O Cerato atual foi um dos primeiros carros da Kia a receber o traço mágico de Peter Schreyer, em 2008. Ou seja, ainda é um projeto fresco hoje, mas, em se tratando de coreano, nada dura para sempre, nem mesmo por mais de cinco anos – vide o i30. Por isso não é de duvidar que os primeiros sketches do sedã, também conhecido como Forte, tenham surgido na internet.
Com a legenda “Kia K3 Sketch”, os desenhos mostram um modelo que lembra o Optima, seu irmão logo acima, e também o formato do primo de plataforma Elantra, da Hyundai. Aliás, os desenhos só confirmam imagens que protótipos que apareceram há algum tempo, mostrando a característica coluna A com a janela-espia e aquela caidinha da linha de cintura, marca registrada do atual Cerato.
A verdade é que há espaço para o Cerato evoluir. O sedã precisa de mais espaço interno, um painel mais completo e um motor mais forte que o 1.6 usado aqui no Brasil. Certamente o 1.8 do Elantra lhe faria bem. Tudo isso o colocaria mais em linha com os principais sedãs médios do mercado coisa que o Cerato de hoje não consegue. Ele acaba concorrendo com City, Linea e cia, o que não lá nenhum mérito.
Mesmo com a “precocidade” dos desenhos, é cedo para pensar em novo Cerato em 2012. É projeto para 2013, a meu ver.