Ah, como eu gostaria de ter uma Consumer Reports no Brasil. Já disse várias vezes, mas vale repetir: a revista americana é o que chamo de “imprensa independente”. Compra todos os veículos que testa e não aceita publicidade das montadoras já que vive de assinaturas dos leitores. Por isso quando ela diz alguma coisa é bom prestar atenção.
É verdade que eles também podem errar, mas não dá para pensar em hipóteses conspiratórias como geralmente fazemos aqui quando algum jornalista elogia ou critica com certo exagero. Bom, mas voltando ao assunto principal, depois de ter colocado o novo Jetta na última colocação do seu ranking, a CR agora avaliou o novo Civic. Adivinhem o resultado?
A nova geração do Honda só não é pior que justamente o sedã da Volkswagen. Para se ter uma ideia, a pontuação caiu de 78 (no antigo Civic) para 61, o que levou a revista a retirar o selinho de recomendação do modelo. Detalhe: o Civic sempre esteve entre os cinco primeiros das listas da Consumer Reports nos últimos dez anos.
Acabamento de quinta
E o que a CR viu de tão ruim? Acabamento pobre, ruído interno e direção que compromete a agilidade. Mas elogiou o consumo e câmbio automático. A revista também ressalta que a concorrência avançou enquanto o Civic parece ter voltado para trás, sobretudo em design.
Enquanto isso, o novo Focus e o Cerato hatch foram considerados muito bons, embora com alguns probleminhas. Para a CR, o Elantra é o melhor sedã, seguido do Chevrolet Cruze. Será que nosso Civic apanhará aqui também?