Imagine uma luta de boxe. Seu oponente, de repente, perde o protetor dos dentes. O que você faz? Se fosse a Hyundai, esperaria a Toyota se recompor. Já a GM aproveitaria para quebrar os dentes do seu rival. Pela visão da marca coreana – e das japonesas idem -, a situação da maior montadora do mundo pode ocorrer com qualquer uma e não é dessa maneira que ela gostaria de ganhar mercado.
Comemorando o recorde de participação nas vendas globais – agora a marca tem 5% do bolo -, a Hyundai negou qualquer incentivo para compra de seus carros que estivesse casado com os problemas dos modelos da Toyota: “é impensável ligar nossa estratégia aos problemas da Toyota”, disse Park Dong-wook, vice-presidente de finanças da montadora coreana.
A reação dos asiáticos me lembra uma história cujos personagens não me vem a mente exatamente, mas que conta que uma das montadoras japonesas teve um incêndio em sua fábrica e ficou sem condições de produzir seus carros, na época líderes do mercado. As rivais, em vez de aproveitarem o infortúnio, se uniram para dividir a produção dos carros dessa marca, que acredito ser a própria Toyota.
Como se vê, “cada cabeça, uma sentença”. A GM está errada? Talvez não, afinal o capitalismo é assim mesmo, mas que é muito mais digno e positivo para sua imagem uma atitude de respeito como a das marcas asiáticas, isso não há dúvida.
Atualizado em 31/01 – A conversa de boa samaritana da Hyundai não passava de jogo de cena. A montadora também decidiu aproveitar a crise alheia para faturar.
ninguéme está errado nessa. Os americanos adoram uma estratégia desse tipo, quase bélica, e sempre com viés patriótico (a GM sempre apela para o "buy american").
A Ruimday, por outro lado, não é santa. Essa postura com relação a Toyota me parece correta, mas imaginem se ela tivesse perdido os 5% de mercado, o que vcs acham que estaria acontecendo no depto de MKT da empresa???
Isso é pq, diferentemente do que acontece aqui, a Hyundai americana não é representada pela CAOA, que não possui um pingo sequer de ética concorrencial.
Esse post perdeu o sentido. A imprensa norte americana já informa a adesão da Hyundai a estratégia de oferecer bonus aos proprietários de Toyotas.
Esse tópico não perdeu sentido nenhum, e sim resume bem a postura da GM: capitalismo na sua pior essênncia. Eu trabalhei numa empresa de autopeças por 12 anos e posso afirmar com todas as letras: a GM é o pior tipo cliente, ela mata seus fornecedores impondo decontos abissais de preços. Sua ineficiência canibaliza os seus "parceiros", a exemplo do que acontece com a Delphi. Ao contrário de Toyota e Honda (não sei sobre as coreanas), que são exigentes com qualidade porém justos, são proativos em ajudar a resolver problemas de design e manufatura de peças e homologação de novos produtos.
"Hyundai said it is offering a $1,000 rebate for anyone who trades in a Toyota from Thursday to February 1. Customers who trade in their Toyotas with the trade incentive can purchase one of three models only: a Hyundai Sonata, Elantra or Elantra Touring.
Ford is offering $1,000 to customers trading in Toyota Motor Co. products. The offer began Wednesday but a Ford spokeswoman said the offers are not targeted at Toyota's recall problems. Customers are also being offered the same $1,000 on Honda products (rsrs…).
Chrysler is offering an additional $1,000 to customers who trade in their Toyota Tundra, Tacoma or Sienna and purchase or lease a new Chrysler, Jeep, Dodge car or Ram truck. It is also offering $1,000 in bonus cash to drivers who want to turn in a leased Toyota to buy or lease a Chrysler product."
@Charles
Não perdeu não! É uma "prova" de uma marca que volta atrás na sua palavra, assim como alguns políticos que conhecemos.
No caso dos políticos, eu deixo de votar nas eleições seguintes…