A Smart apresentou nesta última quarta-feira (16) a nova geração do Smart ForTwo e também o novo Smart ForFour, que estava ausente há anos e agora acompanha o irmão menor, sendo nada mais que uma versão de quatro portas do modelo convencional, com capacidade para levar até quatro pessoas em seu interior. Os novos ForTwo e ForFour serão atração durante o Salão Internacional do Automóvel de Paris 2014 e chegarão ao mercado europeu em novembro – por aqui, a estreia deverá acontecer em meados de 2015.
O visual do Smart ForTwo 2015 ficou bem mais moderno que seu antecessor. A terceira geração do carrinho incorporou linhas que já tinham aparecido nos últimos protótipos da fabricante, com direito a linhas mais retas. Os faróis agora são quadrados, com moldura em LEDs diurnos, enquanto a grade passou a ter desenho interno do tipo colmeia. O para-choque traz as setas e também a tomada de ar, ladeada pelos faróis de neblina.
Já nas laterais o modelo não traz muitas mudanças significativas. A maçaneta das portas continua invadindo a área das janelas, assim como o acabamento em volta das portas continua oferecendo pintura diferenciada do restante da carroceria. Esse “acabamento”, que na verdade é a célula de segurança Tridion Cell, agora invade também a traseira, melhorando o visual e também a segurança do habitáculo. Na parte de trás há ainda vidro traseiro basculante. O Smart ForFour 2015 traz as mesmas linhas do ForTwo, apenas com duas portas adicionais.
O interior, por sua vez, se destaca pelo acabamento melhorado em comparação com a terceira geração do Smart ForTwo. Como opcional, o modelo pode receber acabamento em tecido no painel. Agora os bancos dianteiros são inteiriços. Entre os equipamentos, há painel de instrumentos com tela de 3,5 polegadas, bancos aquecidos, volante multifuncional em couro de três raios e sistema de som JBL com 8 alto-falantes no hatch de duas portas e doze no ForFour.
Quanto às medidas, o ForTwo e o ForFour têm a mesma largura e altura, de 1.660 milímetros e 1.550 mm, respectivamente, mas se diferenciam no comprimento, de 3.490 mm e 2.690 mm, e na distância de entre-eixos, de 2.494 mm e 1.873 mm. O porta-malas tem capacidade para levar 260 litros no primeiro caso e 185 l no segundo.
Na motorização, os novos Smart ForTwo e Smart ForFour serão equipados com os novos motores 1.0 litro de três cilindros aspirado, com 72 cv e 9,28 kgfm, e 0.9 de três cilindros turbo, com 90 cv e 13,7 kgfm. A transmissão é manual de cinco marchas ou automatizada Twinamic de seis velocidades e dupla embreagem. Em breve, os modelos ganharão um propulsor de 60 cv e também a versão Brabus, a esportiva da linha.
Por fim, na segurança, os modelos adotaram aços de alta resistência e multifásicos, este nas laterais e na subestrutura. Na lista de itens, há múltiplos airbags, freios antibloqueantes ABS, controle eletrônico de estabilidade e de tração, assistência de frenagem de emergência, aviso de colisão frontal, sistema de assistência do vento cruzado, entre vários outros. De acordo com a Smart, o ForTwo e o ForFour apresentam o mesmo nível de segurança de um Mercedes-Benz Classe C.
O Smart ForTwo 2015 será vendido na Europa por 11 mil euros, cerca de R$ 33 mil. O ForFour não teve seus preços divulgados, mas a marca promete valores 600 euros maiores que o do hatch de duas portas.
O que nasceu como um projeto paralelo para a Mercedes, hoje representa a linha urbana da marca, e a volta do ForFour mostra o investimento no segmento. Apesar do novo visual, infelizmente, o Smart já não tem mais o apelo da novidade dos antecessores.
Fabiano Mazzeo