A Scania apresentou ao mercado brasileiro o K 230E B4x2LB, marcando o início da eletrificação dos seus veículos no país. Com preços a partir de R$ 2 milhões. Este modelo histórico é o primeiro ônibus elétrico 100% da marca. Com autonomia entre 250 a 300 km, tração 4×2 e múltiplas opções de pacotes de baterias, o K 230E B4x2LB será lançado oficialmente na Lat.Bus 2024, a Feira Latino-Americana do Transporte, que ocorrerá de 6 a 8 de agosto no Expo Imigrantes, em São Paulo.
Autonomia e Desempenho Excepcionais
O K 230E B4x2LB oferece uma autonomia de 250 a 300 km, mesmo sob condições severas, como uso constante do ar-condicionado e em terrenos irregulares. Equipado com tração 4×2, o ônibus é ideal para aplicações urbanas e suporta carrocerias de 12 a 14 metros, acomodando até 80 passageiros. Este modelo pode ser configurado com piso baixo ou normal, atendendo diferentes necessidades de transporte público.
Potência e Eficiência do Motor Elétrico Scania
A máquina elétrica do K 230E B4x2LB entrega 230 kW (equivalente a 310 cavalos de potência), utilizando um motor EMC 1-2 acoplado a um câmbio de duas marchas. Este motor fornece potência contínua de 230 kW a 1.750 rpm e torque de 2.200 Nm a 0 rpm, com pico de potência de 300 kW a 1.400 rpm. Com um design simplificado, o motor é de fácil manutenção e tem custos reduzidos em comparação aos motores de combustão interna, além de operar com menor ruído, proporcionando uma viagem mais suave e confortável.
Tecnologia de Carregamento Avançada Scania
O K 230E B4x2LB possui um sistema de carregamento que transforma a energia recebida de um carregador externo, inicialmente importado, oferecendo maior segurança e eficiência na recarga das baterias. Este sistema foi desenvolvido para minimizar custos e facilitar a manutenção, reduzindo o risco de danos na interface de carregamento.
Baterias de Alta Densidade e Capacidade Modular
As baterias do K 230E B4x2LB são do tipo NMC (lítio-níquel-manganês-cobalto), conhecidas por sua alta densidade de carga, o que resulta em um menor peso total do veículo e maior capacidade de transporte de passageiros. Estas baterias modulares de 104 kW são desenvolvidas em parceria com a Northvolt, uma líder em sustentabilidade, e serão importadas da Suécia. A colaboração entre Scania e Northvolt, iniciada em 2017, resultou em uma nova fábrica de baterias em Södertälje, onde são montadas células de bateria para veículos elétricos pesados.
Veja também: Os carros mais velozes das últimas 8 décadas
Inovação e Sustentabilidade no Transporte Urbano
Com o lançamento do K 230E B4x2LB, a Scania reforça seu compromisso com a sustentabilidade e a inovação no setor de transporte urbano. Este modelo não apenas representa um avanço tecnológico significativo, mas também uma contribuição importante para a redução das emissões de poluentes e a promoção de um futuro mais verde para as cidades brasileiras.
Confira o BlogAuto no: Youtube, TikTok, Facebook, Instagram, Twitter e Pinterest.