Parem um minuto para pensar: qual foi o último modelo completamente novo produzido no Brasil que a Ford lançou em nosso mercado? Sim, o EcoSport, em 2003. É uma seca que dura quase nove anos. Nesse meio tempo, novidade mesmo só vindo da Argentina (Focus), México (Fusion e New Fiesta), Canadá (Edge) e Europa (Transit). As fábricas da montadora no Brasil se resignaram em produzir versões reestilizadas do Fiesta baiano, do Ka e do EcoSport – sem falar nas velhinhas Courier e F250.
Por isso, a chegada do novo EcoSport é um daqueles momentos para aproveitar ao máximo. Não é à toa que a Ford esteja tão animada com o modelo, projetado aqui e que será um produto global. O Eco devolve à filial brasileira um status perdido no tempo.
E, como mostra a imagem acima, produzida para o iG Carros com os últimos vazamentos, o resultado promete. As linhas do novo crossover ficaram muito atraentes, diria que melhor até que as do primeiro EcoSport na época do seu lançamento. Com utiliza uma plataforma mais moderna, do New Fiesta, o modelo pode e deve ganhar melhorias, seja no motor – Sigma 1.6 aqui e 1.0 Ecoboost no exterior -, na transmissão (sonhamos com o Powershfit de dupla embreagem na versão top) ou nos equipamentos, com direito a itens de segurança passivos e ativos e também de entretenimento como o SYNC e outras amenidades.
Como disse no texto do iG, só temo pelo preço. Hoje o EcoSport custa entre R$ 55 mil e R$ 65 mil e certamente um crossover com essas qualidades não sairá por esses mesmos valores. O novo Eco deve ficar um pouco abaixo de onde estão hoje os crossovers médios como o ix35, Sportage, CR-V e ASX. Dependendo do que trazer de série, até pode ser uma boa, claro, comparado a outros rivais como o Duster, Aircross e cia.
CARALHO!!!
Quem comprou o Duster vai chorar,e muito!
Eu sempre gostei proposta da da Ecosport mas eu nunca gostei do carro em si. Achava ele meio tosco, muito instável e muito muito inseguro. Venho acompanhando as notícias da reformulação da Eco com muita esperança de que ela seja um carro superior, unindo beleza,segurança e prazer de dirigir. E com os lançamentos do New Fiesta e do C4 Aircross a esperança do surgimento de um carro realmente desejável cresceu mais ainda.
Mas… isso só durou até as últimas semanas. Primeiro foi o "vazamento" da traseira do carro. Que decepção!!! A projeção da Auto-esporte prometia faróis realmente lindos e saltados da carroceria, nada parecido com aquilo! Além disso a projeção da revista Carro mostrava uma solução perfeita da junção em formato de onda entre a janela espia e a da traseira; e quando vê-se a imagem do vazamento, tem-se duas janelas horrosas e desproporcionais separadas pela lataria. Não bastando tudo isso, a porcaria do pneu continua no pior lugar possível, só para tornar o carro (que já não é pequeno) mais difícil de manobrar. Poxa, vejam os acertos do Renault Duster, um deles foi não ter o estepe do lado de fora!
Depois desse susto, vem a notícia de que não teremos o tão aguardado ecoboost 1.0 e sim algo bem genérico, uma ecobost… E pior o carro vai ser oferecido inicialmente com aquele motor Sigma que nunca foi realmente bom em nada, apenas bem mas beeeem mediano, para não dizer medíocre. E para piorar ainda mais ainda vem a foto daquele farol horroroso derivado da Ford Territory/Vw Tiguan. Pera aê!!! A Eco é derivada do Fiesta, e por que não usa uma versão repaginada do farol dele com as entradas de ar do Kuga? Tem que usar aquilo como farol? Outra coisa que dá para ver na foto é que o para-brisa não acompanha a lateral do carro como o do Aircross. Essa janela entre a frente e a lateral faz uma ENORME diferença ao se fazer curvas. E para coroar tudo isso ainda se fala que a Ecosport deverá vir mais cara que a atual!!! Porque? A antiga já tinha o preço alto demais para o que ela oferecia. Se for para aumentar o preço, adote uma estratégia semelhante a do Fluence, que oferece excelente conteúdo em todas as versões e não só nas mais caras.
E ainda faltam as fotos do interior do carro. Só espero que não se repita o que foi feito no New Fiesta. Sério, o desenho do hatch é perfeito, mas do seu interior só se salva o formato dos mostradores/instrumentos do motorista, que eu espero que sejam aproveitados na Eco só que com os números do Fusion. Espero também que seja usado o interior do Vertrek como base para a eco, inclusive o seu volante. Além disso, eu aguardo que o carro seja realmente seja seguro ao contrário da sua versão anterior. Oito a dez Airbags( incluído o airbag de joelho) , cintos com pré-tencionadores aliados a limitadores de esforço, ESP, Abs com EBD, controle de tração, controle eletrônico de estabilidade, sistema anti-capotagem, sensores de estacionamento traseiros/dianteiros e Isofix devem ser oferecidos a preços razoáveis ao consumidor que deve escolhê-los de acordo com a sua consciência e bolso. Também, o carro deve ter um célula de segurança capaz de garantir a segurança de seus ocupantes. Já que é um SUV/crossover é um veículo alto e tem uma tendência maior ao capotamento, o seu teto deve ter a segurança de seu teto reforçada impedindo que o mesmo esmague seus ocupantes em caso desse tipo de acidente. Os apoios de cabeça dos assentos devem ao máximo minimizar o efeito chicote no caso de batida, não sendo do tipo rígido. Não menos importante, os espelhos dos retrovisores da Ecosport devem seguir o modelo do novo Ford Fusion dispondo de uma lente que ajuda o motorista a ter uma melhor visão na manobra de trocar de faixa. Esse esmero com a segurança é a nossa garantia do carro ser o primeiro carro brasileiro a ganhar 5 estrelas no Latin Cap, e por fim a longa dissemelhança que ocorre entre os carros da America Latina com os Europeus nesse requisito.
Eu sempre fui a favor de que a Eco poderia demorar o tempo que fosse se o o objetivo fosse para vir como um carro perfeito. Eu ainda partilho dessa opinião e acho que o lançamento do carro tem de ser postergado a fim de que o carro lançado seja realmente algo bom, porque o que está sendo apresentado é tudo menos isso. Do jeito que o carro está, ele vai levar uma surra do Mini-Captiva, do IX-25, do Peugeot HX-1 e do Nissan Juke. Espero que quando o carro que esteja à venda tenha a beleza, a segurança, e desempenho semelhantes ao do New Fiesta europeu.
Achei o carro muito melhor do que as projeções anteriores. Acho que você esperar por projeção é o que mata muita vezes o gosto, por vc esperar o visual de um CHUTE, que muitas vezes é certeiro.. mas no caso da auto esporte desta vez não foi.
O interior será o do New fiesta, com algumas mudanças. O conceito VERTREK já uma geração acima, que so o novo focus que chegará em 2013 aqui estará usando, o new fiesta usa o atual Kinect, que acho tão belo quanto.
Agora Leila, foi mal, GOSTO É GOSTO.. mas tipo.. dizer que o SIGMA é ruim.. ai realmente não concordo. É um dos melhores motores 1.6 em termos de potência/beneficio que já vi. (O new fiesta sedã da minha namorada faz 10km/l muito melhor que muios 1.0, 1.4 e 1.6 que há no mercado).
A proposta do carro é ser um cross URBANO.. e este motor basta. Vai andar na lameira e tudo mais… compre uma picape ou uma SUV de verdade.
Aqueles testes da DUSTER na lama das revistas, massa huruulll, mas faça aquilo 3 vezes por semana como na seguinte vc tem que levar ele na revisão pois estará cheio de rangidos… Não é um suv, é um carro mais urbano.
Na boa, acho essa eco ai mais decente e bonita do que a atual. Eu adorei. Acho que dará o troco na Duster (vc compra o sandero stepway muito mais barato com melhor desempenho pagando menos mesmo com espaço menor) e acho que será pau-a-pau com a mini Captiva (que se for semelhante mesmo a captiva atual, já terá visual cansado).
E se os preços não forem altíssimos claro, mas no Brasil, tudo é caríssimo.
Acredito que voltará a ser sucesso.
A esperança é que o novo Eco seja uma espécie de NEW ECOSPORT COM ELEMENTOS DO DESIGN DO NEW FIESTA.O que eu acho que irá acontecer,pelo menos em parte,Já sobre o 1.6 Sigma:é um propulsor adequado para o uso urbano a que esse veículo se propoe e ponto final.
Carro lindo! Com certeza terei um em minha garagem e vou colocar um adesivo com letras bem grandes: SORRIA MEU BEM, SORRIA… kkkkkk
A colega Leila aí descreveu uma lista de equipamentos que nem a Hilux com seus mais de 150K de preço dispõe portanto não vamos sonhar né (adoraria que nossa realidade fosse essa, mas não é). Sendo mais objetivo basta verificar que nenhum dos concorrentes da Eco tem esta lista de equipamentos. Sei não, o post dela parece até de vendedor da Renault, rsrsrs.
Podem escrever, vai dar baile na concorrência com sobra.
desenho ficou mto bom!!! Pena eh a demora para se chegar ao Brasil!!
"dependendo do que trazer" ? Não seria "trouxer"?
É ficou muito bom mesmo…..frete estilo VW….grade, farois….espelhos retrovisores externos…..é um Ford ou um VW? hahahaha
o comentario da LEILA ficou maior que a matéria…
Agora, a ford cobrando 50 e tantos pelo new fiesta, com certeza esse ai sai na cas dos 70 mil
Olha difícil acreditar que esta nova Ecosport venha para substituir a que está no mercado hoje. Se pá a ford mantem a atual em linha e remaneja esta nova em outro patamar de categoria e preço, infelizmente. abraços a todos e um bom dia.
Meu novo sonho de consumo
agora sim! e pensar que quase comprei um n ano passado, ainda bem que não comprei.. vendo esse modelo ai dá até para se arrepender!
JÁ VI NOVO ECO SPORT JÁ UM 5, ECO SPORT DEVE VIR LOGO PRA SUBSTITUIR O EDGE E DERROTAR O HUMMER H2. QUE ATÉ PARECE UM CAMINHÃO MONSTRO, E AQUELAS RODAS DAQUELE TAMANHO É HORRÍVEL, AGORA NÃO SEI QUAL RODA É MAIOR DO H1 OU H2?
sem palavras o novo ecosport
mais ta na hora da Ford renascer o Corcel
que vcs acham ???????
O Fiesta é baiano e o novo eco, também.
Já falaram muito da nova eco, quero saber se realmente vai sai e se é só idéia.
Só não entendi o porque da demora do lançamento da nova eco , deveria sair junto com o Duster e assim daria pra ver quem
vence a queda de braço .