A informação foi publicada pelo blog Primeiro Lugar, do jornalista Marcelo Onaga, da revista Exame. Sergio Habib está se desfazendo de três de suas nove concessionárias da Ford. Segundo o site, Habib quer se capitalizar para ter condições de bancar a chegada da marca chinesa JAC, marcada para o 2º semestre.
Habib é um maiores proprietários de concessionárias do Brasil. Hoje são 55 lojas, sendo 37 da Citroën, marca na qual atuou como presidente durante muito tempo. Aliás, a parceria com a marca francesa também está chegando a um momento de mudança.
Quando trouxe a Citroën para o Brasil, Habib garantiu a exclusividade de operação nas principais capitais brasileiras. Com isso, cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Recife só podem ter lojas suas. Esse contrato termina no final de 2010 e a partir daí a Citroën fica livre para inaugurar concessionárias de outros grupos. A concentração nas mãos do empresário paulista, por exemplo, provoca distorções como a da capital mineira. Lá só existem duas lojas da Citroën hoje – a Kia, com menos volume de vendas, possui quatro lojas.
Outras distorções causadas pelo fato das concessionárias serem praticamente todas do mesmo proprietário:
– Não adianta rodar de uma concessionária da Citroen para outra em busca de uma melhor avaliação para seu usado, todas vão oferecer o mesmo.
– Idem para serviços.
– Idem para atendimento ruim.
Tive um Citroën, e o carro em si não era ruim, mas o atendimento das concessionárias, somado ao preço exorbitante dos serviços, me fez vender o carro prematuramente.
@Fabio
Adivinhe se não vai ser a mesma coisa com essa tal de JAC…
Eu adorei essa minivan, espero que chegue logo pois eu com certeza mostrei pra minha mãe (que tem uma Zafira) pra ela ver o quão
"defasado" o carro dela esta em questão e design.
Um citroen ainda tem o apelo de ser de marca francesa,carro elegante e confortável,embora de manutenção problemática e cara,mas um chinês?O cara tem que ser midas,ou maluco mesmo para decolar no mercado automobilístico vendendo um troço desses.
Podia era ter vendido todas as 55!
Concordo com voce Jose esse cidadão nunca deveria estar no mercado de concessionárias, e sim em uma loja de esquina de periferia enganando os incautos. Promotoria de defesa do consumidor só olha, ou melhor nem olha.Procom cade voce? Citroen do Brasil omissa ou conivente com as concessionárias.
Vou explicar para quem não sabe – não há produto industrializado hoje que não involva partes fabricadas na China. Nada. Funciona assim: empresas como Vw, Boeing, Intel – a lista é infindável, praticamente todas que vocês conhecem – mantém fábricas na China em sociedade ou com o governo chinês, ou com empresas chinesas, provavelmente os dois. E os acordos sempre envolvem transferência de tecnologia. O fato de haverem marcas mundiais sob controle Chinês, como MG, será apenas a cereja do bolo – em breve produtos chineses e mesmo de marcas chinesas estarão em nosso mercado, com Habib ou sem. Algo que já ocorreu em outros setores e é inevitável a menos que haja reserva de mercado.
<blockquote cite="#commentbody-19107">
John :
Vou explicar para quem não sabe – não há produto industrializado hoje que não involva partes fabricadas na China. Nada. Funciona assim: empresas como Vw, Boeing, Intel – a lista é infindável, praticamente todas que vocês conhecem – mantém fábricas na China em sociedade ou com o governo chinês, ou com empresas chinesas, provavelmente os dois. E os acordos sempre envolvem transferência de tecnologia. O fato de haverem marcas mundiais sob controle Chinês, como MG, será apenas a cereja do bolo – em breve produtos chineses e mesmo de marcas chinesas estarão em nosso mercado, com Habib ou sem. Algo que já ocorreu em outros setores e é inevitável a menos que haja reserva de mercado.Você tem razão,mas carros com partes chinesas ainda são diferentes de carros chineses,pelo menos na percepção do consumidor.Num futuro próximo,com certeza,muitos de nós estaremos andando em automóveis chineses.A china será o novo japão!/blockquote>
Carro chinês + Concessionária do Sergio Habib = Não, obrigado!
Esse preconceito brasileiro com produtos chineses é uma lástima, até pq muitos compram produtos chineses falsificados e ainda fingem qu não compram e descem a linha nos produtos, mas a tendencia em relação aos carros chineses é de mudança, que nem ocorreram com os carros coreanos, hoje em dia febre de vendas em todo o planeta.!
gostaria de saber qual das concessonárias que estão a venda e pra quem?
sei lÁ ACHO QUE ESSE CARA TEM PACTO COM DEMO ESSE CARA SÓ TROUXE ZICA PARA O BRASIL !!! CITROEN J.AC !??
alguem sabe qual foi o valor do negocio pela venda das 3 concessionarias?
lamentavelmente pessoas serao iludidas com os novos carros que chegarao ao mercado nas maos de um empresario que explora tudo o que se possa explorar em um negocio, nao perdoa nada desde os precos exorbitantes ate os maus tratos com os funcionarios, porem nao podemos esquecer que isso tem seus dias contados pois se ninguem comprar estes carros nada disso vai a frente. nao comprem estes produtos duvidosos.
abracos
Como tem gente ignorante!!
o tal de marcio diz pra não comprarem produtos chineses,mas na casa dele só deve ter produto do paraguai…
Sendo assim que o Sr Habib venda sua concecionaria e fiq por la os seu Adm. ja que no momento,O Adm nao fez nada para melhorar Tem Que sair da zona de conforto e ficar para novo grupo novas regras.
Sergio Habib hoje indiscutivelmente é um dos maiores empresarios do Brasil e se nao do Mundo, entende muito aquilo que faz e tenho plena certeza que a JAC ira agradar muito aquele consumidor que busca inovaçao e tecnologia sem cair nas garras do Gol, Palio etc…COnhece praticamente todos os seus funcionarios e trata muito bem todos eles.
@Ricardo RJ
Ricardo você acertou no alvo do problema.
O desafio de trazer uma montadora chinesa de carros (caso da JAC) para o pais é a imagem do pais em questão, estive avaliando o carro, o mesmo na minha opniao é excelente, a grande desafio agora vai ser a de mudar a imagem da china para o BRASIl, esse carro vai ser o marco dessa mudança, os valores entao, vao ser de impressionar.
Eu vi uma entrevista do Sergio habib, e confesso que estou ansioso para conhecer esses carros chineses, o projeto é ambicioso, pois conquista o gosto dos brasileiros não será tarefa fácil, mas por outro lado terá um preço atraente em relação aos carros brasileiros, como gol,palio,fiesta,corsa, quem pelados de fábrica,e vamos espera pra vê
Não falem mal do meu chefe hehehe
A Jac tem tudo pra dar certo como várias outras marcas que chegaram a alguns anos atras que o povo porco brasileiro apaixonado por VW pelado não acreditava e hoje são sucesso em qualquer cidade do Brasil, quem acreditava a 15 anos atras no sucesso da Hyundai? Da Kia?
A própria Citroën, a marca que mais cresceu nos últimos anos, que o Sr Sergio foi a França buscar com meia dúzia de galões de gasolina porque os franceses duvidavam que o carro deles funcionaria com a nossa gasolina podre… E quantos carros são da marca são vendidos hoje? Só na concessionária que trabalho são quase 200 por mês, sem contar com os usados, e é isto aí, ninguém investe um dinheirão num negócio, se não é pra ganhar mais dinheiro, e se o cara tem visão, e sabe muito bem fazer o que faz, acontece isto, SUCESSO na certa…
Cara,este produto e uma barca furada, sabe quantas pessoas este Senhor demitiu das Ford para abrir a empresa (ching ling),vai pesquisar o índice de satisfação do funcionário que trabalha para este explorador.
O Caro vai conseguir inverter até os papeis, produto chinês sendo entregue no Brasil, com mão de obra Brasileira barata a troco de esfiha……
Grande negócio.
SERÁ MAIS UM MONOPÓLIO DO GRUPO. SERVIÇOS, PEÇAS E VEÍCULOS. MAS O CAPITALISMO É ISSO MESMO. SE HOUVE MUDANÇA DA FORD PARA CHINESA É PORQUE A FORD NÃO TEM MUITO MERCADO. A LEI DA SOBREVIVÊNCIA. SR. SERGIO É INTELIGENTE E EU TIRO O CHAPÉU PARA ELE, PARABENS!
Os carros da JAC podem ser bons, assim como são os Citroen, mas em todas as vezes que pensei em comprar um Citroen, desisti pelo atendimento nas concessionárias, onde impera a arrogância e o cliente é tratado como se estivesse fazendo um favor em comprar um carro da marca. O monopólio na distribuição também faz com que não haja concorrência, e os preços das peças e serviços ficam sem nenhuma variação (e sempre altos). Se com a JAC for igual, vai ser difícil, pois quem quer mesmo um Citroen, por ser um Citroen, até faz de conta que o atendimento dela no Brasil é bom e compra, mas com uma marca praticamente desconhecida, a coisa é diferente. Vender um carro chinês é bem diferente de um Citroen…
Vai puxa-saco!
daqui a pouco você é mandado embora,e não vai nem saber o por que.
tratam os funcionários que nem lixo.
@Cesar Poor
@Matheus
ESTE SERGIO HABIB VAI MANDAR TODOS DA FORD PARA O TIME DOS DESEMPREGADOS , ELE GOSTA DE BRINCAR DE DEUS
Já trabalhei no Unibanco e na época em que estive por lá, o Unibanco era o banco da 'mesa' do Grupo SHC, do Sérgio Habib. Quando tinha reunião na empresa, esse cidadão esculachava os vendedores que não batiam suas metas. Prepotente, ignorante, seco… são esses alguns dos adjetivos que se enquandram à esse senhor.
COMO O SER HUMANO E POBRE DE ESPIRITO!! JA TIVE DIVERSOS CARROS DA MARCA CITROEN E NUNCA TIVE NENHUM PROBLEMA
QUANTO AO ATENDIMENTO, DEPENDE MUITO DA POSTURA DO CLIENTE COM O VENDEDOR TAMBÉM, SABEMOS QUE EXISTEM PESSOAS MUITO ARROGANTE SO PORQUE ESTA COMPRANDO UM VEICULO, E NÃO É ASSIM QUE FUNCIONA, O VENDEDOR TRABALHA DE DOMINGO A DOMINGO COM UMA FOLGA NA SEMANA DEIXANDO SUA FAMILIA EM CASA AS VEZES DOENTE COM PROBLEMAS FINANCEIROS ETC.. BASTA TER EDUCAÇÃO E AS COISAS ACONTECE!!!
ANDEI PESQUISANDO, QUANTO AOS MODELOS DA JAC MOTORS E TENHO CERTEZA QUE SERA BEM ACEITO NO MERCADO, ALIAS ESTAMOS PRECISANDO DE NOVIDADES AQUI NO BRASIL, E SEMPRE VW/GM / FIAT , TEMOS QUE DAR OPORTUNIDADE A COISAS NOVAS AQUI NO BRASIL!!!!, E A JAC MOTORS VEM COM TODA FORÇA !!!! PARABENS PELO GRUPO SR. SERGIO HABBIB
OBS TRATE MELHOR SEUS FUNCIONARIOS !!!, SAIA DO REGIME MILITAR ISSO NÃO EXISTE MAIS !!, DE AOS SEUS FUNCIONARIOS MOTIVOS PARA TER ORGULHO DE TRABALHAR NO GRUPO SHC /JAC MOTORS, EM UMA QUE SE PREOCUPA TAMBEM COM O BEM ESTAR DE SEUS FAMILIARES O COLABORADOR QUE ESTA DE BEM COM EMPRESA E FELIZ ONDE TRABALHA COM CERTEZA VAI DAR MAIS RESULTADOS POSITIVOS!!!!!
As pessoas escrevem muitas besteiras,,,a internet e livre mas nem por isso da o direito de escreverem assuntos que não sabem,,,,Trabalhei mais de 10 anos com Sergio Habib.Uma pessoa dinamica,rapida e acelerada.Mas que da oportunidade de emprego para milhares de pessoas diretamente,Se cobrar resultado ou querer ter melhoria em sua empresa e buscar um excelente atendimento nao vejo pecado nisso.E sim uma grande escola. Se as pessoa nao querem cobranca e nem responsabilidade devem ficar em casa dormindoooooooo.
É, a JAC chegou..
E penso que vai Arrebentar aqui no Brasil, preço altamente competitivo, carro sem essas " palhaçadas" das marcas nacionais( pacote, disso, daquilo outro), OS JAC, vem completo de tudo, não tem esse negócio de ar opcional…6 ANOS( SEIS ANOS) de garantia, e revisões com preço DEFINIDO, variando em R$ 99( a cada 5000km)…
Eu gosto da concorrência. Pelo menos as "nacionais", vão ter de correr atrás…
VIVA a China !!!
Matheus e Marco, concordo com vcs, o povo brasileiro não entende nada de carro, vivem nas lojinhas de 1,99 – E de onde será vem esses produtos que eles compram e adoram…
A maioria anda com carros velhos e agora que vem para o Brasil um carro completo por preço de um usado ficam desfazendo por ser marca chinesa, acredito que quem faz essas criticas não tem nem dinheiro para comprar esses carros por este motivo criticam tanto.
Acredito que a JAC vai conquistar o povo brasileiro que sabe dar valor no que ganha.
Li todos os comentários nesta pagina, vi muita gente com um ar de desconfiado e muitos com um ar "DESPEITADO", desconfiado porque é algo novo, ninguem sabe o que vai acontecer, se vai dar certo ou vai ter problema, mas para isso tem que ter alguem que invista no produto, compre e diga ao final "é bom" ou "é ruim"… DESPEITADO porque com certeza sequer tem dinheiro para comprar um carro PODRE nacional, quem dirá um carro ZERO, completo (completo com tudo não completo menos isso ou aquilo).Quem fala mal do que não conhece é quem não tem o que dizer quando não consegue ter o que quer, isso mesmo, quem está falando mal é porque está com a maior vontade de ter um desses. Falar mal do Sr. Sergio porque ele trabalha muito, investe em empresas, dá emprego, cobra resultados é no minimo mais uma atitude de despeito e acima de tudo INFANTIL, BIRRENTA… quem não conhece o minimo de uma vida empresarial, fala mais queo "homem da cobra". O principio basico do capital é "LUCRO", ninguem investe o que o Sr Sergio está investindo para perder dinheiro, agora se o cara reclama porque o patrão cobra resultados, não aceitasse o emprego, duvido que ele não tenha sido avisado quando foi contratado.. Pessoas que usam um portal desses para escrever um monte de m… não tem dinheiro e nem c.. para encarar algo no porte do que o Sr Sergio encara, vai prá casa assistir a sessão da tarde.
Eu tenho um Ford Fiesta 2011, 1.6 com Ar, Vidro eletrico (só nas portas dianteiras), direção e cheio de barulho, problemas e estalos, e quando comprei era o "completaço", uma bela porcaria, esse foi sem duvida o meu pior negocio automotivo. Esta semana vou ligar na revenda da JAC em minha cidade e marcarei um test drive, se eu gostar podem ter certeza, trocarei o "completaço" pelo "COMPLETISSIMO". Chega de dar vez ao produto nacional, chega de engolir porcaria goela abaixo, o brasileiro não sabe comprar carro, quando chega uma marca nova, com propostas avançadas, desconfiam e preferem continuar sendo enganados. Chega dos mesmos, mudança já!
Percebo que existe aqui uma discussão saudável , muito construtiva aliás.Trabalho em concessionárias a muitos anos , estou parado , e minha dúvida é : responder ou não a proposta de trabalho , ser vendedor , em uma Citroen no Grupo SHC .Eu sempre tirei clientes da marca Citroen com argumentação do monopólio , … se vc precisar a quem reclamar ? todas Citroen na grande São Paulo são do mesmo grupo. Esse argumento que eu usava e passava aos clientes chegaram aos meus ouvidos por meio de ex-clientes da Citroen , usei as reclamações de ex-clientes Citroen como argumento para vender meu peixe.Mau atendimento , monopólio , péssimos profissionais , pós-venda , etc. Isso é uma realidade no mercado na grande São Paulo, mas até quando o Sr. Sérgio é conivente a essa situação ? Certo hoje , todo carro é bom , o que pode faltar é competência técnica, atender as necessidades dos clientes no pós-venda. Jec é um excelente investimento mas não cria concorrência com a propria Citroen?
Talvez o que esteja de certa forma mau explicado é fato dele não investir em qualidade e pós venda nas suas Citroen , contrapartida investir milhões em outra marca , será que o fato dele perder por força de contrato o monopólio em 2.010 junto a Citroen ele esteja querendo achar outro negócio imediatamente rentável ? Vender as Ford , por que ? será que não tem força administrativa e comercial quando existe concorrência ? Muito complicado pois quem procura somente lucratividade abre mão de qualidade e fidelização , ou seja ,o que ele pretende ? Essa é minha preocupação em aceitar trabalhar nessa empresa , não sou contrário as atitudes desse Sr. Sérgio , porém para quem vive nesse a anos como eu acho que se ele teria que melhorar a imagem de suas empresas junto ao mercado, se eu como vendedor de carros tenho essa visão e dúvidas , imagino os clientes ? Imaginem a munição que o Sr. Sérgio fornece aos concorrentes contra ele mesmo.Dúvida , e a força maior que tira um cliente da marca , dúvidas , fastamas como Lada , Classe A , Mazda …
Bom, o Sr. Sergio saiu praticamente do nada, hj tem mais de 50 concessionarias, vende bilhões de reais por ano…..e vem um povo dizer q ele (Sergio Habib) esta ERRADO…….parem com isso…..é so pensar, pro cara chegar aonde ele chegou, ele tem q ser bom no que faz….ai vem gente q nunca saiu do lugar criticar o cara…..ta bom…
Só tenho a dizer que seria otimo se me contrata-se como vendedora a marca é forte jack motors
Trabalhar no Grupo SHC, na epoca em que trabalhei era motivo de orgulho, hoje tenho até vergonha de falar que trabalhei na corretora de seguros SHR.Lá eu aprendi muita coisa sobre seguros, hoje sou até formada nisso,mas aprendi tbm que dentro desse grupo, é cobra comendo cobra o tempo todo, o dinheiro fala mais alto, e as pessoas passam por cima de qualquer coisa pra subirem dentro do grupo. Agora Matheus, falar que o Sr Sergio Habib, conhece todos os seus funcionários, é uma puta mentira, acho que vc conhece o ECEN, escritório central , na vila leopoldina?? Pois é eu trabalhava lá. via o Seu Sergio todos os dias, mas ali as pessoas são só mais um numero pra ele…ele nem olha para os funcionários…! Qto ao atendimento concordo com quem acha que o grupo falha, a reclamações da Corretora são as mais diversas, e havia casos de a pessoa comprar o seguro, e depois de um ano, na hora da renovaçao descobrir que o seguro havia sido cancelada…! A Adm da Corretora, esta em pessimas mãos, até prazo para cadastramento na SUSEP eles perderam, então quem estiver interessado em comprar um Citroen ou JAC, lembresse de não fechar o seguro na SHR…
Infelizmente é muito provável que eu não arrisque num JAC por muito tempo, pelo simples motivo: SÉRGIO HABIB. Eu com o Citroën C3 só tenho problema e dor de cabeça. A única concessionária Citroën que posso elogiar pelo atendimento é a concessionária Le Monde de Criciúma em Santa Catarina, a qual NÃO É do Sérgio Habib, tem outro dono. Ou seja, o problema não é nem tanto a marca, mas sim quem representa ela, e no caso daqui de São Paulo, Sérgio Habib!