…as montadoras teriam que vender mais para ganhar o mesmo que hoje;
…o governo arrecadaria menos imposto num primeiro momento já que tudo é calculado em cima do valor do carro;
…as montadoras precisariam investir muito mais: novas fábricas para carros mais sofisticados, mais funcionários, mais infraestrutura, mais concessionárias etc;
…o governo seria mais cobrado pela falta de infraestrutura, seja ruas, estradas, gerenciamento do trânsito etc;
…as montadoras iriam pressionar o governo para que baixasse os impostos para voltarem a ter uma lucratividade maior;
…o governo justificaria que nossos carros ficariam baratos e as montadoras poderiam privilegiar a exportação e desabastecer o mercado interno;
…as montadoras responderiam que poderiam vender mais aqui se os importados não chegassem tão baratos no Brasil. Bastaria subir a “pequena” alíquota de 35% para 100%;
…o governo e as montadoras marcariam um almoço para discutir o assunto e no fim concluiriam que tudo isso daria um trabalhão danado.
Por isso que o Brasil está essa porcaria.
Se a mentalidade dos nossos governantes está adulterada é porque a nossa também está.
Tem gente que deixa de comer, vestir e mesmo colocar seus filhos em boas escolas para andar com um carrão da "hora".
Estamos com nossos valores adulterados.
Se boicotássemos, por apenas um mês, a compra de carros novos, os preços abaixariam já no mês seguinte.
Quem alimenta essa putaria toda somos nós mesmos…
Aliás, onde estão os recursos dos impostos que o governo cobra pela propriedade dos veículo e venda da gasolina, que deveriam ser aplicados na manutenção das ruas e estradas. Pelo que somos obrigados a pagar deveríamos ter tapetes para nossos carros andarem e não essas vias esburacadas e mal sinalizadas.
Pagamos impostos como se fôssemos a França e recebemos em troca o rascunho da Itiópia.
"Que País é esse", já dizia Renato Russo…
Tem jeito não. Só com muita concorrência Chinesa é que as coisas podem mudar, um pouco é claro.
tem jeito sim meu caro denium…se acharmos que é muito difícil e que vai levar muito tempo, protelaremos nossas açoes sempre mais e a situaçao nunca mudará…
pense somente nisso: digamos que a populaçao, num surto de consciencia coletiva (oque não há no brasil), resova atacar por meio de uma estratégia estudada (que eu nao sei muito bem qual seria, mas há pessoas com melhor conhecimento de mercado), agisse, e uma mudança real e que chegasse à um ponto aceitável,demorasse uns 5 a 10 anos…em 2016 ou 2021 teríamos um panorama mais ideal.
agora pense que nao se faça nada, este cenario se estenda por mais 10 anos até que se tome a decisao de mudar…daí a situaçao só mudaria em 2026 ou 2031…
nao se pode ter preguiça nessas situaçoes, nao se pode querer imediatismo nestas açoes, nao se pode relaxar nas nossas reinvidicaçoes…e mais do que tudo, nao se pode pensar que estamos sós…na verdade somos muitos milhoes de consumidores insatisfeitos contra alguns milhares de pulhas felizes.
@Luciano, e olha que o "carrão da hora" é um modelo com nome europeu e plataforma de vinte anos atrás, com um motor flex que não anda bem com gasolina nem com alcool e beberrão, parcelado em 200 prestações… Alguém lembra da CPI do Banestado? O FBI e o governo da Suiça apresentaram uma cifra: 40 bilhoes de dolares – saiu nos jonais. Esse valor desviado na epoca era o dobro do que valia a Petrobras, para terem uma ideia. Se resgatassem esse dinheiro todo e aplicassem no Parana, em infraestrutura, ao inves de criar estradas com os pedagios mais caros do pais, o estado seria uma Europa. Esse é o problema do nosso país – não há Justiça. Não para os verdadeiros criminosos e assassinos, que desviam dinheiro de hospitais e ate merenda de escolas, como cansamos de saber. Estes que fazem decretos secretos e legislam em causa própria. Sobre as estradas pedagiadas, a nossa Justiça vergonhosamente não consegue obrigar as concessionária do Parana a cumprir o contrato e realizar duplicações e melhorias atrasadas há mais de dez anos, pois o Sr. Jaime Lerner conseguiu que os mesmo fossem feitos sob a guarda de tribunais na França! Aonde foi parar o dinheiro do Banestado? Quando houver Justiça com DECÊNCIA nosso país muda. Enquanto isso vivemos nesse faroeste de 5a categoria.
Greve Geral, num sentido mais amplo. Boicote a carros 0 km num sentido mais estrito.
É a única maneira.
Afeta diretamente o bolso de quem mais tem poder de decidir sobre o assunto: Governo e Empresas.
Volto a dizer, as coisas mudariam simplesmente permitindo que toda pessoa física adquiram seus autos em outro país com alíquota abaixo de 35% sem intermediários.
A importação pela PFísica é permitida, porém extremamente burocrática. Deveria ser simplificada as regras de importação e baixada a alíquota do I.I. para P.F.
Porque é um direito do cidadão a liberdade de escolha com a mínima burocracia e a menor carga de tributos.
Se tenho carro barato mundo afora, e tenho baixo I.I e um legislação mais flexível quanto a questão da burocracia de importação, não existe montadora que consiga sustentar preços altos dentro do mercado, além de produtos defasados.
É simples.
Boicote é besteira e das grandes, pois não se controla 200 milhões de habitantes, mas preço sim se controla, COM ABERTURA DE MERCADO.
O brasil é um dos países mais restritivos e protencionistas do mundo, e o resultado é roupas, remédios, eletrônicos, carros…tudo mais caro.
O mesmo aconteceu com a linha de telefones fixos, que eram declarados como patrimônio em Imposto de Renda, pelo alto valor e hoje não é mais assim.
O caminho é LIBERAÇÃO DE MERCADO, BAIXA DE IMPOSTOS, MENOS PROTENCIONISMO E MENOS BUROCRACIA PARA IMPORTAÇÃO.
O resultado será menores preços.
Empresas cobram o que querem, é seu direito. E o consumidor tem o direito de escolher com quem e onde comprar. O governo não pode dificultar tributariamente ou burocraticamente.
Essa situação gritante continuará enquanto o governo não liberar de verdade o mercado e enquanto 4 montadoras representar 70% do mercado. Pois o brasil é o único em que 70% do mercado fica apenas mas mãos de 4 empresas do setor.
Comanche, tem uma reportagem sobre o focus RS que uma importadora esta trazendo p/ o Brasil e que custa 240 mil reais, e se esse mesmo carro fosse importado por uma pessoa fisica, o preço cairia p/ 168 mil reais, ou seja acredito que tem jeito sim de acabar com essa farra, basta o governo aumentar o imposto sobre o lucro liquido que essas quadrilhas arrumam um jeito de se virar!
@fernando meier,
Eu sou contra qualquer aumento de imposto, mesmo que seja sobre lucro líquido. Precisamos é de menor proteção de mercado, menor burocracia, menos impostos para queda de preços.
@John, tem razão a última barreira da moralidade e da legalidade que é a justiça brasileira parece ser feita de fubá.
@Comanche, sua idéia não é ruim, é muito boa por sinal, mas como para políticos tudo é trabalhoso, ela não vai vingar, sem falar que com a desculpa do aumento da inflação eles jamais fariam isso.
É engraçado (na verdade é triste)… no Brasil não tem fábrica da Apple, no Brasil os produtos Apple são caros, aí quando alguém vai nos EUA ou na Europa e compra um Iphone ou um Ipad, tome IOF mais alto no cartão de crédito.
O governo do Brasil (e de seus estados) não tem nenhum programa de curto, médio ou longo prazo para o desenvolvimento industrial e tecnológico do país (desenvolvimento este, no moldes modernos, que é o aumento da produtividade, o uso da alta tecnologia…), não reduz impostos para que produtos mais modernos estejam acessíveis ao seu povo, pelo contrário criam barreiras para dificultar o acesso a bens importados mais modernos…
Ou seja, quem pode pagar por algo, paga 2 ou 3 ou mais vezes o valor do bem, a maioria da população fica às margens e sem acesso aos bens e a tecnologia, e os políticos com seus altos salários e benefícios (carro do governo, auxílio combustível, auxílio terno, auxílio celular, passagens aéreas,…), ainda passam a mão grana quando ninguém está olhando.
O pior de tudo é que o povo é quem paga os salários deles e a conta da ineficiência dos mesmos.
Alguns exemplos de abuso excessivo do mercado de carros novos.
Civic Si por R$105,000
Corolla Altis por R$90,000
Sw4 = R$170,000
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Fora de linha:
Golf Gti 1.8 = R$115,000 completo
Stilo Abarth 2.4 = R$125,000 completo
Comanche, 100% apoiado – abertura de mercado já, de verdade. Tem apenas um problema: nosso governo (leia-se: políticos corruptos) é sócio das montadoras. Ambos se locupletam em explorar o trabalhador brasileiro, e não tenha dúvida: deve haver vários parlamentares e figuras do executivo que recebem benécias das montadoras e patrocínio ilícito em campanhas, em troca da manutenção dessa cretinice de estado. É necessário que alguém lá no Congresso comece a mudança para um Brasil melhor, mais democrático e menos corrupto. De verdade.
O fato é que cedo ou tarde, nossa indústria picareta de automóveis sucumbirá aos chineses melhores e mais baratos, pois aqui só se produz carroças, e o resto vem do México e Argentina, em volume. Então a hora de abrir e mudar é agora, para preservar um pouco do nosso mercado.
Segundo o texto do Joel Leite, do outro post, "Já o Hyundai ix35 é vendido na Argentina com o nome de Novo Tucson 2011 por R$ 56 mil, 37% a menos do que o consumidor brasileiro paga por ele: R$ 88 mil.".
Na verdade, a comparação que deve ser feita é que o Tucson vendido aqui é mais de 57% mais caro que lá na Argentina, sendo que é um veículo importado de fora do Mercosul.
@john,
Um fator no sentido do seu correto raciocínio são governos sindicalizados que atendem os anseios da CUT, e ao invés de buscar a queda da inflação com a abertura de mercado que trás concorrência acirrada e menores preços no mercado de modo em geral, preferem atender a CUT, fechando o mercado, taxando produtos para proteger empregos que cada vez mais deixa parte de seus salários nos caixas dos sindicatos que investem em campanha de políticos que preferem vender ideologias e dizer que o dinheiro que entrou é referente a palestras e não lobby político.
Os sindicatos se tivessem preocupação com os empregos do setor automotivo, lutariam por produtos melhores para aumentar a exportação e gerar mais emprego. Ao contrário, preferem dar as costas por melhores produtos, aceitam trabalhar na produção de produtos ultrapassados, que um dia arrebenta com vendas minguantes e apelar no entanto para o governo baixar IPI provisoriamente para não ocorrer desemprego.
Os erros do setor ainda permanecem, não foram corrigidos e a queda de IPI que ocorreu até 2010, foi apenas o remédio para dor localizada que não curou a doença que é a ineficiência do mercado automotor.
Dá para entender porque um Azera fabricado do outro lado do planeta, pagando 35% de I.I., frete, com motor V6, completo, diversos airbags, 2011/2011 zero km, custa R$70,000 e um Corolla Altis completo fabricado no brasil 4 cilindros por R$90,000, custa 20,000 a mais do que o Azera?
Comanche, justo o Corolla com barra de torção atrás, preço e pose de carro de categoria superior. É o que eu chamo de esquemão das montadoras, essas mentiras deslavadas que vendem aqui. Infelizmente não temos um parlamento democrático, pois nossa oposição está tão ou mais comprometida com décadas de corrupção, não se propõe a votar nada de real interesse para o país. Já era para termos obrigatoriedade de ESP para utilitários, mas isso nunca vai acontecer no país da Kombi e da CUT. Os metalurgicos perceberão tarde demais que os sindicatos agiram contra o interesse do país e deles próprios, em troca de salários chineses, em uma indústria que logo em breve estará fechando as portas por ser obsoleta.
incentivar discussoes já é o primeiro passo para se buscar soluçoes, conhecer alternativas e tomar consciencia de uma realidade do país!…e melhor que isso…saber que existem pessoas que se interessam e teem ideia do que se discute e diversos pontos de vista…na realidade o que se necessita é q cobremos o q mais nos interessa, e mostrar q nao são reinvidicaçoes vazias…é a imprensa, com o avanço da internet e de blogs como este, divulguem mais verdades, incentivem o debate munindo-o de informaçoes q algumas vezes chegam a ela mais facilmente!
quem é q coloca os caras la dentro do governo? então a quem eles devem favorecer? a NÓS TODOS…o problema de sindicatos é que nao buscam um país melhor…buscam apenas a melhoria das condições em suas classes respectivas, se para isso for necessario prejudicar um sindicato de outra área, eles o farão na maioria das vezes.
o conceito de coletivo é muito mais amplo do q eles julgam representar, e é nesse enfoque que se devem discutir as mudanças de um país
NADA É TÃO PÉSSIMO QUE NÃO POSSA PIORAR.
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Dilma pede maior proteção comercial para Mercosul
Proposta será discutida nas próximas semanas; países do bloco se preocupam com perda da competitividade regional devido ao câmbio
Reuters | 29/06/2011 16:49
A presidente Dilma Rousseff propôs nesta quarta-feira ao Mercosul o aumento da proteção comercial contra o aumento de importações, numa tentativa de conter a entrada de produtos baratos da Europa, Ásia e Estados Unidos em uma região de rápida expansão.
A proposta, levada pelo Brasil à Comissão de Comércio do bloco que também é formado por Argentina, Paraguai e Uruguai, será discutida nas próximas semanas e permitirá que cada país eleve individualmente seus tributos de importação de bens não pertencentes à zona, de acordo com uma autoridade do governo brasileiro.
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São essas as medidas que fazem os produtos serem mais caros no brasil, mais defasados e devido ao sucateamento e aumento da demanda, provocam um futuro de inflação.
Não acho ruim os preços.. acho ruim o produto por aquele preço… se os carros fossem bem mais equipados… u n falava nada. São caros pq não tem nada alem de marketing.
fiquei com vontade de chorar.
@Comanche, poderíamos dizer que a medida não é de proteção comercial, mas de proteção da incompetência e da ineficiência.
A ironia, é que na Argentina e no Paraguai além dos produtos serem mais baratos que no Brasil, esses 2 países ainda dispõem de produtos que nem aqui são vendidos como muitos modelos de carros e equipamento de tecnologia.
OLHEM A REPORTAGEM DE HOJE 30/06 DO DIARIO DO GRANDE ABC SOBRE OS IMPOSTOS DE FABRICAÇÃO VERGONHA TOTAL.
ESTA NO CADERNO DE ECONOMIA.
Caso o pessoal não tenha lido as outras 2 partes:
http://omundoemmovimento.blog.uol.com.br/arch2011…
http://omundoemmovimento.blog.uol.com.br/arch2011…
Os links postados por mim logo acima, são os complementos do artigo do Joel Leite, cujo tema foi levantado pelo Ricardo Meier aqui no Blogauto.
Com todos esses comentários vcs me deixaram triste.É uma vergonha nacional!Isso no país dos sem vergonha de fraudar,roubar,locupletar,lesar o consumidor,etc e por aí vai.O consumidor que concorda em pagar 90 mil num corolla altis,170 mil numa SW4 ou 125 mil na falecida blazer executive,são tb responsáveis por esse dewscalabro que é o mercado automotivo brasileiro.
ENQUANTO ISSO A ANFAVEA ATACA COM ESSA DECLARAÇÃO:
Custo de produção de carros no país é 60% maior do que na China
30/06/11 – O custo de produção de um carro no Brasil é 60% maior do que na China, considerando modelos equivalentes com motorização 1.3 a 1.5, segundo estudo sobre a competitividade do setor divulgado pela Anfavea (associação das montadoras).
Índia e México, com custo 5% e 20% superior, foram os outros dois países avaliados nesse comparativo pela PricewaterhouseCoopers, responsável pelo levantamento.
A mão de obra é uma das responsáveis por essa diferença, custando 5,3 por hora, incluindo na conta os encargos sociais. O valor é mais do dobro do registrado no México ( 2,6) e muito acima do contabilizado na Índia ( 1,2) e na China ( 1,3).
A solução proposta pela associação ao governo, ao qual o estudo já foi apresentado, é investir em inovação, o que inclui engenharia, tecnologia de produtos e processos e pesquisa de materiais de origem local para a produção.
A expectativa da Anfavea é fazer parte da nova política industrial que está sendo elaborada pelo governo.
Fonte: Folha de S. Paulo
Comanche, eu jamais iria a favor de mais impostos, haja vista que há 15 anos, nós tinha uma carga tributaria de cerca de 26% e hj dispensa comentarios sobre o abuso que é, agora acredito que algum infeliz de um deputado ou senador deveria fazer algo para nos proteger e acabar com esa farra do boi!
"A expectativa da Anfavea é fazer parte da nova política industrial que está sendo elaborada pelo governo.". Nada mais óbvio – é mais ou menos como trancar a quadrilha dentro do banco… Será que alguém acreditou mesmo no relatório da Anfavea?
@John, esse tipo de relatório é conveniente a quem o compra, ou melhor, a consultoria realiza um relatório conveniente à empresa contratante. A Anfavea está reclamando ? Feche as portas e viva da produção na China, na Índia… Parece até que as empresas-membro da Anfavea não tem filiais nesses países, engraçado isso.
Sobre o trecho "A expectativa da Anfavea é fazer parte da nova política industrial que está sendo elaborada pelo governo.", eu não sei se esse governo tem alguma política industrial planejada ou em planejamento, me parece que os governos brasileiros vivem na base do improviso, fato é que a Anfavea não quer perder a boquinha.
Pena é a Kia, a Hyundai e a Jac não arrasarem com o mercado, no final das contas elas se comportarão como as demais e isso não levará muito tempo. A Kia e Hyundai já estão com preços nada amigáveis, mas como consolo trazem carros atuais e com motores modernos comparados com a concorrência.
Eu lembro que no ano passado, ano em que conheci o blog, mais precisamente em setembro, haveria um boicote de não comprar carros zero! O que eu vi depois foi recorde de vendas segundo os órgãos responsáveis. De nada adianta criticar, falar mal, seja o que for e como for, se não fizermos nossa parte! Eu proponho um boicote real, não de um, mas de indeterminados dias, até os preços caírem de verdade. Enquanto isso, comprem usados!
Joel Leite publica matéria sobre comentário do Presidente da Ford do Brasil.
Aonde os leitores lerem em caps lock e entre parênteses, os comentários críticos são meus.
06/07/2011
Presidente da Ford: "preço alto do carro não é só culpa do imposto"
— Marcos de Oliveira admite que o carro no Brasil é caro e culpa a cadeia produtiva.
— Dirigente diz que se a importação continuar nesse ritmo, em cinco anos começam as demissões.
— Mas 78% dos carros estrangeiros vendidos no Brasil são trazidos pelas próprias montadoras.
O presidente da Ford Brasil, Marcos de Oliveira, disse que é preciso um acordo com o governo e todas as partes envolvidas no setor automobilístico para resolver o problema do custo da produção de carro no Brasil. Ele admitiu que o alto preço do carro ao consumidor brasileiro não é apenas por culpa do imposto.
"O problema é muito mais amplo" – disse o dirigente ao repórter José Carlos Pontes, da Agência AutoInforme. "Não queremos uma reunião com o governo para reivindicar a redução do imposto. Nem queremos tocar neste assunto. É preciso uma discussão mais ampla, para evitar que daqui a alguns anos haja problemas sérios com a indústria automobilística brasileira". (RS: PURA PRESSÃO NO GOVERNO, SEMPRE APELAM PARA A CHANTAGEM DO DESEMPREGO).
Segundo Marcos de Oliveira, o Brasil corre o risco de "desindustrialização", isto é: a redução da produção local em consequência do aumento das importações. (R: O BRASIL NÃO CORRE O RISCO, O BRASIL JÁ ESTÁ SOFRENDO A DESINDUSTRIALIZAÇÃO DE CARROS DE QUALIDADE PARA FABRICAR PRODUTOS ULTRAPASSADOS, DEFASADOS, INEFICIENTES EM SEGURANÇA, AMBIENTE E TECNOLOGIA. NÃO TRATA-SE DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO POR CONDIÇÃO ECONÔMICA, MAS SIM POR CONDIÇÃO DE ERRO ESTRATÉGICO DE POLÍTICA, POIS SE EXISTE O MÉXICO QUE FICA DO LADO DA MAIOR ECONOMIA DO PLANETA, PERTO DA EUROPA EM COMPARAÇÃO AO BRASIL, PERTO DO CANADÁ, E QUE TEM BENESSE DE SER O ÚNICO PAÍS DO PLANETA A PODER EXPORTAR CARROS PARA O BRASIL PAGANDO IMPOSTO ZERO, PORQUE HAVERIAM AS MONTADORAS DE FABRICAR CARROS DE QUALIDADE NO BRASIL, SE O MÉXICO TEM UMA ESSAS ENORMES VANTAGENS MENCIONADAS, SEM PERDER O IMENSO MERCADO BRASILEIRO.)
O presidente da Ford disse que a concorrência está derrubando os preços, e com isso a rentabilidade das montadoras está diminuindo. E ameaçou: "resta saber até quando vamos aguentar. Se essa situação não for mudada, creio que em cinco anos a indústria vai começar a demitir". (R: RESPOSTA DE MALANDRO QUERENDO SENSIBILIZAR OS GOVERNANTES E OS SINDICATOS, POIS PRIMEIRAMENTE NÃO HÁ DERRUBADA DE PREÇOS, MAS SIM PEQUENOS DESCONTOS OCASIONAIS, AFINAL ALGUÉM NO BRASIL TEM COMPRADO CARROS A PREÇOS PRATICADO NO EXTERIOR, PARA DIZER QUE REALMENTE É UMA DERRUBADA DE PREÇOS "EXAGERO MALICIOSO", E NESSE MESMO SENTIDO VAI A FALSA AFIRMAÇÃO DA QUEDA DE RENTABILIDADE, JUSTO QUANDO EM 2009 O BRASIL PRATICAMENTE SUSTENTOU AS MATRIZES EM CRISE HISTÓRICA COM SOMAS RECORDES DE LUCROS ENVIADOS PARA SUAS MATRIZES, ATÉ O PRESIDENTE DA FIAT JÁ DECLAROU QUE O BRASIL SALVOU A FIAT TURIM EM 2008. E SEGUNDAMENTE, O J.LEITE FOI CERTEIRO NO COMENTÁRIO AO DIZER QUE O PRESIDENTE DA FORD "AMEAÇOU" A DEMISSÃO DE FUNCIONÁRIOS, O QUE É PURA CHANTAGEM, JOGO BAIXO, AMEAÇA AOS SINDICATOS, AOS LARES DAS FAMILIAS DOS TRABALHADORES, COM UM SONORO "VOCÊS IRÃO PASSAR FOME, FALTARÁ O LEITE DAS CRIANÇAS, A ECONOMIA ARREBENTARÁ COM O DESEMPREGO E A VIOLÊNCIA AUMENTARÁ…VELHACARIA PURA, POIS NUNCA QUE SE O GOVERNO ENDURECESSE EXIGINDO MENORES PREÇOS E BAIXANDO A ALÍQUOTA DE IMPORTAÇÃO, ELAS FECHARIAM AS PORTAS E IRIAM EMBORA DO BRASIL DEIXANDO ELE PARA A CONCORRÊNCIA, DUVIDO. INCLUSIVE TAL FATOR JÁ ACONTECEU NA ERA COLLOR E ITAMAR COM O MINISTRO DA ECONOMIA CIRO GOMES QUE COMPROU BRIGA COM O SETOR BAIXANDO O IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO PARA 20%, E O RESULTADO NÃO FOI FECHAMENTO DE FÁBRICAS, MAS SIM A ÉPOCA EM QUE AS EMPRESAS DO SETOR MAIS INVESTIRAM EM PRODUTOS DE QUALIDADE FABRICADO NO BRASIL E TAMBÉM FOI A ÉPOCA DE GRANDE AUMENTO DE VENDAS PARA ELAS, SEM FALAR QUE O I.I. BAIXO FOI FATOR DETERMINANTE PARA A ENTRADA DE VÁRIAS EMPRESAS DO SETOR COMO OCORREU NA DÉCADA DE 90, PORTANTO A QUEDA DE I.I E IMPORTAÇÃO EXCESSIVA DE CARROS NAQUELA ÉPOCA TEVE EFEITO CONTRÁRIO AO COMENTADO PELO PRES. DA FORD, O QUE TAIS FATOS SUPERAM QUALQUER ARGUMENTO COM CLARA DEMONSTRAÇÃO DE QUERER LEVAR VANTAGEM. NA VERDADE ELAS ESTÃO COM MEDO É DA POPULAÇÃO SE MEXER E EXIGIR I.I. MAIS BAIXO FAZENDO AS 4 GRANDES PERDEREM 80% DE UM MERCADO DOMINADO. E TERCEIRAMENTE, É PRECISO REAFIRMAR O QUE DISSE O J.LEITE, QUE AS PRÓPRIAS MONTADORAS SÃO AS QUE MAIS IMPORTAM CARROS, ALGO PRÓXIMO DE 80%).
Um estudo feito pela Anfavea, a associação dos fabricantes, mostra que o custo de produção do carro no Brasil é 60% maior do que na China. Foi estabelecido um índice de custo 100 para a China. Para o México esse índice seria 120 e para o Brasil 160. (R: O CUSTO SÓ É ALTO PORQUE O SETOR ESTÁ BOMBANDO EM PLENO VIGOR ECONÔMICO DO SETOR, POIS SE ESTIVESSE EM CRISE, AS MONTADORAS ESTAVAM AMEAÇANDO ERA A INDUSTRIA DO AÇO, AS FABRICANTES DE AUTO PEÇAS, AS EMPRESAS FRETISTAS, OS SINDICATOS E OS CUSTOS TERIAM COM CERTEZA QUEDA DE CUSTOS, MAS COMO AS FÁBRICAS ESTÃO GANHANDO RIOS DE DINHEIRO, É ÓBVIO QUE AS MINERADORAS, F. DE AUTOPEÇAS…TRABALHADORES…TAMBÉM QUEREM UMA FATIA DESSE EXCELENTE MOMENTO VIVIDO PELOS RECORDES DIÁRIOS DE VENDAS, E SE O CUSTO FOSSE ALTO, NÃO HAVERIA ANÚNCIO DE NOVAS FÁBRICAS DA RENAULT, HYUNDAI, CHINESAS, MAZDA…).
O curioso é que os maiores importadores de carros no Brasil são as montadoras, notadamente as quatro grandes. Elas são responsáveis por nada menos do que 78% de todos os carros estrangeiros vendidos no País. Os importadores oficiais, reunidos na Abeiva, importaram no semestre 20% do total, carros que, além dos impostos normais, pagam 35% de alíquota de importação; os outros 2% foram trazidos por importadores independentes.
A despeito do alto custo de produção, o Brasil continua recebendo investimentos em novas fábricas.
A Chery faz a cerimônia do lançamento da pedra fundamental da sua fábrica em Jacareí no próximo dia 19. Conforme anunciou o Carsale nesta semana, a Lifan e a importadora brasileira Effa assinaram um acordo para a construção de uma fábrica no Brasil com investimento inicial de US$100 milhões e produção de 10 mil unidades por ano. As duas montadoras já investiram US$ 70 milhões num centro de pesquisa e desenvolvimento, para a criação de um carro pequeno.
Ou os dados do estudo da Anfavea estão errados ou os chineses estão muito mal informados. E vão quebrar a cara. Qual a sua aposta?
(R. RESULTADO DE TODA ESSA RESPOSTA DO PRES. DA FORD, DE COLUNISTA CALMON PUXANDO O S. DAS MONTADORAS, DE ANFAVEA RESOLVENDO FALAR JUSTO NESTE MOMENTO DE REPERCUSSÃO DO CUSTO ALTO, ENTRE OUTROS COMENTÁRIOS DIRECIONADOS, É O MEDO DE TEREM QUE LARGAR NÃO O OSSO, MAS SIM A PICANHA MATURADA).
R: VERGONHA, ESTARMOS NAS MÃOS DE MONTADORAS QUE VIVEM AMEAÇANDO FAMÍLIAS DE TRABALHADORES E A SOCIEDADE BRASILEIRA, ENQUANTO POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS PARA O SETOR, VÃO DE ENCONTRO DOS INTERESSES DESSAS MULTINACIONAIS E CONTRA O CONSUMIDOR BRASILEIRO QUE PAGA PELO LATÃO DE LIXO RODANTE MAIS CARO DO PLANETA, POIS TEMOS GOLS NO BRASIL MAIS CARO DO QUE MERCEDES SÉRIE C E BMW SÉRIE 3 NOS EUA, E ANTES QUE EU NÃO ME ESQUEÇA, NOS EUA UM AUDI A3 É MAIS BARATO DO QUE AS SÉRIES COMENTADAS ACIMA DA MERCEDES E BMW, MAS NO BRASIL SÃO MAIS CARAS DO QUE AS DUAS CONCORRENTES DIRETAS, IMAGINEM O QUANTO A AUDI NÃO ESTÁ GANHANDO SE AS OUTRAS JÁ GANHAM). E SOU OBRIGADO A ENGOLIR PREMIAÇÃO DE REVISTA ECONÔMICA PARA O PRESIDENTE DA AUDI DO BRASIL QUE ESTÁ TOMANDO UMA LAMBADA ATRÁS DA OUTRA PARA A MERCEDES E BMW QUE ESTÃO EXPLODINDO NAS VENDAS JUNTAMENTE COM A VOLVO E UM DÓLAR COM DESVALORIZAÇÃO DE 20% EM 15 MESES SEM REPASSE PARA OS CARROS.
O IMPORTANTE É A COPA AMÉRICA.