Agora sim, a Volvo forneceu material para analisarmos melhor como será o novo S60, seu sedã mais famoso. Destaque do esvaziado Salão de Detroit, o S60 Concept antecipa o que será o sedã, mas com os conhecidos exageros de um protótipo. Mesmo assim, dá para antever que o modelo ficará muito mais agressivo e jovem, coisa que a Volvo tem tentado mudar já que é conhecida pela segurança.
O S60 Concept segue o design iniciado com o XC60, que tornou a frente mais rebuscada, com linhas diagonais. Mas o perfil tem uma certa inspiração no ex-primo o Jaguar XF. Talvez herança da época em que eram da Ford. Exclusivos do conceito são a ausência de coluna B e das portas traseiras abrindo por um mecanismo que lembra o das vans, e o teto translúcido. Imagine você no trânsito sendo observado pelos ocupantes de um ônibus…não dá mesmo.
O painel é de admirar e aí esperamos que a Volvo mantenha a idéia no carro de série. Um dos aspectos mais interessantes é a manopla do câmbio, que fica na horizontal quando está no modo automático, e na vertical quando as marchas são acionadas manualmente.
A segurança não poderia se esquecida e a Volvo pretende inaugurar com ele o sistema “CWFAB”, que aciona o freio do carro ao detectar carros ou pedestres. Desta vez, ele pára mesmo o veículo, não diminui apenas a velocidade. A marca sueca também adotou a idéia do motor turboalimentado com injeção direta e câmbio com dupla embreagem, assim como a Volkswagen. Ele terá 4 cilindros e 179 cv de potência.
Se a Volvo sobreviver à crise financeira, o S60 deve chegar até o final de 2009 na Europa.