Se você mostrasse uma foto de um Volkswagen Golf VII dentro de uma concessionária da Volkswagen no Brasil, já emplacado e com o documento dizendo que o modelo é produzido aqui, para Thomas Schmall, o presidente da montadora, seria capaz de dizer que não sabia de nada ou que o carro ainda estaria em estudo.
Exagerei um pouquinho, é verdade, mas é essa a filosofia na Volks atualmente. Os alemães têm planos ambiciosos em nível global e o Brasil está neles, portanto não se trata de uma competição de mercado e sim de uma guerra.
Se a historinha do primeiro páragrafo é fictícia a que vou contar agora não é: quando perguntamos a assessoria da Volkswagen se havia planos de vender a van T5 no Brasil ela negou veementemente. Dias depois, o blog Autos Segredos flagrou uma carreta cheia delas e voltamos a questionar a montadora. Resposta: “ah, vamos usar para transporte interno”.
Se é assim então a Volks já começou a usá-la, mas para rodar cidade afora. O Volkswagen T5 das fotos, por exemplo, estava andando pela avenida dos Bandeirantes, em São Paulo, emplacada e tudo. Para quem não se lembra, a T5 é sucessora da Caravelle, modelo que chegou a ser vendido aqui. Esta por sua vez é descendente de longa data da nossa Kombi, mas aí vê como ela evoluiu com o tempo.
O que a Volkswagen não diz é que a T5 deve ser vendida no Brasil como uma opção de transporte executivo que não substitui a Kombi diretamente, mas que ocupa um espaço hoje vago na linha da montadora. Com a proximidade da Copa do Mundo do Brasil, e 2014, e dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, o transporte VIP deve sofrer um boom e hoje não existem modelos com essas características no país. Apenas vans maiores e menos confortáveis. É o mesmo segmento onde a JAC lançará a T8, também chamada de Refine, no final deste ano.
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