No começo do mês, o post sobre o Rossin-Bertin Vorax, o superesportivo brasileiro que foi apresentado no Salão do Automóvel, virou polêmica. Muitos gostaram e outro tanto não acreditam na iniciativa do designer Fharys Rossin e do empresário Natalino Bertin Jr. Paciência. Só mesmo quando o carro chegar ao mercado vamos saber quem está certo, mas um comentário chamou nossa atenção. Seria o Vorax uma cópia do conceito Mazda Shinari ou vice-versa?
Acompanhando o Salão de Los Angeles demos de cara com o protótipo japonês e as semelhanças saltaram aos olhos. O Mazda foi apresentado em agosto e o Vorax, teve as primeiras informações divulgadas em setembro. Mas isso não quer dizer que não tenham sido pensados muito tempo atrás. O projeto de Rossin, por exemplo, já está em andamento desde 2008 e sabe-se lá quando a Mazda começou a pensar no Shinari.
Na nossa opinião, há elementos diferentes nos carros, mas é impressionante a quantidade de soluções semelhantes como os faróis, retrovisores e o próprio formato da carroceria. E vocês, o que acham? Quem veio primeiro, o “ovo” ou a “galinha”?