Nem só de quatro rodas vive o Salão de Tóquio. O evento japonês, marcado para acontecer até o dia 5 de novembro, é palco de apresentação também para as motocicletas. Marcas como Honda; Kawasaki; Yamaha e Suzuki estão exibindo na mostra automotiva uma série de novidades para o mercado mundial. Uma delas, inclusive, deve fazer a sua estreia em breve no Brasil.
Este futuro modelo “brasileiro” é a nova Kawasaki Ninja 400, uma evolução da atual Ninja 300 que, como o próprio nome indica; se diferencia pelo motor bicilíndrico de 399 cm³. Esta unidade traz refrigeração líquida e comando duplo no cabeçote; capaz de desenvolver 45 cavalos de potência, a 10.000 rpm. O modelo traz ainda conjunto de suspensões renovado; exclusivo chassi em treliça; conjunto óptico duplo em LED, entre outros.
A Kawasaki mostra ainda a Z900 RS, que tem visual inspirado na lendária Z1 de 1972. O conjunto mecânico, porém, é atual; com um motor quatro cilindros de 111 cv. Há ainda quadro em treliça e suspensão dianteira com garfo telescópico invertido e traseira com monoamortecedor horizontal; além de recursos como freios ABS, conjunto óptico em LED e controle de tração. Esta motocicleta chega à Europa ainda este ano.
No caso da Honda, a principal novidade fica por conta da nova geração da Gold Wing. O modelo traz um visual mais robusto e moderno, marcado pelos faróis em LED. Há ainda um novo motor com quatro válvulas por cilindro e sistema “Idling Stop”; além de acelerador eletrônico. Nos demais recursos, a touring oferece para-brisa elétrico; controle de tração e opção de transmissão automatizada de sete marchas e dupla embreagem.
Já a Suzuki apresenta em Tóquio a nova SV 650X; praticamente uma versão “café racer” da SV 650. O modelo com visual retro usa o motor bicilíndrico em “V” de 75 cv; quadro em treliça; carenagem exclusiva sobre o farol e banco inteiriço com costura aparente.
Veja também: As 5 motocicletas mais rápidas do mundo
Por fim, a Yamaha tem a exótica Niken. Trata-se de um modelo de três rodas que oferece a tecnologia Leaning Multi-Wheel (LMW); que faz com que as duas rodas dianteiras inclinem como em uma moto convencional. O motor deste modelo é o mesmo da MT-09, um três cilindros de 850 cc. Há também controle de tração e suspensão ajustável. O curioso é que a Yamaha Niken chegará em breve à linha de produção.