Aos poucos a Saab vai limpando a sujeira que a GM deixou em sua história, muito rica por sinal. Repassada para a Spyker (sim, a marca holandesa que fabrica carros esportivos), a marca sueca começa a dar sinais de recuperação. Nesta semana a empresa deu um importante passo para sua expansão global: iniciou a produção do SUV 9-4X em Ramos Arizpe, no México, de onde poderá ser exportado com preços competitivos para diversos mercados pelas Américas. E o Brasil, claro, está na mira.
Por aqui o 9-4X pode chegar pelas mãos da Platinuss, a importadora independente que representa no Brasil a Pagani e a Koenigsegg. A loja, porém, não comenta os boatos. Mas a chegada da Saab, na verdade um retorno (já voltamos a esse assunto) é tida como certa e deve acontecer até o final deste ano. E seria bem vindo. O SUV parece ser interessante, conforme comenta a imprensa internacional. Ele tem bons motores e conta com conhecido cuidado sueco na área da segurança. O modelo feito no México tem 7 airbags e diversos controles eletrônicos. Em suma, a Spyker está fazendo algo que a GM poderia ter feito há muito tempo atrás.
O 9-4X mexicano saí de fabrica nas opções com motor 3.0 V6 aspirado de 268 cv ou 2.8 V6 turbo com 300 cv. Nas duas versões o câmbio é automático e a tração integral de série. O interior também vem recheado de itens de conforto e comodidade, como o GPS integrado no painel e bancos com ajuste elétrico. Sem falar também que trata-se de um carro de última geração, não só na parte mecânica como no visual, que é de bom gosto.
Voltando ao assunto Saab no Brasil. A foi trazida ao Brasil no início dos anos 90 pela própria. Chegou a ter duas lojas oficiais em São Paulo, que ofereciam o sedã 9000, um carro pra lá de moderno na época. Mas era caríssimo, tanto que apenas 20 unidades foram vendidas, levando a marca a um retumbante fracasso por essas bandas. Sua presença por aqui não durou um ano. Quem sabe com o 9-4X a história possa ser diferente.