Meus caros, é hora de babar, literalmente. Eis aí o novo Ford Fiesta, a nova geração do compacto, mostrada nesta quinta-feira pela marca americana. Antes de mais nada, uma confirmação e uma surpresa: o Fiesta é mesmo a cara do conceito Verve e não se chamará assim. A Ford, que não é nada boba, preferiu manter o nome Fiesta no modelo.
Estrela reluzente do Salão de Genebra, o ousado hatchback (os fãs do estilo do Fiat Punto que me perdoem, mas a Ford deixou esse último com cara de coisa passada) é o primeiro carro global da nova fase da marca. Ele será vendido em diversas partes do mundo e fabricado na Europa (Alemanha e Espanha), Ásia e América do…Norte(?!).
Pois é, meus amigos, a pulga correu para trás da orelha. O release da Ford é enigmático. Diz que o Fiesta primeiro será lançado na Europa, depois na Ásia, África do Sul e Austrália. Isso a partir do final deste ano. Até 2010, ele chegará aos Estados Unidos em outras versões, incluindo a sedã. Aliás, será a volta do modelo aos EUA, após 30 anos.
E o Brasil, vocês já devem estar com dor no estômago de curiosidade? Eis aí a dúvida. Numa parte do release, simplesmente se fala apenas na América do Norte, em outra se fala”nas Américas”. Em um trecho, se diz que o carro será vendido nos mercados chave, o que teria de incluir nosso consumidor. O fato é que o modelo atual, fabricado aqui com enorme sucesso, não poderia passar despercebido no projeto da Ford.
Então, o que pode estar preparando a marca? O agravante é que o Brasil não é citado como um dos locais de fabricação do modelo. De duas, uma: ou ele chegará mais para frente ou a Ford prepara uma versão mais simples desse projeto já que a idéia é torná-lo global e fazer isso sem incluir nosso país é burrice. Torcemos para que a empresa não caia na tentação de fazer o mesmo que a Renault, que preferiu lançar aqui o Sandero em vez do Clio de 3º geração.
Hipóteses à parte, é importante dizer que a Ford foi muito cuidadosa no novo Fiesta. O carro, por exemplo, pesa o mesmo que o anterior, mas é mais bem acabado e sofisticado. Usa, inclusive, dois tipos de aço, para reduzir o peso, estratégia comum em modelos bem mais caros. O painel do carro é um show de ousadia e originalidade, lembrando os bons tempos em que o Focus revolucionava.
Em Genebra, será mostrada também a versão com 5 portas, que deverá a ser mais popular em vendas.
Faz sentido esse novo Fiesta ser fabricado no Brasil, pois como a Ford recentemente lançou o Novo KA apenas na versão 2 portas, para não roubar vendas do Fiesta atual, com o lançamento deste novo Fiesta em uma faixa de preço superior, o Atual Fiesta sairia de linha, abrindo caminho assim para o novo KA na versão 4 portas que chegaria como um substituto do Fiesta atual e o novo fiesta viria em uma faixa de preço acima, concorrendo com modelos como C3, Polo e Punto.
Raciocínio semelhante fez a Chevrolet em 2002 ao lançar o Celta 4 portas, inicilamente, assim como o KA, oferecido apenas na versão 2 portas, deixando-o como substituto do Corsa de primeira gerção e lançando o Corsa de segunda geração em uma faixa de preço superior.
Assino embaixo do que nosso 'amigo' André Martini disse, foi perfeito em seu comentário
Sinceramente, se esse carro viesse pra cá para concorrer com Punto e Cia, os concorrentes não teria chance alguma
Não dá pra acreditar que vamos ficar de fora! é triste ver que o Brasil está se tornando o país da reestilização e da tecnologia de segunda. Só para não sair da memsa marca: a Ford desenvolve um Ka inteiramente novo na Europa e o que acontece no Brasil? Usa a plataforma do antigo Ka para fazer o "novo". Não gostei do resultado.
Agora parece que a novela vai continuar. Vamos ter o Fiesta atual até sabe-se lá quando. E passando por quantas plásticas forem necessárias. Foi triste ver o que a VW fez no Golf.
Infelizmente nós ficaremos de escanteio. O México se consolida como fabricante de veículos para os EUA assim como o Leste Europeu faz o mesmo para o Velho Continente.
O que nos resta? Pagar em 72 vezes pelo Novo Carro Defasado da vez.
Não sou tão otimista quanto o André e o Rodrigo, e concordo em parte com o Glauco.
Nós corremos um grande risco desse Fiesta europeu servir apenas de base para um novo Fiesta nacional, igual aconteceu com o Ka. No release da Ford o Brasil parece que passou longe. Em outras montadoras, talvez isso não ocorresse, como na Fiat, por exemplo. Essa tem notado cada vez mais a importância do nosso mercado.
Mas acho que o fato do novo Ka não ter sido o mesmo do europeu se deve mais a uma adequação de mercado, do que outra coisa. O novo Ka europeu não é lucrativo pro nosso mercado, pois é menor do que Celta e Mille. Logo a Ford teria mesmo que fazer um novo por aqui mesmo, pra não perder mercado.
Só não sei se essa justificativa valeria pro novo Fiesta né!
Concordo plenamente com você Lucas!!!
Mas o atual Fiesta comercializado no Brasil será um concorrente para o próprio KA, quando este for lançado na versão de 4 portas, então não seria nenhum pouco interessante para a Ford ter dois automóveis dentro de casa concorrendo na mesma faixa de preço e pelo mesmo consumidor. Portanto, se será idêntico ao Europeu ou se apenas uma grande reestilização do modelo atual para ficar parecido com o europeu, ainda é cedo demais para falarmos nisso, porém o que importa é que se esse modelo for fabricado no Brasil seria um forte concorrente no seu segmento, desbancando C3, Polo, Punto, etc.
O novo fiesta está parecendo o novo Batcar. De babar, literalmente!
Abraços!
O Novo Fiesta europeu é Lindo, fiquei apaixonado por ele, sem sombra de dúvidas ele seria eleito o carro do ano aqui no Brasil, é uma pena que não tenha previsão de ser lançado aqui.
Ele é lindo isso sim q é carro e como disse o amigo acima pena q ñ tem previsão d ser lançado aqui!
Esse carro está maravilhoso. Só o design central do painel que ficou meio exagerado.. Este Fiesta vai concorrer com o Punto, que está arrebentando.. O Polo é muito ultrapassado, só uma reestilização medíocre, o chamado "facelift" . O consumidor brasileiro deve fugir destas reestilizações. Exigir sempre um produto realmente novo. No caso , Punto, Línea. Vem aí o novo Gol, vamos ver, o novo Focus. Espero que a Ford acorde logo para o mercado brasileiro e traga pra cá o novo Fiesta, aposente o antigo e coloque o novo Ka na posição do Fiesta atual.
Acho que a Ford deveria ouvir os consumidores brasileios em relação a este modelo lançado na Europa antes mesmo de tentar fazer alguma maquiagem no Fiesta atual, se a montadora americana fizer isso, ela lançaria este carro por aqui, ele é o típico carro que o brasileiro tem vontade de um dia poder possuir.
essse carro é muito lindo!!
parabens a ford que fabrica carros bons e bonitos!!
espero q ele seja lançado o mais rapido possivel aqui no brasil!!
Este carro sendo lançado no Brasil é o que esperamos da Ford, esperamos também que a Ford do Brasil compreenda que nós, Brasileiros, enjoamos de andar em carroças e que esta nova versão do Fiesta, totalmente novo, chegue por aqui em 2010, afinal de contas, não é só Europeu que tem bom gosto, Brasileiro também merece o que é bom e novo.
ja possuo um fiesta 2008 e meu primeiro carro e estive pensando em trocar por outra marca ,mas depois de ver o novo fiesta mudei meu conceito vou continuar e o primeiro que chegar em minha cidade vai ser meu!,
Acho que este novo projeto da ford, tem tudo para dar bons resultados pelo mundo; mas este sussesso todo nao pode ficar fora do mercado brasileiro de automoveis. Pois como todo mundo sabe , o brasileiro e louco por carros.
E vendo um carro como este penso que sua chegada no mercado nacional vai causar um alvoroço.
duvido que a ford vai lançar ele aqui….com certeza a ford vai lançar um mutante do beberrão fiesta que já existe no mercado…….igual a peugeot fez com o novo(velho) peugeot 207…..mudando só a frente do carro e dizendo que um lançamento…fala serio…não comprem esses mutantes….comprem só coisa nova mesmo,,,,,,
Olha ,eu acho q a ford seria infeliz em lançar este carro como o novo fiesta,o ideal seria lança-lo como um modelo q concorresse com o punto ou estilo,por exemplo.Uma vez q o fiesta atual vem desde o seu lançamento com alto indice de vendas.o disigner deste suposto novo fiesta soa outro padrão.E ñ chegaria ao mercado na mesma faixa de preço.O q deixaria o consumidor da ford sem opção na categoria.Perdendo assim seus consumidores para outras marcas como fiat(pálio),wv(fox ou gol),e assim por diante.
Comentem comigo,atenciosamente.
Nossa!!! pegaram meu Fiesta 2005 e mandaram pro Overhaulin!!!!
Amei!!! Quero dois!!!
Eu e minha mana "AMAMOS" ESSE NOVO CARRO ALTAMENTE FEMININO!!!!Esperamos que chegue logo
por aqui!!!!
Olá a todos.
Sou português e o novo Fiesta acabou de ser lançado aqui. De facto o carro está muito bom, pelo que a Ford merece bem os parabéns. Acredito que este novo Fiesta irá para o Brasil, pois o carro foi desenvolvido como um produto mundial/global ao abrigo da designação "One Ford" e não exclusivamente para a Europa, como fizeram a Renault com o Clio e a Peugeot com o 207. Esses carros seriam demasiado caros de produzir no Brasil, pelo que as marcas tiveram que remediar. Foi uma boa aposta das montadoras? Na minha opinião, não. O Brasil e os brasileiros merecem o mesmo que o resto do mundo. Carros modernos, seguros e de qualidade. Claro que temos que compreender que os mercados são diferentes, mas se há algumas marcas que têm os mesmo produtos na Europa e no Brasil (Honda Fit/Jazz, Toyota Corolla), por que é que as outras não o fazem? É tudo uma questão de desenvolvimento de produto. A Ford lançou aí o novo Focus, que em nada deve ao Europeu, e penso que fará o mesmo com o Fiesta. Vamos esperar para ver.
Cumprimentos.
Simplesmente muito loco!!!! Se viesse seria um golpe em todas as outras montadoras. Seria muito bom q a ford desse valor para nós consumidores e fizesse diferente das outras montadoras (exceto a volks que fez a nova família gol e trouxe o polo mundial) e trouxesse para cá o novo fiesta. Outra preocupação seria o preço. Vamos esperar e ver o circo pegar fogo…