Meus caros, é hora de babar, literalmente. Eis aí o novo Ford Fiesta, a nova geração do compacto, mostrada nesta quinta-feira pela marca americana. Antes de mais nada, uma confirmação e uma surpresa: o Fiesta é mesmo a cara do conceito Verve e não se chamará assim. A Ford, que não é nada boba, preferiu manter o nome Fiesta no modelo.
Estrela reluzente do Salão de Genebra, o ousado hatchback (os fãs do estilo do Fiat Punto que me perdoem, mas a Ford deixou esse último com cara de coisa passada) é o primeiro carro global da nova fase da marca. Ele será vendido em diversas partes do mundo e fabricado na Europa (Alemanha e Espanha), Ásia e América do…Norte(?!).
Pois é, meus amigos, a pulga correu para trás da orelha. O release da Ford é enigmático. Diz que o Fiesta primeiro será lançado na Europa, depois na Ásia, África do Sul e Austrália. Isso a partir do final deste ano. Até 2010, ele chegará aos Estados Unidos em outras versões, incluindo a sedã. Aliás, será a volta do modelo aos EUA, após 30 anos.
E o Brasil, vocês já devem estar com dor no estômago de curiosidade? Eis aí a dúvida. Numa parte do release, simplesmente se fala apenas na América do Norte, em outra se fala”nas Américas”. Em um trecho, se diz que o carro será vendido nos mercados chave, o que teria de incluir nosso consumidor. O fato é que o modelo atual, fabricado aqui com enorme sucesso, não poderia passar despercebido no projeto da Ford.
Então, o que pode estar preparando a marca? O agravante é que o Brasil não é citado como um dos locais de fabricação do modelo. De duas, uma: ou ele chegará mais para frente ou a Ford prepara uma versão mais simples desse projeto já que a idéia é torná-lo global e fazer isso sem incluir nosso país é burrice. Torcemos para que a empresa não caia na tentação de fazer o mesmo que a Renault, que preferiu lançar aqui o Sandero em vez do Clio de 3º geração.
Hipóteses à parte, é importante dizer que a Ford foi muito cuidadosa no novo Fiesta. O carro, por exemplo, pesa o mesmo que o anterior, mas é mais bem acabado e sofisticado. Usa, inclusive, dois tipos de aço, para reduzir o peso, estratégia comum em modelos bem mais caros. O painel do carro é um show de ousadia e originalidade, lembrando os bons tempos em que o Focus revolucionava.
Em Genebra, será mostrada também a versão com 5 portas, que deverá a ser mais popular em vendas.