6 blindado é o esperado.
Recomendo
Este V6 é tudo de bom, não tem similar na faixa de preço. Ele tem acessórios (2009 ano do meu), que só agora estão saindo nos carro + modernos. É uma pena ele ter saido de linha.
Amigo, só quem tem um Suzuki, sabe o que é carro. Parece que foi feito especialmente para o lixo de lugar que vivemos, em termos de qualidade das estradas e combustível. O carro, se bem cuidado, dura uma eternidade. Quero ver quem tem um Suzuki GV GIII V6 reclamar de alguma coisa. Eu tenho um e sei o que é. É bem verdade que o preço era um absurdo. Mas isto não é exclusividade da marca. É sim uma cultura brasileira. E tem mais: comparar um Grand Vitara com um Captiva é sacanagem. Quem falou isso não tem a menor noção da qualidade dos dois produtos. Comparar com um CRV, RAV 4, talvez. Com as coreanas, nem pensar. Estou falando de durabilidade, qualidade no produto. Isto é Suzuki.
Tenho um suzuki 4×4 2.0 11/12 e estou satisfeitíssimo.
Engraçado ver as pessoas comentando em 2011 e me ver procurando uma vitara V6 pra comprar em 2017 por ter um excelente custo benefício pelo que oferece. E pra quem disse que seria descontinuado no mundo todo saiba que somente no Brasil esta versão foi descontinuada. Estive na Colombia semana passada e posso afirmar ter visto 90% das vitaras modelo V6. Aformamdo o fato de que continuaram vendendo por muitos anos depois.
A razao por ter sido tirada de linha no Brasil antes da hora? Ninguek sabe e nunca saberemos. As pessoas que tomam essas decisoes fazem questao de nao serem conhecidas.
Obrigado