Ícone do site BlogAuto

Se a cúpula aprovar, fábrica da BMW na América Latina será no Brasil

BMW X1: será ele o futuro nacional?

Agora a noite “interrogamos” o vice-presidente da BMW para América Latina, Graeme Grieve. O inglês é responsável pelas operações no Brasil, Argentina e México, além de cuidar dos importadores da marca em outros países menores da região. A pergunta era óbvia: “teremos fábrica da BMW no Brasil?”

Apesar do jornalista Fernando Calmon ter confirmado que nosso país teria sido escolhido, o fato é que a BMW nega que qualquer decisão tenha sido tomada. Mas Grieve revelou que não existe disputa com outros países. O projeto é apenas para o Brasil e aguarda uma resposta da cúpula da marca. Ou seja, de certa forma Calmon está certo. É o Brasil o escolhido para sediar a fábrica, mas falta decidir se sim ou não apenas.

Antes de mais nada, será uma unidade de CKD ou um processo semelhante. Em outras palavras, nada muito grande. O modelo é um dos que está em produção, embora exista algumas dúvidas sobre isso. Nesse caso, o X1 parece o favorito por ter demanda e bom preço.

O local também é um mistério, mas ficará ou na região Sudeste ou Sul, locais com mais forncedores e próximos dos principais mercados. Assim que for batido o martelo, caso seja favorável, a nova planta levará entre doze e dezoito meses para entrar em operação, segundo o executivo.

Querem um feeling? Vão aprovar se é que já não está mesmo. O semblante da diretoria da BMW do Brasil era de quem já ganhou.

Sair da versão mobile