Lenda urbana, a versão flex do Tucson deve, enfim, desembarcar no Brasil. Segundo apurado pelo jornalista Pedro Kutney, do site Automotive Business, o modelo passará a contar com o motor bicombustível 2.0 já em fevereiro.
A mudança vem de encontro com a necessidade de aumentar o índice de nacionalização do modelo para atingir os 65% exigidos pelo governo brasileiro. O Tucson é montado em Anápolis, GO, num suposto regime de CKD que não deveria ser suficiente para isso.
Kutney até faz uma observação curiosa em sua matéria, citando uma fonte da CAOA que disse que o Tucson já tinha 70% de nacionalização em outubro passado contra 25% 14 meses antes. Aliás, a “fábrica” da CAOA é uma das mais misteriosas do mundo. Além de modesta e com investimento baixo, quase ninguém já viu como são feitos esses carros.
Consultamos a assessoria da CAOA que desmentiu a informação. Segundo a empresa, o Tucson flex está nos planos, mas apenas para 2013. Este ano a novidade será o ix35 flex, no segundo semestre.