Ícone do site BlogAuto

Saiba quem é o Hyundai HB20S, novo sedã que chega em março

Hyundai HB20S (projeção iG)

Quando decidiu abrir uma linha de montagem no Brasil, a Hyundai pensou numa família de compactos que tivesse grande popularidade. Obviamente, a primeira opção foi o hatch, que virou o HB20. Depois pensou-se num jipinho, que são os modelos mais desejados pelos brasileiros, mas o custo de desenvolvê-lo o colocou num segundo plano. Em vez disso, a marca decidiu transformar o HB20 em aventureiro leve, o que seria mais barato e rápido. Daí temos o HB20X, nome antecipado com exclusividade pelo Blogauto.

Agora chegou a vez do HB20S, a versão sedã do HB20, que será lançada no final de março. O mercado de sedãs pequenos é bastante forte no Brasil e só perde mesmo para os hatches. Mas, para emplacar nesse segmento, é preciso não apenas de um belo design, mas também de espaço interno. A equação não é fácil, basta ver o Logan e o Etios Sedan, que esbanjam espaço, mas são feios. A Fiat quase conseguiu unir os dois mundos no Grand Siena, mas o sedã não chega a ser tão elegante assim.

Parece que a mais uma vez a Hyundai conseguirá esse feito, como mostra a projeção acima, feita para o site iG. O HB20S será elegante, com bom espaço interno e porta-malas avantajado. E tudo isso sem precisar alongar a distância entreeixos, geralmente curta em hatches, mas que em sedãs geram modelos desproporcionais.

A chegada do HB20S ao mercado e possibilidade de 3º turno em Piracicaba devem permitir que a fábrica produza perto de 15 mil unidades por mês. Disso, ao menos 9 mil são do HB20 e o restante dividido entre o HB20X e o HB20S. Ou seja, o sedã pode emplacar mensalmente ao menos 3 mil carros, o que é até pouco nesse segmento onde um Versa, da Nissan, mesmo importado, emplaca 2 mil carros.

O HB20S deve seguir à risca os pacotes e versões do HB20, o que inclui motores 1.0 e 1.6, transmissões manual e automática, e um pacote de itens bem completo. Os preços devem ficar numa faixa entre R$ 35 mil e R$ 50 mil, onde hoje estão seus principais rivais, o Grand Siena, Versa, Cobalt e Voyage, para citar alguns exemplos.

Sair da versão mobile